Portal do Professor

Início do Conteúdo

Jogos e brincadeiras populares

Autor e Co-autor(es)

Marcelo da Cunha Matos imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO SANTO INACIO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer jogos e brincadeiras populares e antigas características da cultura corporal do corpo discente em questão.

Fomentar a prática lúdica em momentos de lazer.

Entrevistar pais e avós.

Duração das atividades

50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Cada vez mais as crianças têm se ocupado com momentos de lazer que não sejam atividades corporais. O ócio nesta idade, além de uso indiscriminado de jogos eletrônicos e afazeres como curso de inglês, música etc, ganham espaço e tiram o tempo livre de brincadeiras e movimentos básicos para o corpo.

Assim, a Educação Física nos anos inicias deve se preocupar em fomentar, explorar e apresentar jogos e brincadeiras lúdicas que sensibilizem a criança para o exercício físico, alimentando a cultura popular de jogos.

Atividade 1:
Os alunos serão estimulados através de uma roda de conversa a dizer quais jogos/brincadeiras eles conhecem atualmente e que eles usualmente praticam. Nessa roda, será votado duas a três brincadeiras para serem praticadas naquela aula.

Atividade 2:
Após a aplicação dos jogos/brincadeiras, os alunos retornam à roda de conversa para dizer o que acharam. De acordo com os comentários, serão propostos reflexões sobre o ocorrido como, por exemplo, mudança nas regras, diminuição ou aumento do espaço físico para a prática, mudança de materiais etc.

Atividade 3:
Nesta mesma roda de conversa (sobre esta roda, sugiro que esta seja no mesmo espaço que foram feitas as atividades), será questionado pelo professor se seus pais e avós praticavam as mesmas atividades.

Atividade 4:
Após isso, no final da aula, os alunos receberiam uma ficha com um breve texto contendo informações que os estimulassem a perguntar em casa as três atividades que seus pais e/ou avós mais gostavam de fazer quando tinham a idade deles. Os alunos, então, escreveriam nesta ficha e trarão na próxima aula.
 

Atividade 4:
As atividades (principalmente as desconhecidas pela turma) posteriormente seriam praticadas em aula.

Recursos Complementares

Músicas em CD com cantigas de roda e brinquedos cantados. Por exemplo:

1)
ESCRAVOS DE JÓ
JOGAVAM CAXANGÁ
TIRA,PÕE, DEIXA FICAR
GUERREIROS COM GUERREIROS
FAZEM ZIGUE,ZIGUE,ZÁ

http://www.youtube.com/watch?v=2RBVi4b3dQw
 

2)
Atirei o pau no gato-to
Mas o gato-to
Não morreu-reu-reu
Dona Chica-ca
Admirou-se-se
Do berro
Do berro que o gato deu:
Miau!

http://www.youtube.com/watch?v=0hhz7KSEIAE

 

3)
Fui no Tororó beber água não achei
Achei linda Morena

Que no Tororó deixei
Aproveita minha gente
Que uma noite não é nada
Se não dormir agora
Dormirá de madrugada

Oh ! Dona Maria,
Oh ! Mariazinha, entra nesta roda
Ou ficarás sozinha

Fui no Tororó beber água não achei
Achei linda Morena
Que no Tororó deixei
Aproveita minha gente
Que uma noite não é nada
Se não dormir agora
Dormirá de madrugada

Oh ! Dona Maria,
Oh ! Mariazinha, entra nesta roda
Ou ficarás sozinha

http://www.youtube.com/watch?v=DqWG-gb0Dwo
  

Material como jogos antigos de tabuleiros, peões, jogos de dama, etc.

Avaliação

Devem ser organizadas as ideias trazidas pelos alunos , tais como:

- Qual jogos foram selecionados?

- Qual desses jogos são antigos e que a turma não conhece?

- Quais usam materiais diferentes?

- Quais podem ser jogados na rua, em casa ou na escola?

- É possível achar ou comprar algum desses jogos?