Cl?udia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Cidadania e cultura contempor?nea |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na forma??o do Brasil |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino M?dio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
? Refletir sobre as atitudes discriminat?rias praticadas pelos outros e por si mesmo.
? Praticar atitudes cotidianas mais conscientes em rela??o a manifesta??es de racismo, preconceito e discrimina??o.
? Conhecer o negro como sujeito hist?rico com desejos e vontades rompendo com a quest?o da vitimiza??o.
? Refor?ar a percep??o do outro (princ?pio da alteridade).
? Conscientizar que a luta contra o preconceito racial ? responsabilidade de todos.
? Reduzir as desigualdades e promover a igualdade ?tnico-racial.
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios sejam trabalhados para a efetua??o destas aulas.
Estrat?gias utilizadas:? Aula interativa.
? Socializa??o das produ??es dos/as alunos/as.
? Uso do laborat?rio de inform?tica ou sala de v?deo.
? Di?logos interdisciplinares.
ATIVIDADE 1: Isto ? preconceito, voc?s sabiam?
Essa atividade tem como objetivo discutir e destacar a??es cotidianas que veiculam estere?tipos e preconceitos e, logo, legitimam as discrimina??es sociais.
Professor/a, pe?a que os/as alunos/as fiquem em c?rculo e em seguida apresente algumas quest?es problematizadoras, que veiculam estere?tipos e preconceitos, para eles/as discutirem, as quais sugerimos a seguir.
? Colocar apelidos nas pessoas negras, como Pel?, Mussum, ti??o, caf?, chocolate, buiu, branca de neve. Os apelidos pejorativos s?o uma forma perversa de desumanizar e desqualificar seres humanos.
? Elogiar negros dizendo que s?o de ?alma branca?.
? Fazer piada de mau gosto, usando o termo ?coisa de preto? ou ?servi?o de preto?.
? Querer agradar a negros dizendo que ? negro, ?mas? ? bonito, ou que ?apesar? do ?cabelo ruim? ? inteligente.
? Usar eufemismo (express?es mais polidas) como ?moreninho?, ?escurinho?, ?pessoas de cor?, evitando a palavra negro ao se referir a pessoas negras.
? Negar a ascend?ncia negra do mulato, dizendo que ele n?o ? ?totalmente? negro que ? de ra?a apurada, ou usar as express?es ?limpar o sangue? e ?melhorar a ra?a?, ao se referir ? miscigena??o.
? Fazer compara??o, usando a cor branca como s?mbolo de que ? limpo, bom, puro e em contrapartida, usar a cor preta representando o que ? sujo, ruim e feio.
Esses apontamentos foram retirados da fonte: Almanaque Pedag?gico Afro-brasileiro de Rosa Margarida de Carvalho Rocha. Refer?ncia completa nos recursos complementares da aula.
Cabe ao/a professor/a incentivar a discuss?o.
Professor/a, o que n?o pode faltar:
? Reconhecimento das desigualdades ?tnicos-raciais e uma postura cr?tica diante do ?mito da democracia racial?;
? Refletir o que significa ser branco/a no Brasil? Quais os fatores ideol?gicos, pol?ticos, sociais, hist?ricos e culturais que permeiam as rela??es de poder entre a cultura negra e a branca?
? Percep??o do impacto do racismo e suas combina??es com outras formas de discrimina??o no espa?o social e escolar;
? Estrat?gias de combate a atitudes preconceituosas e discriminat?rias na sociedade no cotidiano escolar.
? Plano de a??o para inclus?o do tema ?tnico-racial no espa?o escolar;
? Di?logos e intera??es com outros/as educadores e com a organiza??o do Movimento Negro.
? Compreens?o, respeito e valoriza??o a diversidade sociocultural e a conviv?ncia solid?ria em uma sociedade democr?tica.
? Entendimento da necessidade de uma sensibiliza??o para a pluralidade de valores e universos culturais distintos, cada vez mais presentes em nosso cotidiano.
? A reflex?o de que ningu?m nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.
Atividade 2: Trabalhando com a m?sica ?Haiti?
Tendo em vista trabalhar de forma mais descontra?da esta tem?tica, e, buscando, sobretudo instigar o senso cr?tico e a reflex?o dos/as alunos/as, o/a professor/a entregar? a cada aluno/a a letra da m?sica ?Haiti? ? Compositor: Caetano Veloso e Gilberto Gil, a fim de que eles/as possam acompanhar juntamente com a veicula??o de um v?deo. Este esta dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=TzlFn-Eq15w
Figura 1: Cenas do v?deo ?Haiti?
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=TzlFn-Eq15w
Cada aluno/a ter? como atividade analisar a letra da m?sica, tentando apontar os principais aspectos tratados.
M?sica: ?Haiti? Caetano Veloso
Dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/44730/
Letra da m?sica: Haiti
Composi??o: Caetano Veloso e Gilberto Gil (1993)
Quando voc? for convidado pra subir no adro
Da funda??o casa de Jorge Amado
Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos
Dando porrada na nuca de malandros pretos
De ladr?es mulatos e outros quase brancos
Tratados como pretos
S? pra mostrar aos outros quase pretos
(E s?o quase todos pretos)
E aos quase brancos pobres como pretos
Como ? que pretos, pobres e mulatos
E quase brancos quase pretos de t?o pobres s?o tratados
E n?o importa se os olhos do mundo inteiro
Possam estar por um momento voltados para o largo
Onde os escravos eram castigados
E hoje um batuque um batuque
Com a pureza de meninos uniformizados de escola secund?ria
Em dia de parada
E a grandeza ?pica de um povo em forma??o
Nos atrai, nos deslumbra e estimula
N?o importa nada:
Nem o tra?o do sobrado
Nem a lente do fant?stico,
Nem o disco de Paul Simon
Ningu?m, ningu?m ? cidad?o
Se voc? for a festa do pel?, e se voc? n?o for
Pense no Haiti, reze pelo Haiti
O Haiti ? aqui
O Haiti n?o ? aqui
E na TV se voc? vir um deputado em p?nico mal dissimulado
Diante de qualquer, mas qualquer mesmo, qualquer, qualquer
Plano de educa??o que pare?a f?cil
Que pare?a f?cil e r?pido
E v? representar uma amea?a de democratiza??o
Do ensino do primeiro grau
E se esse mesmo deputado defender a ado??o da pena capital
E o vener?vel cardeal disser que v? tanto esp?rito no feto
E nenhum no marginal
E se, ao furar o sinal, o velho sinal vermelho habitual
Notar um homem mijando na esquina da rua sobre um saco
Brilhante de lixo do Leblon
E quando ouvir o sil?ncio sorridente de S?o Paulo
Diante da chacina
111 presos indefesos, mas presos s?o quase todos pretos
Ou quase pretos, ou quase brancos quase pretos de t?o pobres
E pobres s?o como podres e todos sabem como se tratam os pretos
E quando voc? for dar uma volta no Caribe
E quando for trepar sem camisinha
E apresentar sua participa??o inteligente no bloqueio a Cuba
Pense no Haiti, reze pelo Haiti
O Haiti ? aqui
O Haiti n?o ? aqui
Figura 2: Cenas do v?deo da m?sica ?Haiti?
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=TzlFn-Eq15w
Feito isso, cada aluno/a dever? expor de forma oral os principais aspectos elencados. ? importante que o/a professor/a indague os/as alunos/as se a conhecia, se gostaram, o que acharam do que ouviram, entre outros. ? fundamental que resgate os seguintes pontos para uma discuss?o:
? Como o Haiti foi representado pela letra da m?sica? Professor/a, nesse momento deixe bem claro para os/as alunos/as que o Haiti foi o primeiro pa?s independente da Am?rica Latina; ? um pa?s de popula??o miser?vel, de descendentes de escravos.
? Segundo a letra da m?sica qual ? o lugar chave ocupado pela popula??o de negros?
? No Brasil, essas ocupa??es s?o diferentes?
? Podemos dizer que o nosso pa?s vive em uma democracia racial? Apontar argumentos favor?veis ou contr?rios.
? A m?sica faz refer?ncia ao Haiti, mas em algum momento ela faz men??o ? nossa situa??o? Em quais pontos?
? Quando a letra descreve que o ?Haiti ? aqui?, o que os compositores est?o querendo retratar?
? A todo o momento, a letra faz cita??o das mis?rias sociais, e estas est?o associadas a imagem do negro. Por que esse quadro ainda permanece na maioria dos pa?ses?
? Quando canta Caetano diante das cenas da viol?ncia discriminat?ria em ?Haiti?, ?ningu?m, ningu?m ? cidad?o?, o que ele nos mostra com isso?
Dica:
Professor visite a Musicoteca ?Ra?a? do site Unidade na diversidade: tudo come?a na escola. Nesse ambiente encontrar? v?rias m?sicas, como ferramenta educacional, que retratam sobre a tem?tica.
Dispon?vel em: http://www.unidadenadiversidade.org.br/
ATIVIDADE 3: Nos libertando das amarras sociais
Professor/a, como fechamento das aulas sugerimos que apresente um v?deo com dura??o de trinta segundos, intitulado ?Combate ao racismo Institucional ? Inser??o 2?.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=3zG6ca_FpB0&feature=related
Figura 3: Cenas do v?deo Combate ao racismo Institucional
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=3zG6ca_FpB0&feature=related
Ap?s assistir ao v?deo, o/a professor/a perguntar? aos/as alunos/as o que sabem sobre o racismo, e, posteriormente indag?-los/as sobre o que acharam do v?deo.
Ap?s os relatos dos/as alunos/as, sugerimos que o/a professor/a fa?a algumas perguntas:
? Qual a sensa??o de voc?s diante das imagens?
? Quando a protagonista do v?deo diz ?A pior viol?ncia ? a que amarra a sua cidadania?, o que ela quer transmitir para os espectadores?
? Quem s?o as maiores v?timas do preconceito?
? Quais as amarras sociais, retratadas no v?deo, que contribuem para a reprodu??o das desigualdades sociais e/ou raciais?
? D? exemplos de a??es discriminat?rias?
? Algu?m de voc?s j? sofreu algum tipo de preconceito? De que forma? Qual foi a rea??o?
? Podemos dizer que a nossa cidadania esta sendo garantida socialmente?
? O que ? ser cidad?o em nossa sociedade?
? Quais os marcadores sociais que legitimam a desumaniza??o do negro em nossa sociedade?
? O que a faixa representa em nossa sociedade?
? Qual/is o/s significado/s que o v?deo nos passa quando a faixa ? desenrolada do corpo da mulher?
? Mencionem palavras que poder?o compor uma faixa que nos garante uma forma??o e uma vida humanizadora.
O/a professor/a poder? elaborar outras quest?es conforme encontrar pertin?ncia. Os/as alunos/as podem responder oralmente as perguntas. A finalidade delas ? fomentar a reflex?o, a criticidade, bem como o di?logo entre eles a respeito da tem?tica.
Figura 4: Cenas do v?deo Combate ao racismo Institucional
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=3zG6ca_FpB0&feature=related
Lembre-se:
O/a professor/a poder? abordar outras express?es e/ou trechos do v?deo ? medida que achar pertinente.
Professor/a, para o fechamento da atividade e relacionamento com as demais, discuta com os/as alunos/as o significado de algumas express?es e relacione com o cotidiano dos alunos, as situa??es relatadas pela turma no debate anterior, e os direitos do cidad?o negro quanto no conv?vio na sociedade.
Sugest?es de outros mat?rias pedag?gicos
Kit educativo: A cor da Cultura. Canal Futura, dispon?vel em:
http://www.acordacultura.org.br
? M?sica: Coisa de pele (Jorge Arag?o): Dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=KxUgOEUS5zU
? Curta-metragem: Educa??o e cidadania 9: Racismo - A situa??o do negro hoje. O mito da democracia racial. A necessidade da conscientiza??o de negros e brancos sobre o assunto. Depoimentos: senadora Benedita da Silva, jornalista Fernando Concei??o. Dispon?vel em:
http://www.curtagora.com/filme.asp?Codigo=2680&Ficha=Completa
? EducarRede ? http://www.educarede.org.br. Portal educativo, totalmente gratuito e aberto, dirigido a educadores/as e a alunos/as do Ensino Fundamental e do Ensino M?dio da rede p?blica e a outras institui??es educativas. A tem?tica pluralidade cultural encontra-se em:
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=10&id_subtema=1
Sugest?es de outras aulas do portal que contemplam a tem?tica:
Webibliografia: Sites que o/a Professor/a poder? visit?-los ou consult?-los para o enriquecimento dessas aulas.
? Projeto Unidade na Diversidade: www.unidadenadiversidade.org.br
? Criola: www.criola.org.br
? Campanha di?logos contra o racismo: www.dialogoscontraoracismo.org.br
? Biblioteca Virtual de Direitos Humanos: www.direitoshumanos.usp.br
? DHNet: www.dhnet.org.br
? Secretaria Especial de Pol?ticas de Promo??o da Igualdade Racial
www.presidencia.gov.br/seppir
? Comunidade Bah??? do Brasil: www.bahai.org.br
A avalia??o dever? ser realizada durante todo o processo, observando a participa??o dos alunos, bem como a realiza??o das atividades. Para isso, indicamos alguns crit?rios:
Dica: O/a professor/a dever? avaliar n?o s? a apropria??o no conte?do, referente ? tem?tica da aula, como tamb?m a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir um tema.