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Fatores que influenciam a fotossíntese

Autor e Co-autor(es)

victor cherubin alves imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender os fatores que influenciam a produção de energia nas plantas, sendo eles estimulantes e/ou limitantes.

Duração das atividades

1 aula- 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos básicos de fotossíntese e fisiologia vegetal.

Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1738/imagens/estomatos.JPG

 

**Clique para baixar: ** ESTÔMATOS **

TEMPERATURA

A temperatura influência de diversas maneiras o funcionamento da planta. A própria transpiração e abertura e fechamento de estômatos pode ser muito influênciadas pela temperatura, veja no recurso acima quais são as consequências deste aumento.
 

O aumento da temperatura a curto prazo induz:

  • Aumento da atividade fotossintética,
  • aumento da atividade respiratória;
  • diminuição da eficiência catalítica das enzimas das plantas (ver aula proteínas);
  • diminuição da eficiência fotossintética.


Os efeitos a longo prazo do aumento da temperatura são

Aumento na fluidez da membrana;
• Aumento na atividade enzimática, das enzimas do ciclo de Calvin;
• Aumento do teor de pigmentos, do número e do tamanho das unidades fotossintéticas;
• Aumento da eficiência fotossintética e da biomassa;
• Diminuição da atividade respiratória e do estimula da atividade fotossintética à temperatura

LUMINOSIDADE

***Professor, vale a pena voltar a mesma questão do início desta aula: " Se a fotossíntese só dependesse da luz, vocês acham que: quanto mais luz a planta absorvesse, mais fotossíntese ela faria?"

  De fato, se considerarmos uma planta em condições ideais de temperatura e concentração do gás CO2(constantes),quanto maior a luminosidade, a taxa de fotossíntese aumentará progressivamente. Contudo chega um determinado momento em que a intensidade luminosa aumenta, enquanto a taxa fotossintética deixa de aumentar chegando a um limíte. Esse valor é denominado ponto de saturação luminosa. Isto ocorre pois a planta chega ao máximo de estruturas (enzimas e proteínas) disponíveis para realizar as reações, independente da quantidade de luz.

Luzes de cores distintas, ou seja, com diferentes comprimentos de onda, influenciam de modo variado no processo fotossintético. A clorofila absorve mais eficientemente os comprimentos de onda correspondentes ao azul, violeta e ao vermelho.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
pH do solo Experimento prático
Salinidade do solo Experimento prático

Recursos Complementares

Veja aula: Processo da fotossíntese;

Veja aula: Energia e seres Fototróficos;

Veja aula: Seres fotossíntetisantes e os diferentes e bioma

Avaliação

Seguem sugestões de alguns critérios que podem ser usados para sua avaliação: A contribuição individual e nas discussões coletivas e demais atividades em grupo. A habilidade de relacionar as discussões feitas em aula com as atividades propostas. Realização das atividades

**IMPORTANTE**:Vale lembrar que a avaliação é um instrumento para o professor diagnosticar a aprendizagem e a aplicação de sua própria aula, podendo assim, caso necessário mudar as estratégias de ensino para atingir ao máximo todos os objetivos da aula em sua classe. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx CONSTRUÇÃOxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx