Portal do Professor

Início do Conteúdo

Medindo o que não se alcança

Autor e Co-autor(es)

Carlos Alberto Jesus de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Maria Terezinha Gaspar

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

•Reconhecer as relações trigonométricas de seno, cosseno e tangente no triângulo retângulo. •Estabelecer relações entre seno, cosseno e tangente de ângulos notáveis. •Aplicar conhecimentos de trigonometria no cálculo de medidas inacessíveis.

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

•Conceito matemático de razão •Conceito de ângulo agudo •Teorema de Pitágoras •Saberes sócio-culturais sobre o tema

Estratégias e recursos da aula

               Professor, na primeira aula, leve seus alunos ao laboratório de informática e mostre a animação que apresenta a seus alunos uma situação problema que terá de ser usado o recurso da trigonometria para resolvê-lo, para isto, peça a eles que acessem o sítio, http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=ensinar_e_aprender.turbine_interna&id_dica=654 , que mostrará a figura abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1856/imagens/Aula1_Fig1.jpg

               Oriente-os para que avancem somente até o quadro seguinte:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1856/imagens/Aula1_Fig2.jpg

                Em seguida leve seus alunos para o pátio da escola, divida a turma em grupos e proponha como desafio medir a altura de um objeto que não seja acessível, por exemplo:
                     • um poste,
                     • uma árvore, 
                     • o mastro da bandeira da escola
                     • um prédio

                Aproveite a atividade para identificar os conhecimentos dos alunos sobre o tema. 
                Peça aos alunos que registrem as dificuldades encontradas e as sugestões para resolver o problema, façam estimativas, etc. Em seguida cada grupo apresenta suas idéias. 
                Aproveite para explorar os problemas históricos sobre medidas inacessíveis como, por exemplo, medir a altura de uma pirâmide do Egito. 
                Peça aos alunos que consultem seus pais, avós e outras pessoas que eles conhecem sobre como eles resolveriam o problema.
                 Na segunda aula Professor, leve seus alunos novamente para o laboratório de informática e peça que eles acessem o sítio http://www.brasilescola.com/matematica/trigonometria-no-triangulo-retangulo.htm que contêm um texto sobre razões trigonométricas no triângulo retângulo, é fundamental a compreensão da leitura do texto, aproveite este momento para tirar as dúvidas remanescentes, esclareça e dê exemplos de quando se usa o seno, o coseno e a tangente.
                Para aplicar os conhecimentos adquiridos anteriormente retome os problemas propostos na aula passada. Verifique que tipo de estratégias eles sugerem para resolvê-los. Defina com os alunos como vai ser feito o trabalho no pátio.
                 Nesse momento é possível verificar se ainda existem dúvidas sobre os conceitos discutidos na aula.
                 Professor, introduza o teodolito como instrumento que pode ser utilizado para resolver o problema.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1856/imagens/Aula1_Fig3.jpg

               Em seguida retome os grupos da 1ª aula e peça aos alunos para resolverem os problemas que ficaram em aberto, utilizando o teodolito. Professor converse com o Professor de Educação Artística para orientar os alunos na construção de um teodolito, as instruções estão em http://br.geocities.com/proflc/arquivos/teodcaseiro/teodolitocaseiro.htm. Peça a eles para fazerem uma comparação dos valores estimados com os valores calculados utilizando o teodolito.
                 Professor recolha o material produzido pelos seus alunos e utilize como avaliação.
 

Avaliação

A avaliação poderá ocorrer durante todas as atividades. Seja observando a exploração dos alunos e seus comentários, seja na resolução dos questionamentos propostos. No final das atividades poderá ser solicitado que os alunos façam atividades extraclasses contextualizadas referentes ao conteúdo proposto.