Portal do Professor

Início do Conteúdo

Iluminismo

Autor e Co-autor(es)

Maria da concei??o Gomes da Silva imagem do usuário

DONA INES - PB ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL SENADOR HUMBERTO LUCENA

Maria da Concei??o Gomes da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Interagir com a professora, colegas e Escola. ? Identificar os principais precursores do Iluminismo. ? Descrever os pensadores que mais se destacaram no Iluminismo.

Duração das atividades

10 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Di?logo com os alunos sobre a import?ncia de um bom relacionamento entre: Professor/aluno/Escola, estabelecendo um contrato did?tico e em seguida averiguar o que j? sabe sobre a Hist?ria do Iluminismo, o pensamento no S?culo das Luzes.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula


1ª etapa
Diálogo com os alunos sobre a importância de um bom relacionamento entre: Professor/aluno/Escola, estabelecendo um contrato didático e em seguida averiguar o que sabem a cerca do significado do Iluminismo, o que lhe vem à mente ao ver esta palavra. Registrar os significados narrado pelos alunos (Favorece a oralidade e o pensamento criativo)

2ª etapa
Elaborar, a partir do diálogo estabelecido anteriormente, questionário para ser pesquisado, pelos alunos. (A aplicação do questionário além de favorecer a pesquisa entre os educandos permite o trabalho com a leitura e a escrita).

3ª etapa
Discutir sobre respostas encontradas e opiniões sobe o assunto. (Permite expressão oral e desenvolvimento de atitude reflexiva)

4ª etapa
Dividir os alunos em duplas nos computadores e orientar a pesquisa objetiva na internet com a ferramenta wiki, tópicos sugeridos: Iluminismo; Percussores do Iluminismo. Não tendo acesso a informática a pesquisa poderá ser realizada em jornais, livros ou revistas.

5ª etapa
Apresentação dos grupos sobre material pesquisado. (permite expressão oral e organização de sequência lógica de pensamentos, além de desenvolvimento da leitura e interpretação)


6ª etapa
Aulas expositivas sobre a história do Iluminismo, utilizando imagens dos principais percussores do Iluminismo, e algumas obras do período do Iluminismo. (favorece o conhecimento da nossa história vista por outro ângulo, a leitura de imagens).

7ª etapa
Dividir os alunos em equipes de no máximo 4 alunos para elaboração de cartazes para exposição na escola sobre frases e pensamentos do Iluminismo utilizando gravuras e breve histórico dessas. (estímulo ao trabalho em grupo, contextualização; e valorização da pesquisa dos alunos).

8ª etapa
Criação de Textos sobre o Iluminismo, realizado pela turma junto com a professora. (podendo ser exposto na escola ou no blog do Jornal Estudantil)
 

Recursos Complementares

Micros, impressora, DVD, Jornais, revistas, livros, cartolina.

Avaliação

? Avalia??o processual- participa??o, aten??o, argumenta??o em debates e em produ??o textuais, resolu??o de atividades escritas e orais. Assiduidade, execu??o das tarefas individuais e em grupo.