Edson Luis Nunes; José Marcelo Gomes; Isnard Domingos Ferraz
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Médio | Física | Matéria e radiação |
| Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
| Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
| Ensino Médio | Física | Universo, terra e vida |
| Educação Profissional | Informação e Comunicação | Técnico em Geodésia e Cartografia |
| Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
| Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Conhecer os ímãs permanentes.
Entender como se dá a atração e repulsão entre ímãs .
Testar que materiais são atraidos pelos ímãs
Entender a orientação do campo magnético.
Não há necessidade de ter trabalhado conceitos prévios , porém noções de força e de campo podem facilitar a compreensão.
O professor pode iniciar falando dos ímãs de geladeira e apresentar a irreverente animação:
Briga na geladeira - animaçoes com imãs. do site (http://www.youtube.com/watch?v=Y-xUDPLR_5o).
Figura 1 . Placa luminosa do TAXI que é presa à lataria do carro por meio de um ímã.
O professor fornece aos alunos alguns ímãs permanentes com seu pólos iguais coloridos com tinta guache.
Figura 2. Imã e seus pólos.
Experimentação da força magnética entre os ímãs
Figura 3. Quando o ímã da figura 2 é cortado ao meio não teremos dois pólos separados, mas dois novos ímãs.
Aproxime o ímã dos seguintes sólidos e registre a frente os que são atraídos por ele:
|
Material |
Atrai |
Não atrai |
|
borracha |
||
|
clipes de aço |
||
|
régua de alumínio |
||
|
régua de plástico |
||
|
pregos |
||
|
fio de cobre |
Nesta altura da aula, já está aguçada a curiosidade do aluno, para direcionar o estudo sobre os ímãs permanentes apresente o texto do link a seguir, que descreve o comportamento dos materiais ferromagnéticos.
http://www.colegioweb.com.br/fisica/o-que-e-eletromagnetismo
Assim o aluno poderá justificar melhor a atração magnética de alguns materiais.
Para finalizar apresente o filme explicativo sobre o mesmo assunto, que pode ser acessado em:
http://www.youtube.com/watch?v=AsjxHKN6ZPQ&feature=player_embedded#!