| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Final | Geografia | Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem |
Professor (a), esta proposta de aula foi estruturada em quatro atividades distintas e subseqüentes.
Utilize o globo terrestre apoiado em um eixo inclinado e uma lanterna, para fazer simulações e deduções ao longo das explicações.
Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.
Professor (a), apresente aos alunos o problema descrito abaixo, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado.
De onde vem o dia e a noite?
Professor (a), depois de assistir ao vídeo, oriente a discussão para as que stões apresentadas abaixo (peça para que os alunos anotem as respostas discutidas em sala). Interrompa a discussão quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados (movimento aparente do sol, rotação, dia, noite e translação). Utilize o globo terrestre e a lanterna para auxiliar nas explicações. E caso ache necessário, repita a apresentação do vídeo e utilize o quadro negro.
O que é o dia? O que você faz durante o dia?
O que é a noite? O que você faz durante a noite?
O dia acontece ao mesmo tempo em todos os lugares da Terra?
O que gera o dia e a noite?
Quanto tempo a Terra demora para dar uma volta completa no seu eixo? Como se chama esse movimento?
Por que não percebemos o movimento da Terra?
Além de girar em volta do seu próprio eixo a Terra também gira em volta do sol. Como é chamado esse movimento? Ele demora quanto tempo?
| Nome | Tipo |
|---|---|
| De onde vem o dia e a noite? | Vídeo |