A história do Avião
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
| Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
| Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
| Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, pois o recurso pode ser salvo em DVD.
Motivação:
A imagem de um avião (Fig. 1) deverá ser mostrada para os alunos no início das aulas, juntamente com as seguintes perguntas:
- Quando vocês vêem esta imagem pensam em quê?
- Vocês sabem quem inventou o avião?
Figura 1- Imagem de um avião.
Disponível em: http://img237.imageshack.us/img237/3326/aviacaoembraeremb195uy8.jpg Acesso em: 02. Mar. 2009.
Sugerimos que os alunos estejam na Sala de Vídeo da escola para assistirem o recurso (vídeo), para que todos possam ao mesmo tempo assisti-lo.
Atividade 1
Após ter ouvido as respostas das crianças, o professor lhes dirá que neste momento conhecerão, por meio de um vídeo bem divertido (Fig. 2) a história da invenção do avião.
Recurso:
Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1309/de_onde_vem_o_aviao.wmv
O recurso é um vídeo que traz um episódio do programa "De onde vem?", da TV Escola, que fala sobre a invenção e o funcionamento do avião. O vídeo fala também
de Santos Dumont e sua contribuição para a sociedade com a invenção do 14 Bis.
Figura 2 – Imagem do Recurso “De onde vem o avião?”
Atividade 2
Após assistir o vídeo, o professor deverá dividir os alunos em trios para que possam juntos, conversar sobre o que assistiram, sobre o que acharam dele (vídeo), bem como fazer algumas pesquisas sobre assuntos relacionados à história do Avião.
Assim, estando os alunos no Laboratório de Informática, o professor deverá pedir para que cada grupo (trio) pesquise sobre a história do avião na internet, entre outros meios (livros didáticos, revistas, jornais). O professor deverá distribuir alguns temas para pesquisa. Sugerimos que cada trio se responsabilize por pesquisar um tema! Dependendo do número de alunos, o professor poderá distribuir o mesmo tema a dois grupos, lembrando que a Internet não deve ser a única fonte para a coleta dos dados.
Sugestões de Temas para Pesquisas:
- Quem foi Santos Dumont?
- Contexto histórico da época em que o 14 Bis (Fig. 3) foi inventado (política, cultura).
- Contribuições do avião, atualmente, para a vida do ser humano.
- Como foi o primeiro avião após a invenção do 14 Bis.
- Qual foi a reação das pessoas ao conhecerem o 14 Bis.
Figura 3 - Imagem do avião 14 Bis
Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_P34f5oOa7cM/SAKfbbH6TGI/AAAAAAAAByk/cLztBoDlDh8/S760/14_BIS.png Acesso em: 13. Mar. 2009.
É importante que o professor auxilie os grupos durante o momento das pesquisas, para que não se desviem do tema proposto, bem como explique a eles o que cada tema propõe!
Sugestão de sites para a realização das pesquisas:
http://www.portalbrasil.net/aviacao_historia.htm
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-aviao/historia-do-aviao-1.php
http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao12/materia02/texto02.pdf
http://360graus.terra.com.br/expedicoes/default.asp?did=13225&action=reportagem
Atividade 3
Cada trio deverá apresentar os resultados das pesquisas sobre o tema que ficou responsável. Esta apresentação poderá ser em forma de teatro, de jornal (jornal televisivo) entre outros. O importante é que as pesquisas sejam socializadas entre os alunos e que eles tenham a oportunidade de aprender a se comunicar com as pessoas por meio da fala, uma vez que esta é uma competência que a escola deve favorecer o desenvolvimento!
Para que haja maior interação entre os alunos, como forma de sortear a ordem de apresentação dos grupos ,sugerimos que um representante de cada grupo se una aos representantes dos outros grupos e que o sorteio seja feito por meio da brincadeira "Batata-quente". O primeiro que ficar com a "batata-quente" une-se ao seu grupo e apresenta oralmente o resultado de suas pesquisas. E assim sucessivamente. Esta sugestão foi pensada para que momentos lúdicos e de interação possam ser efetuados nestas aulas!
Atividade 4
Para finalizar as atividades, os alunos deverão, individualmente, escrever uma carta para Santos Dumont (Fig. 4) falando sobre o que aprenderam nestas aulas, sobre as contribuições do avião para a vida do ser humano. Tal atividade é muito importante para o desenvolvimento da escrita.
Figura 4 – Imagem de Santos Dumont
Disponível em: http://www.santosdumont.org.br/~santos/disco_virtual/image/SantosDumont/santosdumont.jpg Acesso em: 17. Fev. 2009.
Sugestões:
1)
Os alunos poderão brincar de piloto de avião por meio dos jogos abaixo (Fig. 5):
http://www.hyperjogos.com/games/aviao-vermelho/
http://www.jogosonlinegratis.org/jogoonline/stunt-pilot-trainer-jogo-de-pilotar-aviao/
Figura 5– Tela de um dos jogos sugeridos
2)
O professor poderá juntamente com os alunos brincar de artistas confeccionando um avião de brinquedo. O site abaixo explica como fazer tal brinquedo.
http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/arte/01/arteaviaocaixapastadedente.htm
3) Brincadeira que envolve atividade física.
AVIÃO PEGADOR:
Formação: Crianças dispersas à vontade, uma destacada: “o avião”.
Desenvolvimento: A um determinado sinal, o elemento destacado sai em perseguição dos colegas imitando um avião. Aquele que se vir em perigo
de ser apanhado, para equilibrando-se num pé só e eleva os braços lateralmente fazendo a figura de um avião. O perseguidor não poderá pegá-lo
enquanto ele estiver nesta posição. Quando o avião conseguir apanhar uma criança ela irá substituí-lo.
Disponível em: http://jogos-e-brincadeiras.blogspot.com/2008/02/brincadeiras-em-grupos-avio-pegador.html Acesso em: 09. Mar. 2009.
| Nome | Tipo |
|---|---|
| De onde vem o avião? | Vídeo |