Portal do Professor

Início do Conteúdo

Apresentando o alfabeto

Autor e Co-autor(es)

Miriam Raquel Piazzi Machado imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as letras do alfabeto, a quantidade, a forma, os diferentes tipos de letras.                 

Compreender que precisamos conhecer o alfabeto para escrever palavras e frases.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos aproximadamente

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Diferenciar os diversos símbolos escritos: placas de identificação, numerais e letras.

Estratégias e recursos da aula

1° momento:

Através das atividades abaixo, o professor deverá propiciar condições para que os alunos, participando das atividades, reconheçam as letras do alfabeto:

a) Iniciar a aula ouvindo a música O alfabeto, cantada pelo Trem da Alegria.

Compositores: Ed Wilson e Carlos Colla

Disponível em  http://vagalume.uol.com.br/trem-da-alegria/alfabeto.html (acesso em 05/04/2010)

O que começa com A, abacate e avião

O que começa com B, brincadeira e beliscão

O que começa com C, cachorrinho e caminhão

O que começa com D, dado, dedo, dói, dedão

O que começa com E, elefante e empurão

O que começa com F, faca, foca e feijão

O que começa com G, gato, garfo e garotão

O que começa com H, hot-dog e hamburgão

A e i o u Ba be bi bo ó Ca ce ci co ó Da de di do ó

 O que começa com I, Ivo, índio e injeção

O que começa com J, jacaré e jamelão

O que começa com L, lagartixa e lampião

O que começa com M, marmelada e macarrão

O que começa com N, narizinho e narigão

O que começa com O, olho, onze e oração

O que começa com P, piniquinho, pinicão

O que começa com Q, quarta, quinta, sexta não

A e i o u Ba be bi bo ó Ca ce ci co ó Da de di do ó

O que começa com R, rabanada e requeijão

O que começa com S, sapo, sopa e salsichão

O que começa com T, talharim e tubarão

O que começa com U, urubu e não sei não

O que começa com V, vaca, vela e violão

O que começa com X, xixi, Xuxa e xuxuzão

O que começa com Z, zero, zorro e zangadão

Eu acho que já sabe ler Quem cantar essa canção

Repetir a música para que os alunos cantem novamente, observando a relação da letra e palavras.

b) Após ouvir a música, perguntar aos alunos se sabem quantas letras tem o nosso alfabeto. Convidar os alunos a contar as letras do alfabeto.

c) Apresentar uma faixa contendo as letras do alfabeto (a faixa deverá ter as letras maiúsculas e minúsculas, assim como em letra palito e cursiva), a fim de que os alunos possam identificá-las. Ir apontando as letras fora de ordem para que os alunos tentem identificar cada letra apresentada.

d) Colocar as letras do alfabeto maiúsculas e palito (recortadas em material resistente) dentro de uma sacola de pano. Os alunos, um a um, deverão de olhos vendados, tirar uma letra e tentar adivinhar qual é a letra usando apenas o tato. (Essa é uma atividade em que todos os alunos devem participar, e não apenas sortear alguns)

2° momento:

e) Usando revistas ou jornais, pedir aos alunos que recortem as letras do alfabeto e colem na ordem alfabética.

f) Distribuir uma cartela em branco, contendo 9 espaços. Pedir que os alunos escrevam as letras do alfabeto que quiserem. Realizar um sorteio com as letras e o aluno que tiver escrito a letra sorteada, marcará um x. O jogo terminará quando todos tiverem marcado todas as letras em sua cartela.

g) Observando os seus crachás, os alunos deverão perceber as letras que formam o seu primeiro nome. Identificar a primeira letra. Formar grupos a partir da letra inicial de cada nome. Observar qual grupo possui o maior número de alunos. Verificar se há alguma letra que ficou sem aluno.

h) Escrever o seu nome na folha. Colar palitos de picolé de acordo com o número de letras de seu primeiro nome. Contar o número de letras e escrever o numeral correspondente.

3° momento:

h) Conversar com os alunos sobre a importância das letras do alfabeto. Precisamos delas para formar palavras e frases.

i) Pedir aos alunos que escrevam o nome de um colega na folha ofício. (para isso, ele poderá usar o crachá do colega para fazer a cópia).

Grifar a letra inicial do nome do colega e contar o número de letras desse nome. Verificar se o nome do colega tem mais ou menos letras que o seu próprio nome.

j)Posteriormente, abaixo do nome, o aluno deverá escrever uma frase com o nome do colega, acompanhado de um desenho que corresponda à frase elaborada. Essa folha será entregue ao colega, como um cartão de amizade.

Exemplo:  (colega Pablo)

PABLO gosta de jogar bola na quadra.

(Desenho)

Recursos Complementares

Como atividade complementar a esse trabalho com letras e nomes, poderá ser ouvida a música "Gente tem sobrenome", de Toquinho, a partir do link:

http://vagalume.uol.com.br/toquinho/gente-tem-sobrenome.html (acesso em 05/04/2010)

Avaliação

A professora deverá observar a participação dos alunos, verificando se foram capazes de cantar a música do alfabeto, se identificaram as letras apontadas aleatoriamente, se conseguiram participar do jogo, marcando todas as letras que foram faladas pela professora.

Deverá também avaliar se os alunos conseguiram identificar a quantidade de letras do alfabeto, os diversos tipos de letras. Além disso, verificar se eles foram capazes de identificar a letra inicial de seus nomes, formando os grupos por letras, reconhecendo que precisamos das letras para formar palavras e frases.

Verificar, ainda, se os alunos conseguiram recortar as letras do alfabeto e as colou na ordem alfabética, assim como se conseguiram escrever seus nomes identificando o número de letras e fazendo a colagem correspondente.