Portal do Professor

Início do Conteúdo

Arco-Íris

Autor e Co-autor(es)

Lívia Raposo Bardy imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão aprender com estas aulas, de forma lúdica e interativa, como o arco-íris é formado e ainda sobre a cor branca.

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo.
- Desenvolvimento de dois (2) experimentos.
Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais (como segue nas Tabelas 1 e 2) necessários para a realização dos experimentos.

Motivação:

O professor deverá mostrar aos alunos a imagem do Arco-íris (Fig.1) e perguntar o que sabem sobre ele.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1750/imagens/arco-iris2.jpg

 

Figura 1- Imagem do Arco-íris
Disponível em: http://www.joacir.com/wp-content/arco-iris.jpg Acesso em: 06. Mar. 2009.

É importante que o professor ouça o que cada aluno sabe sobre o Arco-íris, para respeitar o conhecimento prévio de cada um. No entanto, ao final destas aulas, os alunos deverão conhecer a explicação científica sobre o fenômeno.

 

Atividade 1

Em seguida, o professor deverá apresentar o recurso abaixo aos alunos.
Sugerimos que o recurso (Fig. 2) seja salvo em DVD e transmitido na Sala de Vídeo da escola, para que todos os alunos possam assisti-lo ao mesmo tempo.


Recurso:
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1750/imagens/imagemrecurso2_arcoiris.JPG

Figura 2- Imagem do Recurso “De onde vem o Arco-íris?”
 

  De onde vem o arco-íris?

 

Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1306/de_onde_vem_o_arco-iris.wmv


O Recurso é um episódio do programa "De onde vem?", da TV Escola, que explica como o arco-íris se forma, a partir da incidência da luz solar nas gotas de água. Neste vídeo, “Isaac Newton” (personagem que representa o cientista) apresenta a experiência do prisma para explicar a refração.

 

Atividade 2

Depois da apresentação do vídeo o professor deverá conversar com os alunos sobre o que viram para saber se têm dúvidas, bem como sobre o que entenderam e aprenderam com ele.
É fundamental que a aula prossiga sem que dúvidas existam entre os alunos!
Assim, algumas questões norteadoras foram preparadas para este momento:
- Vocês se lembram que a mãe de Kika disse a ela que o arco-íris vinha da água da mangueira? Por que ela disse isso?
- Vocês se lembram quantas e quais são as cores básicas do arco-íris?
- O que acontece quando a luz branca do Sol penetra nas gotas de água da chuva, ou de uma cachoeira, por exemplo?
- O que é o espectro solar?
- A luz do Sol é branca por quê?
Feito isto, o professor deverá propor o desenvolvimento da experiência “A luz tem cor?”
 

Atividade 3

Para a realização da experiência “A luz tem cor?”, são necessários os seguintes materiais (Tabela 1):

Tabela 1- Materiais necessários para o desenvolvimento do experimento “A luz tem cor?”.
 

Materiais Necessários
Copo com água
Lanterna
Papel branco

Com esta experiência os alunos poderão ver as cores do arco-íris refletidas no papel de cor branca, podendo, assim, entender melhor o que é a refração.

 

Como fazer?

  • Primeiro é preciso que os alunos, juntamente com a ajuda do professor, coloquem o papel em frente ao copo com água (Fig.3).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1750/imagens/DSC00415.jpg

Figura 3 - Imagem referente ao primeiro passo do experimento

  • Em seguida, deverão colocar a lanterna ao lado do copo e acendê-la (Fig. 4).

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1750/imagens/DSC00452.jpg

Figura 4-  Imagem referente ao segudo passo do experimento

Por que acontece?
Com esta experiência os alunos  poderão ver que o copo d’água faz exatamente o que o Sol faz com as gotas da chuva, isto é, separa as cores que formam o arco-íris fazendo com que as cores apareçam.
Tal resultado acontece porque o copo d'água faz com a luz da lanterna faz exatamente o que a nuvem faz com a luz do Sol, ou seja, separa as cores da luz. A luz que parece não ter cor nenhuma, na verdade é uma mistura de cores coloridas. Juntas elas dão a luz invisível ou luz branca. Misturadas, não vemos cor nenhuma, mas se passarmos com alguma coisa que separe as cores, por exemplo, um copo d'água, veremos as cores separadas ou um arco-íris.
Disponível em: http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/experiencia/02/exarcoiris.htm  Acesso em: 18. Fev. 2009.

 

Atividade 4

Neste momento o professor deverá apresentar aos alunos quais são as sete cores que compõem o arco-íris.

Após a realização da experiência acima, bem como as discussões e esclarecimentos, sugerimos que o professor desenvolva um segundo experimento – “Formação da cor branca”, cuja principal finalidade é levar o aluno a compreender como a cor branca é formada. Para isto, é importante que o professor apresente aos alunos sobre as cores do arco-íris, que são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, turquesa e violeta.
Os materiais necessários para a realização desta experiência encontram-se na Tabela 2 abaixo:

Tabela 2 – Matérias necessários para o desenvolvimento do experimento “Formação da cor branca”


Materiais Necessários
 
Cartolina branca
Cor vermelha
Cor laranja
Cor amarela
Cor verde
Cor azul
Cor turquesa
Cor violeta

Com esta experiência os alunos poderão entender que a cor branca é formada a partir da mistura das sete cores que o compõem.


Como fazer?

O professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:
• Cortem a cartolina como um disco redondo e deixem um buraco no meio para poder girá-lo (Fig. 5);



 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1750/imagens/circulo-com-ponto.jpg

Figura 5– Imagem de uma cartolina branca preparada para fazer o espectro solar
Disponível em: http://assembleiadeusleiria.com/wp-content/uploads/2008/10/circulo-com-ponto.jpg  Acesso em: 03. Mar. 2009.


● Dividam o disco em sete partes iguais (Fig. 6) e pintem cada parte com as cores da Tabela 2.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1750/imagens/espectro.jpg

Figura 6– Imagem do espectro solar
Disponível em: http://www.jfservice.com.br/viver/arquivo/ser_holistico/2004/07/01-cromo/figura02.gif  Acesso em: 03. Mar. 2009.

● Girem-no rapidamente para ver o que acontece.

Após a confecção do espectro solar e o desenvolvimento do experimento (girar rapidamente a cartolina), o professor poderá fazer algumas perguntas para que o fechamento das aulas seja feito. Poderá perceber neste momento se os alunos têm dúvidas sobre o que viram durante as aulas. Sugerimos perguntas, tais como:
- Por que ao girar rapidamente o disco pintado não dava pra vê-lo colorido?
- Isso aconteceu por quê?
- O que vocês acharam de fazer esta experiência? 
 

Com estas aulas os alunos terão a oportunidade de aprender sobre fenômenos da natureza de maneira interativa e lúdica, por isso o aprendizado terá maiores possibilidades de ocorrer, e, sobretudo, de maneira significativa!

Recursos Educacionais

Nome Tipo
De onde vem o arco-íris? Vídeo

Recursos Complementares

Folha de papel branco, copo de vidro, água, lanterna, cartolina, lápis de cores ou giz de cera (cores que compõem o arco-íris).

Avaliação

A avaliação deverá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, para que as dúvidas que possam ocorrer sejam imediatamente esclarecidas, priorizando assim o aprendizado de todos os alunos.