Portal do Professor

Início do Conteúdo

Blog da turma: os comentários enquanto textos de opinião

Autor e Co-autor(es)

Thyago Madeira França imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • participar dos debates sobre temáticas relacionadas à realidade socioeconômica da turma;
  • produzir um texto de opinião;
  • produzir comentários sobre as discussões (fóruns) empreendidas no blog;
  • participar dos debate sobre os comentários do blog, tomados enquanto pontos de vistas diferentes sobre o assunto dos fóruns.

Duração das atividades

4 horas/aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, as atividades aqui propostas são concatenadas com a aula denominada “Vamos criar um blog da turma?”. Nesse sentido, é importante que você acesse-a para um melhor desempenho das atividades.

Para a efetivação desta aula, é necessário que professor e aluno tenham construído um blog para a turma, bem como dominado o funcionamento das ferramentas disponíveis nesse recurso multimídia de produção textual.

Você poderá criar um blog a partir dos sites:

1- https://www.blogger.com/start (consideramos esse o melhor)  

2- http://blog.uol.com.br/stc/passeio_virtual_1_1.html  

3- http://www.uniblog.com.br/  

 

Também é importante que você faça uma revisão sobre o gênero texto de opinião. Traga revistas e jornais para a classe e explicite as principais características desse gênero.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

Desenvolvendo o debate na turma

O primeiro passo a ser tomado é expor a(s) temática(s) que serão discutida. Procure escolher assuntos que façam parte da realidade social, histórica, ideológica dos alunos. Por exemplo:

  1. O uso dos celulares na escola;
  2. violência escolar;
  3. a internet como suporte para trabalhos escolares.

Para desenvolver o debate em sua turma, você poderá proceder de duas formas:

1- Dividir a turma em dois grupos, sendo um a favor e um contrário ao assunto em debate;

2- construir os grupos a partir do posicionamento real dos alunos frente à temática.

Cada forma de dividir a turma tem seus pontos negativos e positivos.

Se você escolher a primeira opção, terá dois grupos matematicamente divididos. Entretanto, é possível que componentes sejam obrigados a defender posicionamentos que não concordam.

Se você selecionar a segunda opção, terá grupos desproporcionais (quanto à quantidade de componentes), mas serão grupos que defenderão um posicionamento em que acreditam.

Após a construção dos grupos, inicie os debates, organização as argumentações por meio de inscrições. Todos os alunos devem argumentar.

É interessante que cada argumentação seja seguida de uma contra-argumentação de um componente do grupo antagônico. Assim, um aluno argumenta a favor do assunto em debate e, posteriormente, outro expõe argumentos contrários à temática.

Você deve organizar as falas de modo que todos participem dessa produção oral-argumentativa.

 

 

ATIVIDADE 02

Redigindo um texto de opinião

A atividade de produção de texto deve ser desenvolvida individualmente.

Proponha que os alunos produzam, em sala, um texto com os principais argumentos selecionados, a partir do debate empreendido na turma (atividade anterior). É possível que algum deles tenha mudado a sua opinião acerca do assunto após o debate. Deixe-os argumentar sobre essa nova forma de pensar.

Sorteie/escolha alguns alunos para lerem seus textos em voz alta para toda a turma.

Se julgar necessário, aproveite a correção dos textos para apontar incoerências relativas à linguagem, ortografia e sintaxe. No entanto, não perca o foco da atividade em questão.

 

 

ATIVIDADE 03

Transformando os textos de opinião em comentário para o blog da turma

Os alunos já participaram do debate e já produziram um texto de opinião. Agora eles transformarão tais produções em comentários para serem postados no blog.

Nessa etapa da aula, você deverá levar os alunos para o laboratório de informática.

Antes da aula, você deve acessar o blog e inserir um post que disserte de forma imparcial sobre a temática discutida. Seu post será o texto motivador para os comentários que serão produzidos pelos alunos.

Organize-os em duplas ou trios. Cada grupo deverá:

  • Selecionar de sua produção de texto, dois argumentos para serem colocados no blog da turma;
  • considerar a brevidade como característica dos comentários inseridos em um blog
  • sintetizar os argumentos escolhidos para o post;
  • postar dois comentários no blog.

 

ATIVIDADE 04

Visualizando o blog e debatendo sobre os comentários

Ainda no laboratório de informática, acesse o blog da turma que, agora, já possui todos os textos inseridos pelos alunos. Mostre para eles como seus comentários ficam relacionados àquele post inserido por você.

Demonstre aos alunos a disposição dos comentários no blog. Como esses comentários ficaram atrelados àquele período imparcial que dissertava sobre a temática construído pelo professor.

Conclua a atividade com um debate. Peça aos alunos que:

  • Se organizem em grupos com quatro componentes
  • se expressem em relação às atividades produzidas no blog;
  • falem sobre a relação construída entre o texto de opinião e o post;
  • indiquem temáticas que poderão ser debatidas diretamente no blog.

Recursos Complementares

Professor,

Para ampliar o seu conhecimentos e o dos alunos acerca do texto de opinião, bem como os diferentes efeitos de sentido que um mesmo fato pode ter, indicamos duas teleaulas do Telecurso 2000:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=WJb2b2G4cbs  
  2. http://www.youtube.com/watch?v=5v5ipNk5ID Y 

Avaliação

AVALIAÇÃO

As atividades propostas na presente aula podem ser avaliadas, mediante a constatação se os alunos:

  • Desenvolveram a argumentação oral acerca das temáticas discutidas em classe (participação ativa nos debates);
  • organizaram os argumentos debatidos em uma produção de texto escrita (texto de opinião);
  • sintetizaram e adequaram os argumentos para as características de um "post";
  • produziram posts e comentários para o blog.