Portal do Professor

Início do Conteúdo

Os significados dos números

Autor e Co-autor(es)

Gílian Cristina Barros imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Analisar e compreender os vários significados e contextos onde aparecem os números.
  • Reconhecer e saber utilizar, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações.

 

Duração das atividades

3 horas-aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção de ordem, sequência e quantidade.

Estratégias e recursos da aula

Prezado(a) Professor(a)!

Nesta aula pretendemos que os alunos construam, a partir dos significados que os números assumem em cada contexto, o conceito de número.

Prática Social Inicial do Conteúdo

Atividade 01 - Explorando

Solicite aos alunos, que em duplas, no laboratório de informática, explorem e analisem o que cada um dos recursos apresenta quanto ao uso de números.

  Ordenar números1

  Ordenar números2 

Problematização e Instrumentalização

Atividade 02 - Refletindo

Para auxiliar a leitura e análise da exploração, realizada na atividade 01, propomos que os alunos partam dos seguintes questionamentos:

  • De que forma os números são tratados nas atividades propostas nos recursos?
  • Qual a função que os números assumem?
  • O que este tipo de atividade demonstra? Você utiliza essa forma de organização dos números em suas atividades cotidianas?Quais?
  • Quando dispomos os números da forma proposta nos recursos estamos tratando de números cardinais ou ordinais? Caso não consiga responder faça uma breve busca e explique.

Atividade 03 - Aplicando

Enfileirados

Solicite aos alunos que, individualmente, leiam a imagem a seguir e respondam as questões propostas.

Disponível em: <http://betokieling.files.wordpress.com/2009/06/fila22.jpg >

 

a) Qual o número ordinal que indica o lugar da pessoa de terno e bolsa?

b) Qual o número ordinal que indica o lugar da pessoa de salto alto?

c) Qual o número ordinal que indica o lugar da pessoa com a mão no bolso?

d) Qual o número ordinal que indica o lugar da pessoa com a mão na cintura?

e) Qual o número ordinal que indica o lugar da pessoa que não aparece os braços?

Catarse

Atividade 04

Em duplas, no laboratório de informática, solicite aos alunos que realizem as atividades de operação e ordenação dos/com números de acordo com as atividades propostas nos recursos a seguir.

  Animais Matemáticos 5 
È o bicho 

Depois de realizarem a atividade 04, proponha aos alunos que listem e/ou apresentem outros significados que os números podem assumir além de quantidade e ordem (cardinal e ordinal). É possível que assumam outros significados? Quais? Discutam no grande grupo.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
É o bicho Animação/simulação
Animais Matemáticos 5 Animação/simulação
Ordenar números Animação/simulação
Ordenar números Animação/simulação

Recursos Complementares

Avaliação

Prática Social Final

Após a discussão com os alunos sobre os significados dos números solicite que montem um esquema explicativo por meio de cartazes, áudio, vídeo e/ou texto para ser apresentado e disponibilizado para toda escola. Os critérios a serem avaliados serão:

- Capacidade de síntese

- Originalidade e criatividade