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Do macro ao micro: o universo das células

Autor e Co-autor(es)

Luciana Cristine de Azevedo Ribeiro imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá noções da teoria celular, tipos de células e organelas e organização celular. O objetivo é que os alunos também aprendam a comparar as funções vitais dos seres vivos com os processos que ocorrem em nível celular.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de elementos químicos da células e principais moléculas orgânicas

Estratégias e recursos da aula

 

Estratégias:

Este tema poderá se desenvolver em duas aulas de 50 minutos, alternando momentos expositivos com a utilização de recursos educacionais.  

 

Aula 1:

A idéia central é que os alunos compreendam que as funções vitais dos seres vivos nada mais são do que um reflexo daquilo que ocorre dentro do micro universo das células. Para isso, é interessante que os alunos possam inicialmente desenvolver suas noções de macro/micro escala e, portanto, sugiro que a aula seja iniciada abordando este tópico a partir da idéia da relação entre a Terra e o Universo, que talvez seja o maior referencial de macroescala que temos para exemplificar didaticamente. Isto pode ser feito através da exibição de um vídeo, disponível na internet, chamado "Pálido ponto azul", que traz um ótimo texto de Carl Sagan sobre a visão do nosso planeta dentro do Universo. Caso não haja a disponibilidade de passar o vídeo, sugiro que o texto seja impresso juntamente com a foto que é o eixo principal do texto, para que então a discussão seja feita em cima da foto e do texto (estes recursos estão listados na área de recursos educacionais desta aula). Após assistir a este vídeo, os alunos já poderão ter a noção de que, dentro de determinada escala, algo que consideramos enorme pode se tornar muito pequeno, dependendo do referencial. O professor deve então fazer a seguinte indagação aos seus alunos:

"Acabamos de ver que dentro do Universo, o planeta Terra pode ser apenas um ponto, mas ainda assim para nós é algo grandioso e complexo, cheio de variáveis e funções. Sendo assim, pensando em um ser vivo, como poderíamos identificar aquilo que para nós é apenas um ponto, porém também complexo e cheio de funções?"

Esta pergunta deve criar o momento oportuno para que o professor inicie a abordagem sobre as células. Mediando as respostas dos alunos, o professor deve  levar à conclusão que, embora nosso corpo seja formado por diversos órgãos, eles por sua vez são formados de células, que embora sejam minúsculas para nós, são as unidades que desempenham nossas funções vitais. Voltando a fazer uma analogia, o professor pode dizer que, assim como na Terra existem "órgãos" como a água, o solo, o ar, cuja unidade pode ser entendida como os átomos e moléculas, no nosso corpo há um microuniverso em que a unidade são as células. A partir de então o professor pode começar uma exposição mais teórica, com a apresentação de definições e tipos de células. Deve-se salientar que a conformação das células está intimamente associada às funções que desempenham.

O professor não precisa se aprofundar na explicação sobre organelas, que será feita na segunda aula. Terminada esta apresentação o professor deve perguntar se a partir do que foi visto é possível dizer exatamente qual a importância e o papel das células para os seres vivos. Por exemplo, o educador pode perguntar: "Já que vimos que a célula é uma unidade vital, se pensarmos em nossa respiração, como ela ocorre? Pelos pulmões ou pelas as células? E uma bactéria, que não tem pulmões mas é considerado um ser vivo, será que ela respira?". Estas perguntas serão a base para que os alunos façam uma pesquisa em casa sobre a relação entre as células e as funções vitais dos seres vivos, a qual será necessária para que os alunos participem de um jogo na aula seguinte. A turma pode ser dividida em grupos de modo que cada grupo pesquise de forma mais aprofundada sobre uma organela específica.

Esboço da aula 1:

  1. Apresentação do tema
  2. Vídeo ou texto
  3. Breve discussão sobre o vídeo e ou texto
  4. Exposição teórica:
  • Quem descobriu a célula?
  • Teoria celular
  • Estrutura e organização celular: eucariontes e procariontes

        5. Conclusão e definição da pesquisa

      

Aula 2:

Esta aula será iniciada com uma atividade em forma de jogo de perguntas e respostas que se realizará da seguinte forma:

Jogo: o professor deverá levar 3 imagens, que podem ser impressas ou projetadas via data-show, dos principais tipos de células: eucariótica animal, eucariótica vegetal e procariótica. É interessante que as imagens estejam nítidas e didáticas, pois o jogo consistirá em os alunos identificarem as organelas que pesquisaram.

Método: O professor irá sortear um aluno do grupo designado para a organela e este deverá identificá-la nas imagens, falar sobre sua função básica e responder a uma pergunta do professor. Cada acerto renderá ao grupo 2 pontos. Caso o aluno sorteado não saiba, outros poderão responder em seu lugar e o grupo receberá 1 ponto. Se somente alguém de outro grupo souber a resposta, ganhará 1 ponto para sua equipe. Cada grupo terá apenas 1,5 minuto para responder.

Objetivo: Estimular os alunos a pesquisar sobre tópicos importantes e a participar ativamente da aula, instigando ainda a cooperação em grupo.

Duração: máx. 40 minutos

Sugestão de perguntas para o professor:   Qual a importância da parede celular para os vegetais?; Qual a diferença intracelular que leva à classificação de bactérias como procariontes e de animais como eucariontes?; Costumamos dizer que respiramos através de nosso pulmões, então isto significa que células que estão em outros órgãos não "respiram" ou não utilizam suas mitocôndrias?

Caberá ao professor decidir a forma de recompensa para o grupo vencedor.

Durante a atividade o professor deverá estar atento para corrigir os erros cometidos e explicar de forma correta, sempre complementando a teoria. É interessante ainda que dê ênfase nas semelhanças e diferenças entre as células como por exemplo a organização do núcleo, presença de vacúolo, etc. Ao final, o professor poderá mostrar o esquema completo das células, já com os nomes de seus componentes e concluir falando sobre a importância da organização da célula para nossas funções vitais.

 Recursos de conteúdo expositivo:**
  • Quem descobriu a célula? 

O termo célula (do grego kytos = cela; do latim cella = espaço vazio), foi usado pela primeira vez por Robert Hooke (em 1655) para descrever suas investigações sobre a constituição da cortiça analisada através de lentes de aumento. A teoria celular, porém, só foi formulada em 1839 por Schleiden e Schwann, onde concluíram que todo ser vivo é constituído por unidades fundamentais: as células. (Disponível em: http://www.webciencia.com/11_03celula.htm)

 

  • Teoria celular

"A teoria celular é um dos conhecimentos fundamentais da biologia. A teoria indica que todas as plantas e animais são compostas por células." (Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_celular)

"Através das descobertas acerca das células, criou-se a teoria celular, tendo em vista seus fundamentos.De acordo com a teoria celular todos os seres vivos se formam através das células, sendo que alguns possuem o corpo composto somente por uma célula, e essa possui a capacidade de dar forma e característica aos seres vivos." (Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/teoria-celular.htm)

 

  • Estrutura e organização celular

 " De acordo com a organização estrutural, as células são divididas em: células Procariontes e células Eucariontes
- Células Procariontes
As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes das eucariontes. A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelos e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação." 
(Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Célula)

  •   Componentes celulares

" Citoplasma é uma palavra formada por kytos (grego) que significa célula e plasma que significa dar forma. É o espaço entre a membrana plasmática e o núcleo. Esse espaço não é vazio, mas preenchido por uma substância viscosa denominada citosol ou hialoplasma onde estão mergulhadas as organelas citoplasmáticas."  (Disponível em:  http://www.infoescola.com/citologia/citoplasma/)

"A organela nada mais é, que uma estrutura com características e funções específicas. Numa célula animal encontramos vários tipos de organelas, são elas:

- Ribossomo;
- Mitocôndria;
- Complexo de Golgi ou sistema golgiense;
- Centríolos;
- Lisossomo;
- Retículo endoplasmático liso;
- Retículo endoplasmático rugoso;
" (Disponível em: http://www.instrumentador.com.br/internas/aulas/citologia3.htm)

 ** O conteúdo disponibilizado aqui é apenas parcial, para ver textos completos, verificar os links.

Recursos educacionais:

Vídeo:

"Pálido ponto azul" - Pale Blue Dot, sobre texto de Carl Sagan, narrado por ele próprio. Há mais de uma versão para o vídeo, ficando a gosto do professor escolher qual prefere. Disponível em:

Há versões disponíveis para download.

Animações:
 

 Descrição: Ilustra as porções constituintes do complexo de Golgi

Objetivo: Identificar as partes do complexo de Golgi

 

 Descrição: Evidencia a diferença entre o tipo de movimentação de cílios e flagelos

Objetivo: Diferenciar a movimentação de cílios e flagelos

 

 

Descrição: Ilustra a principal diferença entre procariotos e eucariotos: a presença ou não de núcleo

Objetivo: Diferenciar procariotos de eucariotos

 

 

 Descrição: Descreve as principais características das mitocôndrias: estrutura e função

Objetivo: Identificar os componentes estruturais da mitocôndria

 

Descrição: Localiza, dentro da célula, as principais organelas celulares membranosas

Objetivo: Identificar as principais organelas celulares

 

Imagens:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1772/imagens/celulanimal3.jpg

Disponível em: http://calazans.ccems.pt/cn/images/Imagens_celula.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1772/imagens/celvegetal1.jpg

Disponível em: http://calazans.ccems.pt/cn/images/Imagens_celula.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1772/imagens/procarionte.png

Disponível em: http://dicasdeciencias.wordpress.com/2008/02/26/eucariontes-e-procariontes/

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1772/imagens/PaleBlueDot.jpg

Disponível em: http://xande43.wordpress.com/2008/02/15/palido-ponto-azul/


 

 

 

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Complexo de Golgi Animação/simulação
Cílios e flagelos Animação/simulação
Diferença entre procariotos e eucariotos Animação/simulação
Organelas celulares Animação/simulação

Recursos Complementares

Caso na escola haja disponibilidade de laboratório, é interessante que seja feita uma aula prática sobre este tema, para que os alunos vejam lâminas preparadas com material biológico e possam observar algumas células ao microscópio.

Avaliação

O professor pode utilizar o desempenho dos alunos no jogo proposto para a aula 2 como uma avaliação, juntamente com a pesquisa solicitada na aula 1, que poderá ser entregue por escrito. Além disso o educador pode distribuir para os alunos uma tabela de comparação entre as células procarióticas, eucarióticas animais e eucarióticas vegetais, pedindo para que os alunos assinalem corretamente as características de cada tipo de célula.