DONA INES - PB ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL SENADOR HUMBERTO LUCENA
Maria da Conceição Gomes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Estratégias e recursos da aula
1ª etapa-
Diálogo com os alunos sobre a importância de um bom relacionamento entre: Professor/aluno/Escola, estabelecendo um contrato didático e em seguida Contextualização temática: Baseando-se nos eixos temáticos do PCN em História para o quarto ciclo e - “Nações, povos, lutas, guerras e revoluções” esta proposta de aula visa confrontar as idéias entre passado e presente, focando o estopim deste conflito o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina), como ponto de partida para a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Para o desenvolvimento desse tema, você tem a sua disposição um Texto relacionado à temática em questão.
Aula I: Antecedentes
Duração: 50 minutos
2ª etapa
Dividir a turma em grupos e apresentar o texto: O início da Grande Guerra. Nas atividades dos grupos, problematize as questões relacionadas às investigações que levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo Sérvio chamado mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra a Servia.
Aula II – O Início da Grande Guerra
Duração: 50 minutos
3ª etapa
organizar um debate dirigido, discutindo as questões relacionadas à guerra e suas influência e desdobramentos para os dias atuais.
Aula III – Política de Alianças
Duração: 50 minutos
4ª etapa
apresentar um vídeo: O Brasil na Primeira Guerra Mundial, (duração de 5minutos) como motivacionais e revisão do conteúdo estudado.
Aula IV – O Brasil na Primeira Guerra Mundial
Duração: 50 minutos
5ª etapa
Para finalizar, solicite que individualmente o aluno desenvolva suas reflexões e, em seguida, compartilhe as suas idéias e reflexões com os demais colegas.
• No decorrer dessa atividade, orientar e instigar os alunos a desenvolverem reflexões críticas e históricas a respeito da Primeira Guerra Mundial.
Aula V – Fim do conflito
Duração: 50 minutos