Portal do Professor

Início do Conteúdo

Caminhos da Energia

Autor e Co-autor(es)

Nilton Goulart de Sousa imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer o funcionamento de uma usina hidrelétrica; • Conhecer os caminhos de geração e distribuição desta modalidade de energia; • Sensibilizar os alunos para o uso racional da energia.

Duração das atividades

• 1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Conhecimento básico sobre hidrografia e fonte de energia

Estratégias e recursos da aula

A maior parte da energia elétrica produzida no Brasil tem origem hidráulica - nasce das águas dos rios. Quando um rio tem condições favoráveis à instalação de uma usina, tais como volume hídrico, vazão e quedas d'água, são feitos estudos técnicos e ambientais para que se instale ali um empreendimento de geração de energia.
As facilidades da vida moderna já fazem parte da nossa rotina, e quase nunca paramos para analisar a infra-estrutura que elas demandam, estrutura que se faz necessária até para desfrutarmos de coisas simples como acender uma lâmpada. Portanto, a presente sugestão de aula busca levar ao conhecimento dos alunos um pouco de conhecimento sobre a infra-estrutura necessária para que se possa ter acesso aos benefícios da energia elétrica.

Aula 01
 

Professor inicie sua atividade com um bate papo com os alunos sobre a importância da energia elétrica em suas vidas. Pergunte a seus alunos:
 

• Onde ele está presente em suas casas?
• Quais os aparelhos que utilizam energia elétrica?
• Como a energia elétrica os ajuda?
• Já presenciaram alguma falta de energia em suas casas?
• O que sentiram?
• O que estavam fazendo no momento?
 

Trabalhe com seus alunos na perspectiva que a energia elétrica trouxe um grande avanço para o mundo permitindo uma interação ainda maior entre os homens e destes com a natureza. Explique que a energia elétrica é importante socialmente porque:
 

• permite às pessoas se comunicar, interagir e dispor de conforto em suas vidas. I Internet, Telefone, Geladeira, Televisão, Rádio, Microondas, Computador, Maquinário industrial, Metrô, Aparelhos Médicos-Hospitalares e tantos outros aparatos técnicos e tecnológicos, são exemplos de situações e produtos que só são passíveis de utilização por meio da energia elétrica;
 

• a energia elétrica permitiu a elevação da produção industrial, a geração de novas tecnologias e a criação de novos empregos;
 

É muito importante que os alunos visualizem os caminhos da energia elétrica até suas residências. Isso pode ser feito de maneira lúdica, fazendo uso de uma animação disponível em:
 

www.furnas.com.br/animacoes.asp
 

Clicando-se em “Caminhos da Energia”
 

Exibida a animação, pergunte a seus alunos sobre os “Caminhos da Energia”. . Sugere-se também que se trabalhe um jogo educacional sobre essa questão da energia elétrica, clicando em “Jogos Educacionais” e em “Ajude a salvar a cidade da falta de energia”disponível em:
 

www.furnas.com.br/animacoes.asp
 

Depois desses trabalhos lúdicos, lance alguns questionamentos na turma como:
 

• Onde é produzida a energia ?
• Como se constrói uma usina hidrelétrica?
• Como funciona uma turbina?
• Quais os caminhos dessa energia?
• Como ela chega em nossas casas?
 

Essas perguntas servem para sistematizar o conhecimento nas crianças e trabalhar com eles a percepção da importância do uso racional de energia. Solicite que eles escrevam, em uma folha de papel, a importância que eles dão à energia elétrica. Depois disso colete suas impressões.
Como atividade de casa os alunos tem uma semana para registrar o que tem feito em casa para contribuírem como o uso racional da energia elétrica. Seria interessante que essa experiência fosse registrada. Nesse sentido, eles podem também criar uma lista de discussão dos resultados encontrados e divulgar para os colegas através Yahoo, http://br.yahoo.com/ . Para isso basta entrar no link grupos, efetuar o cadastro e convidar os amigos para se associarao grupo.
 

Avaliação

As atividades de avaliação serão feitas no decorrer do processo por meio das seguintes atividades: • Participação qualificada nos debates. • “Dever de Casa” – Registro Fotográfico • Apresentação do Seminário • Participação no fórum e blog.