Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Nesta aula o aluno terá a oportunidade de:
trabalhar o código escrito a partir da escrita e apresentação de palavras relacionadas ao carnaval;
aperfeiçoar a oralidade através de conversas informais em sala de aula a respeito do carnaval;
desenvolver a escrita a partir da elaboração de frases coletivas e individuais sobre figuras de carnaval;
realizar atividades de segmentação de palavras em frases sobre carnaval.
O aluno deverá estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Momento 1
O professor apresentará uma ficha colorida com a palavra CARNAVAL que deverá ser colada no quadro negro para os alunos tentarem lê-la. Logo após, trabalhará cada letra e cada silaba dessa palavra.
Em seguida, ele perguntará aos alunos o que é CARNAVAL, deixando que eles falem o que sabem a respeito dessa festa. O professor instigará os alunos a pensarem coisas que lembram carnaval, como por exemplo: fantasia, festa, samba, etc..
À medida que os alunos forem falando algumas palavras sobre o carnaval, o professor irá anotando-as no quadro.
Momento 2
O professor, num segundo momento, apagará as palavras do quadro e convidará os alunos a uma brincadeira: um ditado de figuras, a qual consiste na apresentação de figuras para, a partir delas, os alunos escreverem palavras no caderno.
As figuras que deverão ser mostradas para o ditado são as seguintes:
1) Máscara
2) Fantasias
3) Desfile
4) Samba
5) Folia
6) Confete
7) Serpentina
O professor mostrará as figuras, ditará as palavras uma a uma e as corrigirá uma a uma também. Primeiro os alunos escrevem, "do jeito que souberem" no caderno e depois, um aluno irá ao quadro escrever a palavra ao lado da figura colada. Após o aluno escolhido escrever a palavra, o professor e os alunos pensarão juntos se foi escrita de acordo com a regra ortográfica, observando cada letra.
Momento 3
O professor preparará para os alunos fichas individuais, xerocadas em folhas coloridas, as quais apresentarão frases sobre o carnaval, mas conterão as palavras unidas na frase, assim, o aluno separará as palavras com lápis de cor, colará a frase no caderno e a copiará embaixo da colagem com letra cursiva.
Essa atividade é muito importante para os alunos trabalharem a segmentação da fala e da escrita e reconhecerem a necessidade dos espaços entre as palavras.
Assim, a ficha com as frases poderá ser a seguinte:
Ocarnavaléumafestalegal.
Muitaspessoassefantasiam.
Temmuitosambanocarnaval.
Adoramospularcarnaval.
Asruasficamcheiasnocarnaval.
Momento 4
O professor entregará outras figuras de carnaval para as crianças e pedirá que eles colem uma de cada vez, pintem e que escrevam frases sobre elas.
Antes da escrita dos alunos, é importante que o professor escolha uma gravura e escreva uma frase como modelo, em seguida, as escritas serão individuais e o professor fará um atendimento individualizado, lendo e corrigindo as frases de cada aluno. Aqueles alunos que ainda não alfabetizados, lerão o que redigiram para que o professor escreva abaixo de suas frases aquilo que produziram.
Ao final da atividade, alguns alunos poderão, caso queiram, ler suas frases para os colegas.
Outras figuras de carnaval podem ser encontradas no site: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&q=figuras+de+carnaval&gbv=2&aq=0&aqi=g10&aql=&oq=figuras&gs_rfai=
O professor deverá avaliar se o aluno já consegue codificar e decodificar o código escrito através da leitura de palavras e da escrita de frases e palavras sobre carnaval.