Portal do Professor

Início do Conteúdo

O FOGO QUE APAGA TAMBÉM PODE RENOVAR A VIDA!

Adriana Keiko Nishida Costa

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Heitor Roberto Francischini Filho

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

PAULINO BOTELHO ETE

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender algumas situações do fogo na natureza e relacioná-las com as queimadas naturais ou provocadas pelo Homem e as suas conseqüências para a manutenção da vida do nosso planeta.

Duração das atividades

1 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade.

Estratégias e recursos da aula

Professor você pode dar início a esta aula mostrando aos seus alunos algumas imagens:

(Imagem disponível em: http://planetapantanal.com/0,0,00,3305-19092-QUEIMADAS+FAZEM+ANIMAIS+DO+PANTANAL+IREM+PARA+CIDADE.htm )

(Imagem disponível em: http://www.jornaloimparcial.com.br/wp-content/uploads/2009/06/respirar.jpg )

(Imagens disponíveis em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/6010 )

Solicite que eles, a partir das figuras apresentadas, tentem associá-las com o fogo a partir de informações que ouvimos pelos meios de comunicação ou que nós próprios vivenciamos, os questione sobre os prejuízos que acham que o fogo pode trazer para as diferentes formas de vida:

Será que os animais podem ser afetados negativamente pelo fogo? De que forma? E a vegetação?

Os animais certamente podem ser afetados negativamente pelas queimadas, alguns morrem atingidos diretamente pelo fogo ou pela fumaça e outros devem procurar novos locais para viverem. A vegetação também pode ser prejudicada, uma vez que o fogo destrói a matéria orgânica e colabora para a destruição de microorganismos que são importantes para a decomposição e transformação de matéria.

Professor chame atenção de seus alunos para a questão da decomposição do solo, você propor-lhes algumas questões:
Alguém sabe o que é, e qual a importância da decomposição? E que transformação é essa?

Informações sobre decomposição podem ser encontradas no link abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Decomposi%C3%A7%C3%A3o

A partir deste ponto a aula muda de foco e o professor poderá abordar algumas vantagens do fogo.

No segundo momento da aula você pode propor aos alunos que pensem em algumas situações nas quais o fogo pode trazer benefícios para a vida, inclusive na questão da decomposição. Este será um momento oportuno para apresentar-lhes a importância do fogo para o Cerrado.
Informações sobre o Cerrado e os efeitos do fogo sobre ele podem ser encontradas no link: http://eco.ib.usp.br/cerrado/fogo_itens.htm

Observação: Professor é interessante que você aborde que nem para todos os tipos de vegetação o fogo é benéfico e mesmo no Cerrado, dependendo da época ele, o fogo, pode ser prejudicial.

Recursos Complementares

Caso o professor deseje poderá trabalhar com seus alunos sobre a degradação do solo pela técnica de queimadas, que ainda é polêmica. Para isso ele poderá encontrar informações no link abaixo:
http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2004/setembro/bn.2004-11-25.3844648894/

Avaliação

Você pode propor aos seus alunos que se dividam em dois grupos. Um deles deverá considerar as situações em que o fogo é prejudicial e o outro grupo deverá pensar situações onde o fogo pode ser benéfico para outros processos. Após a discussão orientada sobre as questões propostas peça que os alunos exponham na lousa as situações debatidas. A atividade permite que os alunos cheguem à conclusão de que o fogo pode ser algo bom ou ruim para a continuidade da vida.