Portal do Professor

Início do Conteúdo

A mímica como subtexto para composição de estruturas coreográficas

Autor e Co-autor(es)

leonardo lima costa imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão perceber a importância da observação para o processo de criação em dança, tendo como referencia a linguagem da dança contemporânea.

Possibilitar a prática da dança comtemporânea por meio de um divertido jogo dramático “Mimica”.

Movimentar-se estimulado por palavras ou temáticas direcionadas, criando narrativas através da interpretação teatral vivenciada no jogo de Mímica;

Realizar trabalho pesquisa de movimento, tendo como referencia o seu corpo e o do colega, possibilitando que o contexto de um jogo dramatizado – A Mímica – sirva de substrato para a pesquisa de movimentos e consequentemente a criação de sequências coreográficas; ·        

Valorizar a cooperação entre os alunos como característica importante para a conclusão de qualquer trabalho em grupo.

Duração das atividades

50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estudos anteriores sobre Pulso podem ajudar no desenvolvimento dess aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 01        

A primeira atividade é organizar e colocar em prática o jogo dramático “Mímica”:

1.    Dividir a turma em equipes de no máximo dez alunos;

2.    Escolher quais os eixos temáticos do jogo (por exemplo: musica, objeto, novela, filme, etc);

3.    Definir qual será o tempo limite para a realização da mímica; Importante: quando a atividade estiver acontecendo lembrar os alunos a todo instante observar, com atenção, o corpo dos colegas em movimentos (fazendo as mímicas). Essa atenção é de fundamental importância para a continuidade da aula.   

Atividade 2:

Agora divida a turma em grupo menores, de no máximo seis alunos, para iniciar um processo de pesquisa e criação coreográfica. Cada grupo terá que lembrar e colocar em sequência os movimentos mímicos que mais lhe chamaram atenção na brincadeira anterior. O resultado deverá ser uma estrutura coreográfica com esses movimentos. Para que os grupos consigam um resultado satisfatório negocie antes quanto tempo eles necessitarão para a conclusão das pesquisas de movimento e da criação (sugestão: entre oito à quinze minutos).   

Atividade 3: Cada grupo ficará responsável em organizar sua estrutura coreográfica para a seguinte atividade:

1.    Cada movimento escolhido pelos grupos deve ser executado simultaneamente com a indicação oral de que eixo temático do jogo dramático foi retirado tal movimento;

2.    O uso de música fica a critério de cada grupo;

3.    Cada grupo realizara uma segunda apresentação retirando agora a obrigatoriedade da indicação oral do eixo temático que originou os movimentos escolhidos.

Recursos Complementares

Texto para orientação teórica sobre pulso: http://www.ia.unesp.br/gp/kathya/textos_artigos/musica_movimento_danca.pdf  

Avaliação

Reunir a turma e elencar as seguintes questões para discussão:

- foi possível compor uma coreografia utilizando-se dos movimentos realizados com a mímica?

- quais as maiores dificuldades encontradas na aula?

 - Como veem o movimento corporal como fonte de pesquisa para dançar?

- foi importante a realização do trabalho em grupo?