Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
• Identificar a existência de várias formas de manifestação das sexualidades;
• Conscientizar que a luta contra a discriminação das identidades sexuais e de gênero é responsabilidade de todos;
• Reconhecer que a escola é um espaço de nosso convívio, de nossas vontades e das nossas formas de ser.
• Compreender e desenvolver sentimentos de respeito e solidariedade quanto às múltiplas formas de expressar o desejo sexual, incentivando a reflexão sobre o preconceito e a discriminação;
• Combater posturas homofóbicas no ambiente escolar.
Não há necessidade de conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.
Fonte: http://www.rea.pt/campanha/htm/banners.htm
Fonte: http://www.rea.pt/campanha/htm/banners.htm
Cabe ao/a professor/a incentivar a discussão.
Professor/a, o que não pode faltar:
• Deixar claro que homossexualidade não é crime, nem pecado e nem doença. A orientação sexual de cada um é um direito que todos temos em nosso país.
• De que modo cada um de nós podemos eliminar os preconceitos contra as pessoas que têm orientação sexual diferente da nossa?
• A nossa escola prevê no Projeto Político-Pedagógico alguma medida referente ao assunto, ou assegura a promoção de valores voltados ao reconhecimento da diversidade sexual?
• A escola desenvolve alguma ação que contemple o respeito aos homossexuais e combate a intolerância frente à diversidade sexual?
• Existe homofobia na escola? Como ela ocorre?
• A escola é um espaço que pode legitimar e/ou combater práticas homofóbicas?
• A prática homofóbica pode afetar a vida escolar dos indivíduos?
• Discutir e promover ações de respeito aos homossexuai s e combate a i ntolerância frente à diversidade sexual.
Observação:
Como forma de exposição das idéias contidas nos banners o/a professor/a poderá utilizar diferentes procedimentos, que contemple a contexto da escola e de seus/suas alunos/as, tais como:
• Apresentação em Power point;
• Em forma de transparências;
• Painéis; dentre outros/as.
ATIVIDADE 3: CONSTRUINDO BANNERS: Respeito aos homossexuais e combate a intolerância frente à diversidade sexual
Professor/a, nessa atividade deverá dividir os/as alunos/as em até 5 grupos. Cada grupo deverá construir um banner (cartaz) como forma de uma campanha de sensibilização na escola sobre o respeito aos homossexuais e combate a intolerância frente à diversidade sexual.
Materiais:
Lembramos que a forma de socialização dos materias construídos pelos/as alunos/as poderá ser diversificada. Professor/a estimule a criatividade dos/as alunos/as;
Procedimentos:
Divida os alunos em grupos e explique novamente que cada grupo construirá um banner (cartaz) como forma de uma campanha que tem a temática “Respeito aos homossexuais e combate a intolerância frente à diversidade sexual”. Avise que terão 30 minutos para se prepararem e apresentarem um cartaz com uma frase e um desenho para estampar tal campanha. Ao final do tempo determinado, os grupos apresentarão as propostas. Quando terminarem, o/a professor/a solicitará que os/as alunos/as socializem suas produções nos diversos espaços da escola.
Dica para o/a professor/a:
Devido à complexidade e o caráter interdisciplinar da temática, sabemos que a mesma poderá contar com a contribuição de outras áreas do saber, tais como: História, Sociologia, Artes, Literatura, Educação Física, Língua Portuguesa dentre outras. Dessa forma o/a professor/a deverá solicitar a contribuição coletiva da equipe escolar.
Professor/a,
Abaixo elencamos materiais como fonte de consulta para alunos/as e para os/as professores/as:
Webibliografia: Sites que o/a Professor/a e os/as alunos/as poderão visitá-los ou consultá-los para o enriquecimento dessas aulas.
• Projeto Unidade na Diversidade: www.unidadenadiversidade.org.br
• Para informar sobre homofobia, indicamos o site http://homofobia.com.sapo.pt.
• Site de uma campanha digital contra o preconceito a Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros - http://www.rea.pt/campanha/
• Perguntas e respostas sobre Orientação sexual e identidade de gênero. Projeto Educação LGBT: http://www.rea.pt/arquivo/perguntas.pdf
• Educar para a diversidade: Guia para professores sobre Orientação Sexual e Identidade de Gênero. http://www.rea.pt/arquivo/professores.pdf
A avaliação dos alunos pode ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a contribuição individual nas discussões e demais atividades em grupo, assim como, o envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas. O professor observará a aprendizagem dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere a discriminação das identidades sexual e de gênero.