Portal do Professor

Início do Conteúdo

Conhecendo a Ginástica Rítmica e introduzindo o elemento corda (aula 1)

Autor e Co-autor(es)

Miguel Victor Neves Saraiva imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o histórico da modalidade, Ginástica Rítmica, através de uma explanação do tema feito pelo professor.

Vivenciar o elemento corda e suas especificidades através das atividades desenvolvidas nas aulas.

Criar movimentos diferenciados, percebendo as dificuldades na execução de cada movimento.

Duração das atividades

50 minutos/1 aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

O professor iniciará esta aula, explanando para os alunos, um pouco da origem das regras e das categorias da Ginástica Rítmica. Com isso, ele explicará para os alunos que serão trabalhados os cincos aparelhos da Ginástica Rítmica (corda, bola, arco, fita e massa). E o primeiro elemento a ser trabalhado nesta aula será a corda.

Após essa breve explanação, o professor distribuirá uma corda para cada aluno e deixará que cada um experimente-a como desejar, pois é importante que o aluno antes de realizar os movimentos pedidos pelo professor, se familiarize com o objeto apresentado a ele.

DICA: Se o professor não tiver uma corda para cada aluno ele poderá dividir a turma em duplas ou trios e um determinado tempo para o aluno utilizar a corda. 

Depois o professor colocará alguns desafios para serem feitos, onde os alunos realizarão movimentos com a corda aberta e dobrada, presa em uma e nas duas mãos, em direções diferentes, sobre diferentes planos, com e sem deslocamento e com apoio sobre um e os dois pés. Dependendo do nível de habilidade inicial da turma, o professor poderá estimular também que os alunos lancem e recuperem  a corda, executando saltos, giros, ondulações e equilíbrio. Lembrando sempre que o principal elemento corporal da corda é o salto.

Em seguida, o professor dividirá a turma em grupos de cinco alunos e distribuirá uma corda grande para cada grupo. Dois alunos segurarão a corda, um em cada ponta, e outro aluno ficará no meio, pulando a corda rodada pelos dois colegas. O desafio final para cada grupo, será que os três alunos que não estão rodando a corda, pulem ao mesmo tempo, entrando um de cada vez.

Fonte: http://sp5.fotologs.net/photo/21/53/45/_zezih/1196965015_f.jpg 

Para finalizar a aula, o professor colocará um "pique-bandeira", mas no lugar das "bandeiras" o professor colocará na área de cada equipe uma corda grande e uma pequena. E marcará ponto a equipe que conseguir chegar na área do adversário, sem ser tocado pela outra equipe, e cumprir com os desafios propostos pelo professor. Esses desafios poderiam ser o seguinte: realizar 10, 15 ou 20 pulos com a corda seguidos;  dois alunos pularem 10 vezes juntos a corda, pular a corda e encostar 3 vezes a mão no chão, realizar 10 pulos com a corda num pé só, etc.

Dica: Para evitar confusão, o alunos que não conseguir na primeira tentativa, deverá retornar ao seu campo, para depois tentar novamente.

No final da aula o professor reunirá os alunos para uma avaliação.

Recursos Complementares

Avaliação

No final da aula o professor irá fazer alguns questionamentos:

1- Onde teve origem o termo Ginástica Rítmica?

2- Em que ano a Ginástica Rítmica foi introduzida nas olimpíadas?

3- Quais são os aparelhos que constituem a Ginástica Rítmica?

4- Quais foram os movimentos realizados com a corda nesta aula?