Portal do Professor

Início do Conteúdo

Literando: Dom Quixote

Autor e Co-autor(es)

Juliana Gomes de Souza Dias imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Médio Literatura Literatura de outras nacionalidades

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • conhecer a vida e obra de Miguel de Cervantes
  • identificar as principais obras e personagens
  • compreender a obra Dom Quixote
  • relacionar a obra de Cervantes e sua influência na produção artística nacional e mundial

Duração das atividades

05 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Características do período literário de Miguel de Cervantes

Estratégias e recursos da aula

Objetivos específicos:

  • identificar as principais características na obra de Cervantes
  • discutir a influência de Cervantes nas produções nacionais e internacionais

Prática social inicial do conteúdo:

O professor deverá apresentar para turma imagens da escola de samba União da Ilha que retratou a obra de Miguel de Cervantes – Dom Quixote.

 

 Disponível em: http://g1.globo.com/Carnaval2010/0,,GF79763-17850,00.html#fotogaleria=14 Acesso em 24.03. 2010 

Disponível em: http://g1.globo.com/Carnaval2010/0,,GF79763-17850,00.html#fotogaleria=3 Acesso em 24.03. 2010 

O professor pode utilizar o texto de apoio: Primeira a desfilar no Rio, União da Ilha ‘materializa’ sonhos de Dom Quixote – Disponível em: http://g1.globo.com/Carnaval2010/0,,MUL1491048-17812,00-PRIMEIRA+A+DESFILAR+NO+RIO+UNIAO+DA+ILHA+MATERIALIZA+SONHOS+DE+DOM+QUIXOTE.html Acesso em 24.03. 2010

Após a discussão apresente a música “Dom Quixote – Engenheiros do Hawaii”. Disponível em: http://letras.terra.com.br/engenheiros-do-hawaii/72889/  Acesso em 24.03. 2010 

Agora apresente a obra Dom Quixote de Salvador Dali.

 

Disponível em: http://purl.pt/920/1/ilustradores/ilustradores-dali.html Acesso em 24.03. 2010 

Professor, questione o que essas três obras tem em comum? Qual a temática? As diferenças?

Atenção Professor! Chame a atenção dos alunos para as diferenças e semelhanças nas características do Dom Quixote apresentado (do carnaval, da música e da obra de arte).

Instrumentalização/desenvolvimento

Aula 01: Miguel de Cervantes

Após a discussão apresente a temática da aula e verifique o conhecimento dos alunos sobre o tema.

Para complementar a discussão sobre a obra de Cervantes sugerimos o áudio: “Temas recorrentes na literatura: novela: parte 6” - Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2835  Acesso em 24.03. 2010

  Temas recorrentes na literatura: novela: parte 6 [Categorias Literárias] 

Atenção professor! Enfatize o trecho que inicia em 2’30’’ e vai até 3’30’’ que fala da influência de Cervantes em outras obras.

Agora, para despertar o interesse dos alunos sugerimos a criação de uma linha do tempo focando a origem do escritor, sua biografia, principais obras, período literário, etc. A turma deverá ser dividida em pequenos grupos, cada grupo deverá pesquisar um tema. A apresentação dos trabalhos deve ser na próxima aula.

Atenção Professor! Reserve revistas, textos literários sobre o tema, principais obras, vídeos, para que os alunos iniciem a atividade em sala e reserve o laboratório de informática para conclusão dos trabalhos e apresentação. Sugerimos o recurso Rememble (disponível em: http://www.rememble.com/ Acesso em 16.04.2010) que possibilita a criação de linhas do tempo online e a publicação em redes sociais. Caso os alunos tenham dificuldades para utilizar o recurso, indicamos o tutorial: Dicas para criar uma linha do tempo online (Disponível em: http://julianagsouzadias.blogspot.com/2010/04/dicas-para-criar-uma-linha-do-tempo.html Acesso em 16.04.2010) 

Aula 02: Apresentação da pesquisa

Cada grupo deverá apresentar para turma a sua pesquisa. O professor e demais alunos deverão complementar as explicações e participar das apresentações.

Caso seja possível, os cartazes elaborados pelo grupo devem ser expostos na sala de aula durante todo o período de discussão sobre o tema, para que os alunos e professor possam recorrer a linha do tempo sempre que necessário.

Para a próxima aula o professor deverá solicitar a leitura de fragmentos da obra Dom Quixote.

Atenção professor! A obra completa de Dom Quixote está disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/eb000014.pdf    Acesso em 24.03. 2010

 

Aula 03: Desvendando Dom Quixote

Nessa aula a turma irá discutir sobre as principais características da obra de Dom Quixote, personagens, enredo, contexto social, cenário, trecho que mais chamou a atenção dos alunos durante a leitura, semelhanças, relação com a atualidade, etc.

Para complementar a discussão o professor poderá utilizar os áudios:

“Temas recorrentes na literatura: novela: parte 5” (Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2834 Acesso em 24.03. 2010) e   “Temas recorrentes na literatura: novela: parte 6”

Temas recorrentes na literatura: novela: parte 5 [Categorias Literárias] 

Atenção Professor! Na parte 5 ocorre a apresentação da história, enredo, principais personagens. Na parte 6 o narrador finaliza a descrição da obra.  Nesse momento, solicite ao professor de Literatura elementos que devem ser ressaltados na obra e demais informações pertinentes ao tema. Reserve mais uma aula para concluir a discussão.

Aula 05: A influência de Cervantes nas produções artísticas

Após conhecer a vida e obra de Cervantes, vamos identificar os Dom Quixote da atualidade. O professor deverá apresentar para a turma as diversas leituras sobre a obra de Dom Quixote.

Sugerimos as seguintes imagens:

 

Dom Quixote e os Mule Dead – Honoré Daumier http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/daumier/quixote.jpg  Acesso em 24.03. 2010

 

CANDIDO PORTINARI, Dom Quixote e Sancho Pança Saindo para Suas Aventuras (Don Quijote y Sancho Panza saliendo para sus aventuras),1956

http://www.proa.org/exhibiciones/pasadas/portinari/salas/portinari_dom_quixote.html Acesso em 24.03. 2010

 

Para complementar as imagens indicamos os áudios: “Temas recorrentes na literatura: novela: parte 7” (Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2837 Acesso em 24.03. 2010) e   “Temas recorrentes na literatura: novela: parte 8” (Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2839 Acesso em 24.03. 2010) 

Atenção Professor! A parte 7 aborda a influência de Cervantes na América Latina e na parte 8 o reconhecimento de Cervantes e a popularidade de sua obra.

Temas recorrentes na literatura: novela: parte 8 [Categorias Literárias] 

 

Temas recorrentes na literatura: novela: parte 7 [Categorias Literárias] 

Catarse

Cada aluno deverá elaborar um texto sobre a sua impressão em relação a Dom Quixote, semelhanças, diferenças, anseios, se ele fosse Dom Quixote o que faria hoje, qual seria a sua luta, etc. O texto deve ser entregue ao professor ao final da 5ª. Aula.

 

Prática social final do conteúdo

Após a apresentação das imagens e discussão sobre o áudio, solicite a turma que faça a sua leitura sobre Dom Quixote, qual seria o seu perfil na sociedade atual, as aventuras, dramas, ideologias, moinho de vento, etc. O resultado da reflexão pode ser um desenho, uma pintura, uma colagem, um vídeo, uma música, um poema, uma peça de teatro, etc.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Temas recorrentes na literatura: novela: parte 5 [Categorias Literárias] Áudio
Temas recorrentes na literatura: novela: parte 6 [Categorias Literárias] Áudio
Temas recorrentes na literatura: novela: parte 7 [Categorias Literárias] Áudio
Temas recorrentes na literatura: novela: parte 8 [Categorias Literárias] Áudio

Recursos Complementares

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicado e aprovado pela turma. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema, apontando as possibilidades de interpretação, auxiliar o alunos a transpor suas dificuldades e exaltar suas qualidades, motivando-o durante o processo de ensino aprendizagem.

Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:

  • participação durante as discussões;
  • capacidade de sintetizar o conteúdo da narrativa que foi contada por ele;
  • clareza e coerência na narrativa;
  • comprometimento com o grupo;
  • argumentação durante o debate;
  • respeito a opinião dos colegas;
  • postura durante o debate;
  • oralidade;
  • domínio da técnica escolhida;
  • acabamento do trabalho;
  • pertinência do tema;
  • entrega no prazo;
  • relação com a realidade.