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A Linha como suporte instalacional

Autor e Co-autor(es)

Marileusa de Oliveira Reducino imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:

  • Compreender o conceito de linha e suas diferentes formas;
  • Trabalhar a apreciação de imagens de obra, com enfoque em obras de artistas contemporâneos que em sua poética priorizam a linha em suas instalações;
  • Produzir plasticamente uma instalação a partir do referencial teórico-plástico estudado.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Estratégias e recursos da aula

  • Aula 1
  • Entregar aos alunos imagens de instalações, nas quais os artistas priorizam o ponto e a linha;
  • Solicitar que os alunos realizem uma leitura das obras apresentadas;
  • Elaborar, para tanto, algumas questões capazes de fazer com que os alunos visualizem as imagens com maior interesse;
  • Sugestão de perguntas:
  1. Que elementos o artista utiliza para a composição da instalação?
  2. Qual elemento encontra-se presente em todas as instalações?
  3. Quais as percepções sensoriais que você percebe que foram exploradas pelos artistas em cada uma das instalações?
  4. Relacionar as sensações de agradável e desagradável nas imagens observadas;
  5. O que estas imagens provocam ao serem observadas?
  6. Já visitou uma exposição com Instalação artística?
  7. Descreva sua sensação e percepção da obra visitada.
  •   Seguem algumas sugestões de fotos de instalações:

 

 

  • Aula 2
  •  Elaborar um texto visual com os alunos, enfocando a linha como tema central;
  • Entregar uma folha de papel sulfite e uma caixa de lápis de cor para cada aluno;
  •  Sugerir que cada um escolha um lápis de cor para iniciar a escrita/desenho do texto;
  •  Solicitar que os alunos dobrem a folha em oito partes iguais;

  • Foto acervo: Marileusa Reducino
  •  Pedir aos os alunos que em cada parte, façam um exercício com pontos, de forma gradativa, obedecendo a seguinte ordem:
  • Escolher uma cor de lápis para cada parte da folha de sulfite;
  • Iniciar um desenho com pontos de modo que ao final estes se transformem em linha (tal atividade é chamada de texto, porque o aluno irá percebendo, pelo exercício da marca do grafite sobre o papel, a completude do processo da configuração da linha);

  • Foto acervo: Marileusa Reducino
  • Expor os textos/exercícios nas paredes da sala, para apreciação do gurpo;
  • Perguntar aos alunos suas compreensões sobre a atividade realizada;
  • Discutir, com o grupo, as noções básicas de linha, a partir do ponto;
  • Solicitar aos alunos que pensem em como trabalhariam com a linha em uma instalação na sala de aula.   

 

  • Aula 3    
  • Deixar a sala sem mobiliário de forma a possibilitar que os alunos a utilizem, por completo, na Instalação;
  •  Entregar aos alunos alguns carreteis de linhas coloridas e cordões, explicando-lhes que deverão elaborar, em conjunto, uma instalação na sala de aula, utilizando as linhas oferecidas, as quais poderão ser fixadas nos objetos e nas paredes presentes na sala;
  • Lembrar, aos alunos, que todos deverão entrar em concordãncia quanto à finalização da obra;
  • Fotografar a Instalação;
  • Solicitar aos alunos a apreciação da Instalação, lembrando de sua duração efêmera;
  • Colher comentários e avaliar o processo e o resultado final.   

Recursos Complementares

 

Avaliação

A avaliação, neste trabalho, será realizada durante o processo de desenvolvimento das aulas, tendo como enfoque principal a compreensão do que venha a ser a linha e suas diferentes possibilidades de aplicação, bem com o resultado auferido na elaboração de uma instalação criada com a utilização de tal objeto.