Portal do Professor

Início do Conteúdo

A MANIFESTAÇÃO DO PODER NO DIÁLOGO ENTRE LITERATURA E HISTÓRIA

Autor e Co-autor(es)

Mario Czerechowicz imagem do usuário

CASCAVEL - PR NTE - CASCAVEL

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio História Poder

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno irá compreender de que forma se estabelece a manifestação do poder político no período do Governo Getúlio Vargas (1937-1945), conhecido como Estado Novo, no Poema A Flor e a Náusea , bem como a postura política de Carlos Drummond de Andrade diante dos acontecimentos de sua época.

Duração das atividades

08 Horas-Aula: 08 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio é necessário.

Estratégias e recursos da aula

Como a proposta de trabalho é a análise do período do Governo Vargas (1937-1945) optando-se por partir da leitura do poema a "A Flor e a Náusea" de Carlos Drummond de Andrade e esse trabalho sendo desenvolvido juntamento com a Literatura é importante o seguinte encaminhamento:

 -       Dividindo os alunos em grupo (04 alunos). Parte-se da leitura do poema "A Flor e a Nausea" de Carlos Drummond de Andrade para se compreender de que forma o autor elabora sua visão de mundo. Observa-se que os elementos sociais (políticos e econômicos) estão presentes na obra literária. Muitos dos problemas, dramas e angústias de Drummond são inerentes à sociedade. Esse poema pode ser encontrado no endereço:

 http://www.culturapara.art.br/opoema/carlosdrummond/carlosdrummond.htm  

 - Solicita-se aos alunos que anotem suas impressões após terem feito a leitura do poema.

- Os alunos apresentam para a turma e vão confrontando as anotações entre os grupos.

- O professor coordena a discussão relacionando o que os alunos apresentam com situção política do período e a forma como Drummond se posiciona diante desta realidade.

- O professor apresenta para os Desenvolver um estudo sobre Literatura nos seguintes conceitos: a) definição de literatura; b) figuras de linguagem; c) linguagem literária (recursos literários). Esse trabalho pode ser desenvolvido pelo professor de Literatura ou Língua Portuguesa.

- É importante ter uma noção da definição de literatura. Esse trabalho pode ser realizado concomitantemente com o professor de Literatura e/ou de Língua Portuguesa. O professor de História pode fazê-lo e como sugestão os sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura / http://www.lpeu.com.br/a/Teoria-da-Literatura-conceitos-gerais.html

- Para se conhecer sobre Carlos Drummond de Andrade e como sua poesia é estruturada é importante assistir ao video: o vídeo apresenta a biografia e aspectos gerais das obras de Carlos Drummond de Andrade.

- Atividade com o vídeo No Caminho de Drummond: Após assistirmos alguns depoimentos sobre a vida de Drummond e a respeito de sua produção literária, qual a leitura possível de ser realizada dos versos abaixo?

"Quando nasci um anjo torto

desses que vivem na sombra

disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida."

  No caminho de Drummond [Mestres da literatura]

- Na análise do Periodo do Governo Vargas (1937/1945) sugere-se um e/ou os dois vídeos: após o aluno ter realizado a leitura do pema "A Flor e a Nausea" ele retoma o poema e ao asisitir os vídeos abaixo identifica no poema de qual contexto o poeta está falando. O aluno identifica que tipo de linguagem o autor está utilizando para se manifestar diante da conjuntura social e política da época.

A Era Vargas 

- O vídeo apresenta vários espaços onde se discutem assuntos (cita-se o botequim, café calçada, acampamento militar e ambiente da fábrica. Após a execução do vídeo os alunos deverão: Que tipo de relação podemos estabelecer entre as discussões apresentadas no vídeo com o trecho do poema de Drummond?

"Vomitar esse tédio sobre a cidade.

Quarenta anos e nenhum problema

resolvido, sequer colocado.

Nenhuma carta escrita nem recebida.

Todos os homens voltam para casa.

Estão menos livres mas levam jornais

e soletram o mundo, sabendo que o perdem."

A Era Vargas [História do Brasil por Boris Fausto]

- No vídeo A Era Vargas (História do Brasil por Boris Fausto, os alunos deverão identificar de forma Boris Fausto aborda a Era Vargas. O questionamento que os alunos deverão discutir após a projeção do vídeo é: As ações de transformaçao política foi obra apenas da elite política brasileira? De que forma podemos perceber a participação da população brasileira nos acontecimentos políticos que permearam a Era Vargas?

- Leitura do Livro Didático. Os alunos deverão após a leitura sobre a Era Vargas discutira com os demais colegas a questão: É possível apenas por meio do livro didático elaborarmos o pensamento histórico sobre determinado período político?

Recursos Complementares

- Sujestão de leitura.

MARIA, Luzia de. Por que Ler Drummond. Disponível em: http://www.cesjf.br/cesjf/documentos/revista_letras_docs/art_professores/Por_que_ler_Drummond.pdf . Acesso em 06 jan 2010.

- Sugestão de site para pesquisa.

CPDOC (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil.

http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/apresentacao 

 - Sugestão de Leitura.

LINHARO, Alcir. Sacralização da Política. Campinas, SP. Papirus, 1986.

CHALOUB, Sidney. Trabalho, Lar e Botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da Belle Époque. São Paulo, Campinas: Editora da Unicamp, 2001 (2ª. edição).

Avaliação

O aluno deve elaborar um texto referente ao seguinte questionamento: De que forma compreendemos o homem social por meio da linguagem metafórica, no poema "A Flor e a Náusea", utilizada por Drummond como produto de um contexto histórico?