Portal do Professor

Início do Conteúdo

E O VENTO LEVOU...

Adriana Keiko Nishida Costa

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Heitor Roberto Francischini Filho

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

PAULINO BOTELHO ETE

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender porque a direção do vento é um fator importante para a migração dos pássaros.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade.

Estratégias e recursos da aula

Professor você pode iniciar esta aula conversando com os seus alunos a respeito do fascínio que o Homem sempre teve pelo vôo dos pássaros, sobretudo pelo fato de conseguirem percorrer longas distâncias geográficas. Pergunte a eles se já tiveram a oportunidade de ver um bando voar e se conhecem as razões que levam alguns pássaros a percorrer longas distâncias.

(Disponível em: http://www.ambientum.com/revista/2007/especiales/migracion_aves/imag/sol_aves.jpg )

Qual o principal motivo que faz com que os pássaros migradores percorram longas distâncias geográficas?

Informações sobre a migração de pássaros podem ser encontradas no link abaixo:
http://www.azibo.org/migracao.html

Você pode propor aos seus alunos que se imaginem como pássaros e perguntar:

E se vocês fossem pássaros? Qual direção em que provavelmente voariam hoje?

Neste segundo momento da aula, você pode comentar com seus alunos que a questão da direção do vento também é importante para o vôo dos pássaros, assim como para as aeronaves como helicópteros e aviões, isto porque existe uma implicação no gasto de combustível (energia, reserva, “comida”) tanto para as aves como para as aeronaves. Este tipo de comentário pode justificar a importância de entendermos como ocorre a formação do vento. Para que os alunos possam compreender este processo, sugerimos que eles construam o experimento que se encontra no link abaixo:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5449

Informações sobre a formação do vento podem ser encontradas no link:
http://penta3.ufrgs.br/CESTA/fisica/calor/brisa.html

Recursos Complementares

Caso o professor deseje poderá fazer uso do vídeo que se encontra no link abaixo, nele, encontrará informações sobre a migração das aves. Sugerimos que você chame atenção dos alunos sobre os motivos que fazem as aves migrarem e como elas se preparam para percorrer grandes distâncias:
http://www.youtube.com/watch?v=v2L5MFoOIBE

Avaliação

Sugira como atividade que os alunos se dividam em grupos e construam birutas. As orientações para a construção da biruta se encontram no link abaixo. Depois, sugira que os alunos façam uso das birutas e comparem com seus colegas os resultados (o interessante é que possam depois da construção do experimento, fazer uso do instrumento em diferentes locais). Oriente-os para observarem se na região onde vivem há muito ou pouco vento, e se observam ausência ou presença de pássaros utilizando o vento para planar e economizar energia.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10938