Portal do Professor

Início do Conteúdo

Trabalhando o carnaval na alfabetização

Autor e Co-autor(es)

Livia Fagundes Neves imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula o aluno terá a oportunidade de:

trabalhar o código escrito a partir da escrita e apresentação de palavras relacionadas ao carnaval;

aperfeiçoar a oralidade através de conversas informais em sala de aula a respeito do carnaval;

desenvolver a escrita a partir da elaboração de frases coletivas e individuais sobre figuras de carnaval;

realizar atividades de segmentação de palavras em frases sobre carnaval.

Duração das atividades

Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor apresentará uma ficha colorida com a palavra CARNAVAL que deverá ser colada no quadro negro para os alunos tentarem lê-la. Logo após, trabalhará cada letra e cada silaba dessa palavra.

Em seguida, ele perguntará aos alunos o que é CARNAVAL, deixando que eles falem o que sabem a respeito dessa festa. O professor instigará os alunos a pensarem coisas que lembram carnaval, como por exemplo: fantasia, festa, samba, etc..

À medida que os alunos forem falando algumas palavras sobre o carnaval, o professor irá anotando-as no quadro.

Momento 2

O professor, num segundo momento, apagará as palavras do quadro e convidará os alunos a uma brincadeira: um ditado de figuras, a qual consiste na apresentação de figuras para, a partir delas, os alunos escreverem palavras no caderno.

As figuras que deverão ser mostradas para o ditado são as seguintes:

1) Máscara

2) Fantasias

3) Desfile

4) Samba

5) Folia

6) Confete

7) Serpentina

O professor mostrará as figuras, ditará as palavras uma a uma e as corrigirá uma a uma também. Primeiro os alunos escrevem, "do jeito que souberem" no caderno e depois, um aluno irá ao quadro escrever a palavra ao lado da figura colada. Após o aluno escolhido escrever a palavra, o professor e os alunos pensarão juntos se foi escrita de acordo com a regra ortográfica, observando cada letra.

Momento 3

O professor preparará para os alunos fichas individuais, xerocadas em folhas coloridas, as quais apresentarão frases sobre o carnaval, mas conterão as palavras unidas na frase, assim, o aluno separará as palavras com lápis de cor, colará a frase no caderno e a copiará embaixo da colagem com letra cursiva.

Essa atividade é muito importante para os alunos trabalharem a segmentação da fala e da escrita e reconhecerem a necessidade dos espaços entre as palavras.

Assim, a ficha com as frases poderá ser a seguinte:

Ocarnavaléumafestalegal.

 Muitaspessoassefantasiam.

Temmuitosambanocarnaval.

Adoramospularcarnaval.

 Asruasficamcheiasnocarnaval.

Momento 4

O professor entregará outras figuras de carnaval para as crianças e pedirá que eles colem uma de cada vez, pintem e que escrevam frases sobre elas. 

Antes da escrita dos alunos, é importante que o professor escolha uma gravura e escreva uma frase como modelo, em seguida, as escritas serão individuais e o professor fará um atendimento individualizado, lendo e corrigindo as frases de cada aluno.  Aqueles alunos que ainda não alfabetizados, lerão o que redigiram para que o professor escreva abaixo de suas frases aquilo que produziram.

 Ao final da atividade, alguns alunos poderão, caso queiram, ler suas frases para os colegas.

Recursos Complementares

Avaliação

O professor deverá avaliar se o aluno já consegue codificar e decodificar o código escrito através da leitura de palavras e da escrita de frases e palavras sobre carnaval.