DONA INES - PB ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL SENADOR HUMBERTO LUCENA
Maria da Concei??o Gomes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Estratégias e recursos da aula
1ª etapa
Diálogo com os alunos sobre a importância de um bom relacionamento entre: Professor/aluno/Escola, estabelecendo um contrato didático e em seguida averiguar o que sabem a cerca do significado do Iluminismo, o que lhe vem à mente ao ver esta palavra. Registrar os significados narrado pelos alunos (Favorece a oralidade e o pensamento criativo)
2ª etapa
Elaborar, a partir do diálogo estabelecido anteriormente, questionário para ser pesquisado, pelos alunos. (A aplicação do questionário além de favorecer a pesquisa entre os educandos permite o trabalho com a leitura e a escrita).
3ª etapa
Discutir sobre respostas encontradas e opiniões sobe o assunto. (Permite expressão oral e desenvolvimento de atitude reflexiva)
4ª etapa
Dividir os alunos em duplas nos computadores e orientar a pesquisa objetiva na internet com a ferramenta wiki, tópicos sugeridos: Iluminismo; Percussores do Iluminismo. Não tendo acesso a informática a pesquisa poderá ser realizada em jornais, livros ou revistas.
5ª etapa
Apresentação dos grupos sobre material pesquisado. (permite expressão oral e organização de sequência lógica de pensamentos, além de desenvolvimento da leitura e interpretação)
6ª etapa
Aulas expositivas sobre a história do Iluminismo, utilizando imagens dos principais percussores do Iluminismo, e algumas obras do período do Iluminismo. (favorece o conhecimento da nossa história vista por outro ângulo, a leitura de imagens).
7ª etapa
Dividir os alunos em equipes de no máximo 4 alunos para elaboração de cartazes para exposição na escola sobre frases e pensamentos do Iluminismo utilizando gravuras e breve histórico dessas. (estímulo ao trabalho em grupo, contextualização; e valorização da pesquisa dos alunos).
8ª etapa
Criação de Textos sobre o Iluminismo, realizado pela turma junto com a professora. (podendo ser exposto na escola ou no blog do Jornal Estudantil)