Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Primeira Guerra Mundial

Autor e Co-autor(es)

Maria da conceição Gomes da Silva imagem do usuário

DONA INES - PB ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL SENADOR HUMBERTO LUCENA

Maria da Conceição Gomes da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Interagir com a professora, colegas e Escola. • Identificar um fato que marcou o início da Primeira Guerra Mundial. • Citar as causas principais da Primeira Guerra Mundial.

Duração das atividades

5 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Diálogo com os alunos sobre a importância de um bom relacionamento entre: Professor/aluno/Escola, estabelecendo um contrato didático e em seguida Contextualização temática: Primeira Guerra Mundial.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula

1ª etapa-
Diálogo com os alunos sobre a importância de um bom relacionamento entre: Professor/aluno/Escola, estabelecendo um contrato didático e em seguida Contextualização temática: Baseando-se nos eixos temáticos do PCN em História para o quarto ciclo e - “Nações, povos, lutas, guerras e revoluções” esta proposta de aula visa confrontar as idéias entre passado e presente, focando o estopim deste conflito o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina), como ponto de partida para a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Para o desenvolvimento desse tema, você tem a sua disposição um Texto relacionado à temática em questão.
Aula I: Antecedentes
Duração: 50 minutos

2ª etapa
Dividir a turma em grupos e apresentar o texto: O início da Grande Guerra. Nas atividades dos grupos, problematize as questões relacionadas às investigações que levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo Sérvio chamado mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra a Servia.
Aula II – O Início da Grande Guerra
Duração: 50 minutos
3ª etapa
organizar um debate dirigido, discutindo as questões relacionadas à guerra e suas influência e desdobramentos para os dias atuais.
Aula III – Política de Alianças
Duração: 50 minutos

4ª etapa
apresentar um vídeo: O Brasil na Primeira Guerra Mundial, (duração de 5minutos) como motivacionais e revisão do conteúdo estudado.
Aula IV – O Brasil na Primeira Guerra Mundial
Duração: 50 minutos
5ª etapa
Para finalizar, solicite que individualmente o aluno desenvolva suas reflexões e, em seguida, compartilhe as suas idéias e reflexões com os demais colegas.
• No decorrer dessa atividade, orientar e instigar os alunos a desenvolverem reflexões críticas e históricas a respeito da Primeira Guerra Mundial.
Aula V – Fim do conflito
Duração: 50 minutos

 

Recursos Complementares

Micros, impressora, DVD, Jornais, revistas, livros, cartolina

Avaliação

• Avaliação processual- participação, atenção, argumentação em debates e em produção textuais, resolução de atividades escritas e orais. Assiduidade, execução das tarefas individuais e em grupo.