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CONTAR E RECONTAR OBJETOS REAIS (CONCRETOS).

Autor e Co-autor(es)

Luciana Lacerda de Castro imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir a habilidade de contagem fazendo seqüência termo a termo.     Saber contar – recitar a seqüência das palavras-números fazendo a sincronização entre a recitação e o gesto da mão; saber enumerar – atribuir um número para cada objeto contado, estabelecendo a relação de inclusão, para compreender o numero cardinal; saber ordenar certo número de objetos, definido pelo número natural.

Duração das atividades

2 aulas de 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Contagem oral.

Estratégias e recursos da aula

Atividade -   Verificar o repertório de contagem das crianças  

 1º Momento – O professor inicia a aula questionando quantas crianças tem em sua sala de aula. Nesse momento, convida uma criança para realizar a contagem dos colegas presentes em sala, de modo que a sua fala acompanhe o número de criança.  

 Obs: É importante ressaltar que para contar é melhor seguir uma ordem, é preciso  saber que cada objeto deve ser contado uma só vez. Então, para a  organização do pensamento da criança na execução da atividade ela devem seguir alguns comandos como: ·    

  •   Construir fileiras ou círculos com os objetos ou com o próprio corpo; ·     
  •   Estabelecer uma ordem de onde começa e onde termina; ·        
  •  Compreender que um objeto só deve ser contado uma única vez.  

 

2º Momento-  Utilizar o jogo para representar e incluir os numerais

  As crianças constroem conceitos numéricos por meio das relações mentais, mas é necessário construir mentalmente a ordem para depois fazer a inclusão hierárquica. Partindo desse principio, o professor orienta a utilização do jogo do boliche,  para ajudar a cada criança a desenvolver a capacidade de fazer  relações de inclusão. Assim, para desenvolver essa atividade é necessário: a) explicar a regra do jogo; b) contar a quantidade de pinos;  c) explicar que cada criança participará uma única vez; d) memorizar a quantidade de pinos derrubados; e) registrar no caderno com desenho e com o símbolo numérico.  

 

 3º Momento-  Refletir quanto vale cada número  

 O professor e as crianças constrói uma tabela no quadro para o registro das quantidades. Com desenho e numeral as crianças registram a quantidade de pontos do grupo de três, escreve seu nome e dos colegas participantes. Como pode ser observado no quadro a baixo, o resultado desse grupo:  

 

nome da criança

Registro com desenho

Registro com numeral

Carla

5

Vitória

6

André

1

 

 

O professor  problematiza com o grupo, fazendo alguns questionamentos pertinentes: Organize os pinos derrubados por Vitória;  A aluna conta e afirma que o total de pinos é seis. Então, pergunta-se o que é seis?  Assim, procede com a quantidade dos outros membros. É importante ouvir para compreender o pensamento da criança e ajuda-la a organizar mentalmente o conceito da quantidade. É necessário  orientar as crianças para espalhar caixinhas com diferentes dimensões de modo numerada de 1 a 6 de modo que uma fique incluida na outra. Cada grupo vai incluindo as caixinhas numeradas até preencher a caixa 6.  Assim, osalunos podem compreender que o seis  inclui os demais número menores, ou seja, perceber que o número 1, 2,3, 4,5 estão incluídos no número 6. Como segue no exemplo abaixo:

 http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2000/01/images/a8c.gif 

 

Recursos Complementares

 COLL, C.; TEBEROSKY, A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1ª a 4ª serie. São Paulo: Editora ática, 2000.

Avaliação

A avaliação dá-se antes do processo de ensino-aprendizagem para fazer o diagnóstico do nível inicial das crianças e oferecer condições ao professor para criar estratégias de ação; durante o processo de aprendizagem para verificar como as crianças vão se apropriando das estratégias de contagem e no final da aula para analisar se as crianças conseguiram recitar a seqüência numérica de forma articulada; realizaram atividades demonstrando a relação de inclusão; compreenderam a lógica do número cardinal.