Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
1 ª aula: O professor iniciará a aula sobre prepósições de lugar utilizando os próprios objetos existentes em sala de aula, dentre eles, o próprio material escolar dos alunos, para fazer demonstração da localização desses materiais com relação a outros objetos existentes na classe. O professor aproveitará esse momento para escrever no quadro as preposições de lugar, falando em voz alta e pedindo para que os alunos também pronunciem essas palavras que estão sendo escritas no quadro.
Em seguida o professor fará algumas perguntas para os alunos como: Where is the pencil? Os alunos deverão responder: The pencil is beside the desk. O professor fará outras perguntas até incluir todas as preposições estudadas. Após isso, o professor mostrará um desenho de uma sala de aula e pedirá que os alunos o ajudem a construir frases acerca do desenho. Em seguida os alunos serão incentivados a construirem um pequeno texto envolvendo as frases que foram feitas a partir do desenho.
Recursos :objetos de sala de aula, desenho figurando uma sala de aula, material escolar dos alunos etc.
2ª aula: Na sala de informática: o próximo passo será solicitar aos alunos que criem no Tuxpaint seus próprios desenhos, de modo que possibilitem identificar as preposições de lugar estudadas e, a partir do desenho, demonstrar que são capazes de criar frases incluindo as preposições estudadas utilizando .as ferramentas do Tuxpaint. O vocabulário será aquele já estudado anteriormente (por exemplo, frutas e objetos do cotidiano dos alunos)
Recursos utilizados: as anotações de aula dos alunos; livro didático de inglês; computador e as ferramentas do Tuxpaint (carimbos, formas, texto, etc).
Exemplo de uma atividade esperada: