Portal do Professor

Início do Conteúdo

A defesa no Voleibol

Autor e Co-autor(es)

Ricardo lucas da Rocha imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer e vivenciar as técnicas de execução da defesa para alcançar um maior domínio da bola;

Desenvolver a execução da defesa;

Compreender o objetivo da defesa para a dinâmica do jogo de voleibol.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento.

Estratégias e recursos da aula

Aula 01

Espaço: quadra, pátio da escola, sala de aula ou laboratório de informática   

Material: livros, revistas, cartazes e artigos do voleibol

O professor vai trabalhar junto com a turma algumas definições da defesa no voleibol:

www.cbv.com.br  

DEFINIÇÃO:

A defesa é a ação de recuperar as bolas vindas do ataque adversário que ultrapassam o bloqueio e de criar condições para o contra-ataque. É um dos fundamentos mais difíceis, exigindo concentração, coragem, agilidade, habilidade e técnica. As defesas e suas quedas imprimem à dinâmica e o espírito de luta do voleibol.

O tipo de defesa mais usado é a manchete .

Para sua execução, a defesa exige um conjunto de técnicas que têm por objetivo evitar que a bola toque a quadra após o ataque adversário. Além da manchete e do toque, algumas das ações específicas que se aplicam a este fundamento são:

Peixinho 

O jogador atira-se no ar, como se estivesse mergulhando, para interceptar uma bola, e termina o movimento sob o próprio abdômen.

www.cbv.com.br  

Rolamento

O jogador rola lateralmente sobre o próprio corpo após ter feito contato com a bola. Esta técnica é utilizada especialmente para minimizar a possibilidade de contusões após a queda, que é o resultado da força com que uma bola fora cortada ou largada pelo adversário.

  

www.cbv.com.br  

Espalmar a bola

O jogador acerta a bola com as duas mãos abertas sobre si mesmo, como um goleiro. Esta técnica é empregada, especialmente, para interceptar a trajetória de bolas que se encontram a uma altura que não permite o emprego da manchete, mas para as quais o uso do toque não é adequado, pois a velocidade é grande demais para a correta manipulação com as pontas dos dedos.

Aula 02

Espaço: quadra, pátio da escola, sala de aula ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade  

Material: bolas de vôlei  

Atividade 1

Um aluno lança a bola para cima e ataca diretamente no colega. Este faz a movimentação básica de defesa e devolve para o colega utilizando a manchete.

Atividade 2

Um aluno lança a bola para cima e ataca, alternando o ataque para o lado direito e  para o lado esquerdo do colega. Este faz a movimentação básica da defesa e devolve a bola para o colega utilizando a manchete.

Alternar os alunos e trocar as funções de quem ataca e defende.

Enfatizar que, no lado direito a perna direita vai mais à frente e no lado esquerdo é a perna esquerda que vai mais à frente.

Atividade 3

Um aluno lança a bola para cima e ataca diretamente no colega duas vezes consecutivas. Este faz a movimentação básica da defesa e devolve a bola para o colega utilizando a manchete.

Atividade 4

Um aluno lança a bola para cima e ataca diretamente no colega. Este faz a movimentação básica de defesa e defende a bola de manchete e devolve a bola de toque.

Aula 03

Espaço: quadra, pátio da escola, sala de aula ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade   

Material: bolas de vôlei  

Atividade 1 

Ataque e defesa

O aluno levanta a bola de toque para o colega que executará o ataque em direção ao aluno que levantou. Depois executará a defesa devolvendo de manchete e  a atividade segue alternando quem levanta, ataca e defende..

Atividade 2

Um aluno localizado na linha de ataque lança a bola para cima e atacará diretamente no colega que se encontra sentado na linha de fundo, que se levantará para executar a defesa. Depois de realizarem a atividade por um tempo determinado pelo professor os alunos trocam de posição.

Atividade 3

Um aluno localizado na linha de ataque lança a bola para cima e atacará diretamente no colega que se encontra deitado sobre a linha de fundo, que levantará para executar a defesa. Depois de realizarem a atividade por um tempo determinado pelo professor os alunos trocam de posição.

Atividade 4

O professor dividirá a turma em dois times e observará se o os alunos entenderam, aprenderam e estão colocando em prática o aprendizado que receberam durante a aula de defesa.

Recursos Complementares

Avaliação

Após o jogo (última atividade) reunir a turma e identificar se compreenderam o que é a defesa e se compreenderam a execução de suas técnicas.

Identificar as principais dificuldades encontradas pelos alunos para executar a defesa.

Apontar os pontos que podem ser melhor trabalhados em outras aulas sobre o tema.

Pedir aos alunos que justifiquem a afirmação de que "o fundamento da defesa contribuiu para melhorar a dinâmica e a forma de jogar da turma".