Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Formação territorial brasileira |
O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, sendo que muitos de seus rios destacam-se pela extensão, largura e profundidade. Em decorrência da natureza do relevo, predominam os rios de planalto que apresentam em seu leito rupturas de declive, vales encaixados, entre outras características, que lhes conferem um alto potencial para a geração de energia elétrica. Dentre os grandes rios nacionais, apenas o Amazonas e o Paraguai são predominantemente de planície e largamente utilizados para a navegação. Os rios São Francisco e Paraná são os principais rios de planalto.
Estudar e conhecer as bacias brasileiras é muito importante, já que esta é a unidade físico-territorial para o planejamento e o gerenciamento dos recursos hídricos, como estabelecido nas Leis 9.433/97 e 7.663/91. Na bacia ocorrem as interações entre os elementos naturais e sociais que a constituem e que estão estruturados e intrinsecamente relacionados entre si. Isso significa que, o que ocorrer a qualquer um deles, terá reflexos sobre os demais. Desta forma, tudo o que ocorre na bacia hidrográfica repercute direta ou indiretamente nos rios e na qualidade e quantidade das águas e reflete de maneira indireta ou direta nas populações que a bacia abriga.
Caro docente, para saber mais visite o link abaixo:
www.asfagro.org.br/trabalhos_tecnicos/conservacao_de_solo_e_microbacias/a_bacia_hidrografica.pdf
Antes de iniciar os trabalhos, tenha em mente que o conteúdo "bacias hidrográficas" abrange conhecimentos inter-relacionados e aspectos complexos, como a disponibilidade e o uso da água, a importância ambiental, econômica, política e social dos rios que formam as principais bacias hidrográficas brasileiras.
Aula 01
Professor, inicie sua aula estabelecendo as “premissas de partida” (são as considerações teoricas iniciais , sem as quais não ser possível trabalhar)
A importância da água para a vida terrestre é inegável. Não há ser vivo sobre a face da Terra que possa prescindir de sua existência e sobreviver. Mesmo assim, outros aspectos desta preciosidade também podem representar sérios riscos à vida.
As águas utilizadas para consumo humano e para as atividades sócio-econômicas são retiradas de rios, lagos, represas e aqüíferos, também conhecidos como águas interiores.
A principal fonte de ág uas doces no planeta localiza-se no escoamento de águas da superfície. A distribuiçã ;o destas águas superficiais é extremamente desigual na Terra; mais da metade do escoamento ocorre na Ásia e América do Sul. Portanto, o Continente Sul Americano e o Brasil apresentam uma das maiores reservas de águas interiores do planeta. Estas reservas têm uma enorme importância ecológica, econômica e social.
Para aprofundamento dessas questões sugere-se a leitura coletiva na sala do seguinte link:
www.rededasaguas.org.br/bacia/bacia_03.asp.
Use-o no sentido de garantir que os conceitos de partida tenham sido apreendidos para a compreensão do tema. Assim a primeira aula deverá contemplar o aporte conceitual básico para a compreensão da questão água.
Proponha o estudo dirigido dessa temática. Leitura em conjunto onde cada um lê um parágrafo e o professor vai complementando as leituras com explicações, quando for o caso.
Depois peça que eles conceituem:
• Bacias hidrográficas?
• Afluentes?
• Disponibilidade hídrica?
• Ciclo hidrológico?
O docente é livre para criar outras perguntas para orientar o debate sobre o tema. Peça que eles redijam as respostas em casa e/ou criem um fórum virtual para isso.
Aula 02
Sugere-se que a presente aula seja estruturada na forma de projeto "Rios do Brasil - bacias hidrográficas brasileiras" que tem como objetivo disponibilizar para o aluno e para a comunidade conhecimentos sobre nossas bacias hidrográficas.
Recomenda-se, como ponto de partida, a leitura de textos sobre as bacias brasileiras, como “Bacias hidrográficas brasileiras”, disponível em:
www.rededasaguas.org.br/bacia/bacia_03.asp
Divida a sala em grupos e faça um sorteio de quais bacias eles irão trabalhar. Sugere-se que os grupos sejam divididos pelas bacias brasileiras:
• Bacia Amazônica,
• Bacia do São Francisco,
• Bacia do Tocantins-Araguaia
• Bacia Platina.
Feita essa divisão, leve seu alunos para o laboratório de informática e oriente a pesquisa de seus alunos para as bacias em estudo. Cada grupo será responsável pela pesquisa de uma bacia hidrográfica.
Cada grupo, além de pesquisar os dados referentes à bacia hidrográfica estudada, deverá identificar a importância e o uso daquela bacia para a região onde se encontra. Deverá descobrir quais as vantagens econômicas, sociais, culturais dessa bac ia, bem como os problemas que a afetam
Os resultados dessa pesquisa devem ser divulgados de forma eficiente: aos alunos caberá a criação de estratégias de apresentação desse contéudo. Podem ser utilizadas, por exemplo, maquetes, dramatização, apresentação de slides ou cartazes sobre o assunto, fóruns virtuais;
Sugere-se pesquisar o site Ibge Teens, disponível em:
www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/index.html
Aula 3
Professor identifique ao rios/córregos, lagoas que existem em sua cidade. Organize um debate a partir das seguintes questões:
• Quais são os rios que os alunos conhecem?
• Qual a relação que o homem estabelece com esses rios? (Por exemplo, energia elétrica, transporte, pesca, lazer...)
• De onde vem a água que bebemos e utilizamos para nosso dia a dia?
• Onde ficam as represas que abastecem nosso consumo?
• Que rios abastecem essas represas?;
Professor, procure “desenhar’ um esquema no quadro negro que evidencie o rio que está sendo falado (seu curso, sua utilização, etc).
Se houver um mapa da região, para identificação desse mesmo rio, seria excelente. Conduza os alunos a perceberem a inserção desse rio em alguma bacia e principalmente seu uso.
Peça aos alunos que respondam as questões elucidadas na discussão orientada em um texto produzido como “dever de casa”.