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Você é... O que você come!

Autor e Co-autor(es)

Maura Gislaine Barros imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E E FUND MEDIO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar alimentos saudáveis;
  • Compreender a necessidade da prática da atividade física;
  • Observar como a alimentação saudável colabora para a saúde;

Duração das atividades

2 horas-aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Importância da boa alimentação para saúde.

 

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICI AL

Todas as pessoas, independente de credo, raça ou classe social, precisam de comida para viver, sem ela não conseguimos sobreviver, mas se comemos muito e demasiadamente errado podemos estar morrendo aos poucos, pois a má alimentação também colabora para desenvolvermos problemas de saúde.

Neste momento é importante perceber o que os alunos já sabem sobre alimentação saudável, suas dúvidas e curiosidades, ou seja, um momento de dicussão inicial com a turma. O professor poderá anotar no quadro ou no próprio caderno, pois a idéia neste momento é levantar o conhecimento do cotidiano, do senso comum, para, após a aula, fazer a verificação sobre o que realmente foi apropriado pelos alunos.

PROBLEMATIZAÇÃO

Será que realmente somos o que comemos? Será que os alimentos podem ajudar ou prejudicar sua saúde?

Apresente aos alunos algumas imagens que demonstrem como pode ser nossa alimentação.

Neste momento poderá ser utilizado o data show, caso não tenha este equipamento as imagens poderão ser salvas no pendrive e utilizar em TV ou DVD,  ou ainda apresentá-las aos alunos no laboratório de informátrica, utilizando o computador (salvar as imagens em formato de slides apresentar aos alunos) ou se for mais simples imprima algumas imagens e distribua aos alunos para que possam refletir sobre o assunto.

ROSACLUBE: http://rosaclube.files.wordpress.com/2008/07/salada3.jpg acesso em 02/04/2010. 

 

OMARTELO.COM: http://www.omartelo.com/omartelo4/gorda_ok.jpg acesso em 02/04/2010. 

Sugestões de imagens:

WORDPRESS.COM: http://carinatafas.files.wordpress.com/2008/07/comendo-hamburger.jpg acesso em: 22/04/2010. Adolescente comendo hamburguer. 

ESTADAO.COM.BR: http://www.estadao.com.br/imagens/l100/chloe.jpg acesso em: 22/04/2010. Adulto com uma barra de chocolate. 

DREAMSTIME.COM: http://thumbs.dreamstime.com/thumb_238/1203170491G0XDlV.jpg acesso em: 22/04/2010. Adulto comendo salada. 

GOMUS.COM.BR: http://gomus.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/01/apples_01.jpeg acesso em: 22/04/2010. Pratos com frutas. 

Questões para discutir:

  1. O que cada um entende por alimentação saudável?
  2. Será que só comer frutas e verduras torna as pessoas mais saudáveis? Isso traz melhor saúde?
  3. Como é sua alimentação?
  4. Até que ponto você considera-se saudável na alimentação?

INSTRUMENTALIZAÇÃO

Quando o francês Jean Anthelme Brillat-Savarin disse: “diga-me o que comes e eu te direi o que és", referia-se, sobretudo, aos prazeres de uma boa refeição.

Para o bem e para o mal, alguns alimentos passaram a ser vistos como "venenos" e outros, como "remédios". Entre os dois extremos, estamos nós, tentando balancear nossa alimentação, procurando melhorar nossa saúde por meio dos alimentos. Mas isso nem sempre acontece, e, muitas vezes, acabamos não resistindo aos alimentos não tão saudáveis e prejudicando a nós mesmos. Isso seria diferente se entendessemos que, quando nos sentamos à mesa, nos alimentamos por motivos que vão além da nutrição pura e simples. Deveriamos nos lembrar sempre que ao nos alimentarmos estamos também: degustando iguarias, compartilhando momentos com nossos amigos, participando de celebrações ou cerimônias familiares.

ATIVIDADE 1

  • Peça para que cada aluno faça duas relações: uma contendo alimentos que considerem saudáveis e outra com as ditas guloseimas que cada um consome diariamente ou semanalmente.
  • Após realize com o grupo a comparação dos cardápios de cada aluno.
  • Será que estamos nos alimentando de maneira correta?
  • Questione sobre o que entendem por alimentação correta. Após uma breve discussão apresente aos alunos a nova pirâmide alimentar.

DIETACERTA: http://dietacerta.files.wordpress.com/2008/12/piramidealimentar1.jpg acesso em: 02/04/2010. 

  • Peça para que cada aluno compare as porções propostas na pirâmide para cada tipo de alimento e compare com as porções consumidas por cada um diariamente.
  • Será que cada um está se alimentando de maneira correta?
  • Peça para que os alunos tragam rótulos de alimentos consumidos pelas famílias.
  • Vamos observar quantas calorias cada um está consumindo diáriamente e realizar comparação com as necessidades diárias.

Professor não esqueça de mostrar aos alunos que a base da pirâmide é reforçada pela prática de atividade física, que esta aliada a uma alimentação saudável nos trará qualidade de vida.

O recurso a seguir tem como principal objetivo a aprendizagem sobre os alimentos e suas diversas origens.

Jogo da Pirâmide dos Alimentos 

Clique nos alimentos da esteira e arraste-os até o seu devido lugar na pirâmide. Cada acerto vale 1 ponto. Você tem um minuto e meio para completar a tarefa. Boa sorte!

ATIVIDADE 2

  • Em forma de desenho (poderá ser usado o mesmo modelo da Pirâmide Alimentar) cada aluno deverá representar como é feita a sua alimentação, ou seja, cada um deverá montar cardápio individual. (Após produção dos desenhos e conversa com a turma sobre o que fazer para ter uma boa alimentação os desenhos podem ser fixados no mural da sala/escola).
  • Peça para que os alunos conversem com seus familiares sobre como é feita a escolha dos alimentos que são consumidos pela família.
  • Apenas uma pessoa está envolvida na preparação dos alimentos ou cada um decide o que realmente deseja consumir?
  • O que cada pessoa da família entende por alimentação saudável?
  • Todos acreditam estar comendo de maneira saudável?
  • O que cada um pode fazer para melhorar sua alimentação ou a alimentação em família?

ATIVIDADE 3

  • Divida a turma em grupos.
  • Cada grupo deverá montar uma história em quadrinhos usando o tema - Você é... O que você come...
  • No laboratório de informática o professor poderá orientar para que os alunos montem suas histórias. Podemos utilizar o HagáQuê, um editor de histórias em quadrinhos de fácil utilização e manuseio, podendo ser usado por qualquer criança em idade escolar. Disponível em:  http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/  acesso em: 03/04/2010.  
  • Após a produção das histórias, os alunos podem trocá-las para que todos possam conhecer a produção dos companheiros.

CATARSE

O jogo a seguir tem como objetivo reconhecer problemas resultantes da má alimentação.

O poder dos alimentos 

A atividade consiste num jogo, em que o aluno ultrapassa as fases eliminando os adversários. Para isso, ele deve se alimentar com alguns alimentos presentes em cada fase, que tem o poder de combater alguns males, por exemplo, na primeira fase, o aluno conta com a ajuda do espinafre para vencer a anemia.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Acompanhe os alunos ao refeitório da escola para que possam conversar sobre a escolha dos alimentos ali servidos e como é feita a escolha do cardápio.

Neste momento também poderá ser realizada uma palestra com nutricionista, com a intenção de discutir questões sobre alimentação saudável.

Recursos Complementares

UNICAMP: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ - Editor de histórias em quadrinhos. acesso em: 03/04/2010. 

ALIMENTACAOSAUDAVEL.ORG: http://www.alimentacaosaudavel.org/Guia-Nutricional-Alimentos.html - Guia Nutricional de Alimentos, encontre aqui os alimentos mais saudáveis do mundo. acesso em: 04/04/2010. 

CINEPOP.COM.BR: http://www.cinepop.com.br/filmes/walle.htm - Filme: Walle - trata da questão da falta de atividade física, podendo ser usado como gancho para esta aula. 

 

Avaliação

Para a avaliação deverão ser observados:

  • A argumentação apresentada nos momentos de discussão.
  • Comportamento e respeito à opinião dos colegas.
  • Os conceitos construídos a partir da aula.
  • A participação e colaboração nas atividades em grupo.
  • A criatividade na realização das atividades propostas.