Ministério da Educação

Portal do Professor

Início do Conteúdo

Produzindo um texto do gênero Conto de Fadas

Autor e Co-autor(es)

Ana Beatriz Gama da Mota imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Realizar uma produção de texto, em duplas, de um conto de fadas, tendo como exemplo um conto original.
- Produzir textos sobre conto de fadas, acrescentando ou suprimindo elementos da narrativa original.
- Trabalhar a linguagem oral, apresentando a história produzida para a professora e os colegas.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter conhecimento do gênero textual conto de fadas e suas características.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

1.O professor fará a leitura do conto de fadas Branca de Neve e os Sete Anões.

2. Após a leitura, os alunos deverão realizar a reprodução oral, coletiva, da história reinventando situações novas, como por exemplo:

- possuir menos anões;

- a branca de neve queimada pelo sol da floresta;

- a princesa envenenada por uma cobra;

- a bruxa transformada em lagartixa.

3. A seguir deverá ser feita a reescrita no quadro, pela professora, após todas as sugestões dadas e posterior cópia dos alunos observando a estrutura do gênero.

 Momento 2  

1. Sentados em círculo, o professor contará um conto de fadas conhecido pelos alunos. Sugestão: A Bela e a Fera.

2. A seguir, o professor perguntará se os alunos conhecem outra versão da história e fará o registro das respostas no quadro.

3. O professor entregará, aos alunos, o conto A Bela e a Fera em folha separada e pedirá que a leiam silenciosamente.

4. Após realizarem a leitura silenciosa, o professor pedirá que alguns alunos façam a leitura oral do conto.

5. Em duplas, os alunos irão escrever, com as suas palavras, o conto de fadas A Bela e a Fera.

a) Para realizarem a reescrita, os alunos deverão suprimir ou acrescentar algum elemento da narrativa original, modificando, em parte, a sua verdadeira história.

Exemplos: acrescentar uma fada madrinha, uma bruxa...; substituir a fera por um sapo; o castelo por uma choupana.                         

 6. Antes de realizarem a reescrita dos textos, os alunos deverão observar, com o auxílio do professor, se:  

* Há divisão em parágrafos?

* As falas das personagens estão em parágrafos distintos, iniciados por travessão?

 * Há uma sequência lógica entre os parágrafos? (início, meio e fim)

 * A letra maiúscula foi usada adequadamente?

 * Houve modificação de parte da história, suprimindo ou acrescentando elementos da mesma?

7. Após a correção e reescrita dos contos, os alunos poderão ilustrá-los.

 8. Ao final do trabalho, os alunos deverão apresentar, para o professor para os demais colegas da sala, os contos produzidos e logo após será realizado uma exposição dos mesmos no corredor da escola.

Recursos Complementares

Para enriquecer sua aula: www.disney.com.br/cinema/ratatouille  

Avaliação

Ao final de toda a atividade proposta o professor avaliará se os alunos:

- realizaram uma produção de texto, em duplas, de um conto de fadas, tendo como exemplo um conto original;

- produziram textos sobre conto de fadas, acrescentando ou suprimindo elementos da narrativa original;

- trabalharam a linguagem oral, apresentando a história produzida para a professora e os colegas.