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A vida em tr?nsito

Autor e Co-autor(es)

Juliana Gomes de Souza Dias imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Sa?de Negocia??o de comportamentos para o conv?vio social
Ensino Fundamental Final Sa?de Rela??es sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial ?tica Solidariedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Despertar nos alunos a consci?ncia no tr?nsito, as rela??es sociais, acordos e limites para o conv?vio em sociedade, o respeito m?tuo e a solidariedade, a diferen?a entre ?cones, ?ndice e s?mbolo, e a interpreta??o dos mesmos no tr?nsito.

Duração das atividades

02 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 01:
O professor deverá iniciar a aula questionando seus alunos sobre seus conhecimentos sobre as leis de trânsito:
Sugestão de perguntas:
- meio de transporte utilizado para chegar à escola;
- a família possui algum meio de transporte automotor: carro, moto, ônibus, caminhão, trator, van, barco, etc.;
- quais os cuidados necessários ao utilizar esse meio de transporte;
- se alguém (o aluno ou casos na família) já sofreu ou cometeu alguma violência no trânsito.

Após a breve discussão o professor pode utilizar a música Rua da Passagem (trânsito) composição de Arnaldo Antunes e Lenine. Caso o professor não tenha acesso ao áudio pode utilizar o vídeo clip disponível no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=A3WbWOBJxks

Agora apresente à turma a letra da música:

rua da passagem (trânsito) - Arnaldo Antunes
Composição: Arnaldo Antunes / Lenine

 

os curiosos atrapalham o trânsito
gentileza é fundamental

não adianta esquentar a cabeça
não precisa avançar no sinal

dando seta pra mudar de pista
ou pra entrar na transversal

pisca alerta pra encostar na guia
pára brisa para o temporal

já buzinou, espere, não insista,
desencoste o seu do meu metal

devagar pra contemplar a vista
menos peso do pé no pedal

não se deve atropelar um cachorro
nem qualquer outro animal

todo mundo tem direito à vida
todo mundo tem direito igual

motoqueiro caminhão pedestre
carro importado carro nacional

mas tem que dirigir direito
para não congestionar o local

tanto faz você chegar primeiro
o primeiro foi seu ancestral

é melhor você chegar inteiro
com seu venoso e seu arterial

a cidade é tanto do mendigo
quanto do policial

todo mundo tem direito à vida
todo mundo tem direito igual

travesti trabalhador turista
solitário família casal

todo mundo tem direito à vida
todo mundo tem direito igual

sem ter medo de andar na rua
porque a rua é o seu quintal

todo mundo tem direito à vida
todo mundo tem direito igual

boa noite, tudo bem, bom dia,
gentileza é fundamental

pisca alerta pra encostar na guia
com licença, obrigado, até logo, tiau.

 

 Discuta com os alunos o significado de algumas expressões e relacione com o cotidiano dos alunos, as situações relatadas pela turma no debate anterior, e os direitos e deveres do cidadão tanto no trânsito quanto no convívio na sociedade.

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Atividade:
Para a próxima aula a turma deverá trazer desenhos, imagens, fotos, sobre os sinais de trânsito disponíveis em sua cidade, bairro ou no trajeto para escola. 

Atenção professor! Prepare seu material, selecione algumas placas, amplie e reproduza para facilitar a visualização dos alunos. Consulte em Recursos Complementares alguns sites que abordam o tema.



Aula 02:
É hora dos alunos apresentarem os resultados da pesquisa, cada aluno ou grupo deverá apresentar a placa escolhida e seu significado.

Durante as apresentações o professor deverá explicar os significados de índice, signo e símbolo e de que forma nos relacionamos com esses termos.

 

Ícone é um signo que tem alguma semelhança com o objeto representado. Exemplos de signo icônico: a escultura de uma mulher, uma fotografia de um carro, e mais genericamente, um diagrama, um esquema.

 

Índice é um signo que se refere ao objeto denotado em virtude de ser diretamente afetado por esse objeto. O signo inicial tem alguma qualidade em comum com o objeto especial, embora não seja isto que o torna um signo, mas sim, o fato de ser modificado pelo objeto. Por exemplo: fumaça é signo indicial de fogo, um campo molhado é índice de que choveu, uma seta colocada em cruzamento é índice do caminho a ser seguido.

 

Símbolo é um signo que se refere ao objeto denotado em virtude de uma associação de idéias produzidas por uma convenção. O signo é marcado pela arbitrariedade. Peirce observa que o símbolo é de natureza geral, tanto quanto o objeto denotado; mas, como aquilo que é geral também deve existir nos casos determinados, pode-se dizer que esses casos indiretamente afetam o símbolo, razão pela qual há no símbolo uma certa espécie de índice. Mesmo assim, a razão de existência do símbolo não deve ser procurada nessa afetação, mas em seu caráter convencional, arbitrário. Exemplo: qualquer das palavras de uma língua, a cor verde como símbolo de esperança, etc.

NETO, J. T. C. Semiótica, Informação e Comunicação. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001. p. 58.

 

Para complementar a explicação apresente à turma algumas placas que não foram indicadas pelos alunos e comente o significado delas.

Agora é hora dos alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos, para isso o professor deverá reservar o laboratório de informática da escola.

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Em duplas os alunos deverão acessar o recurso: Trânsito legal disponível em: recursos/mec_5195/TransitoLegal.swf e organizar o trânsito da cidade.


Após o termino da atividade cada aluno deverá fazer uma redação sobre os conhecimentos adquiridos sobre o tema, as dificuldades encontradas e de que forma esse tema irá contribuir para sua formação e convívio na sociedade.

 

Sugestão de avaliação:

Critérios Razoável Mediano Bom
Participação durante as discussões      
Participação nas atividades      
Envolvimento com o tema      
Respeito à contribuição dos colegas      
Comportamento durante a discussão      
Comportamento durante a elaboração da atividade      

 

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Tr?nsito legal Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

Indica??es de placas de tr?nsito e quis para testar os conhecimentos: http://www.tuduseu.com/placas.htm Placas de sinaliza??o de tr?nsito: http://www.detran.ba.gov.br/educacao/regulamentacao.php

Avaliação

O professor dever? construir junto com a turma os crit?rios e habilidades a serem avaliados durante a aprendizagem, pois assim os alunos ficar?o cientes da forma como ser?o avaliados. Durante o processo o professor dever? instigar a participa??o de todos; o respeito ?s opini?es; o desenvolvimento do senso cr?tico; o respeito aos direitos do pr?ximo; e a civilidade. Para auxiliar na avalia??o sugerimos uma tabela em Estrat?gias da Aula.