Portal do Professor

Início do Conteúdo

Representatividade cultural dos jogos populares dos anos 50 ate hoje.

Autor e Co-autor(es)

leonardo lima costa imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Diferenciar jogos populares de jogos esportivos;
  • Confrontar a vivencia de um jogo popular com um esportivo;

Duração das atividades

50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Possibilitar na prática que os alunos percebam as diferenças de jogos populares e jogos esportivos usando da seguinte estratégia. Propor aos alunos que organizem um jogo de queimada. Deixe que eles definam sozinhos como: dividir a turma em duas equipes, as regras que vão prevalecer nesse jogo e suas adaptações.  Após o jogo de queimada sugerir que a próxima atividade seja o futsal, deixando acontecer da mesma forma, os próprios alunos organizarão a atividade   

Atividade 2:

Iniciar uma reflexão sobre as duas atividades anteriores (o jogo de queimada e o de futsal). A seguir sugestões de questões possíveis de serem feitas:

1.    Qual das atividades levou mais tempo para ser organizada? E por quê?

2.    Qual das duas atividades pode ser jogado em qualquer parte no mundo sem grandes problemas? E por quê?

3.    Qual das atividades as regras podem ser modificada durante a sua pratica? E por quê? Nessa questão podem surgir reflexões sobre o esporte adaptado para a escola, com suas regras modificadas para melhor atender a realidade sócio – cultural e técnica dos alunos. Se isso acontecer não descarte essa linha.

4.    Em qual dos dois jogos podemos perceber uma valorização do fazer lúdico (do lazer)?

5.    Em qual dos dois jogos o resultado, positivo ou negativo (a competição), interfere mais no psicológico dos participantes?

6.    E finalmente qual dos dois é jogo popular ou esportivo? E por quê?   

Atividade 03

Reunir a turma, dividir em grupos, e pedir que para elencar numa cartolina, as características de um jogo popular e de um esportivo para apresentar a turma.

Recursos Complementares

Texto para orientação dos estudos sobre jogos populares: http://www.efdeportes.com/efd116/uma-leitura-do-esporte-e-do-lazer.htm 

Avaliação

Reunir a turma e por meio de uma conversa, verificar se diferenciam jogos populares de jogos esportivos;

Perguntar a turma sobre o que acharam da vivencia de um jogo popular comparado com um esportivo;