Portal do Professor

Início do Conteúdo

O JOGO DA QUEIMADA: UMA ESTRATÉGIA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA

Autor e Co-autor(es)

Adele Guimarães Ubarana Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros e Shirley Albuquerque

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: 

  • Trabalhar os fundamentos dos movimentos da queimada;
  • Construir as suas regras do jogo da queimada;
  • Desenvolver uma releitura da obra de Ivan Cruz utilizando a queimada como inspiração.

Duração das atividades

4 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam ter noção do que seja o joga da queimada.

Estratégias e recursos da aula

1° MOMENTO – Conversando sobre o jogo da queimada  

Iniciamos essa aula reunindo as crianças em uma roda, onde o professor deverá perguntar ao grupo o que é o jogo da queimada.  

À medida que as crianças vão anunciando o que elas sabem sobre o jogo, o professor poderá registrar no quadro ou em um cartaz essa informações.

Depois dessa discussão o professor pergunta para a turma quais são os movimentos mais utilizados  no jogo da queimada,  pede para as crianças escolherem quais desses movimento eles irão trabalhar no pátio, ou quadra da escola.

2° MOMENTO – Exercitando os movimentos

Nesse momento o professor apresenta para a turma quais os movimentos irão ser executados, depois cada criança exercita esses movimentos. Orientamos que no jogo da queimada os jogadores executam os movimentos de lançamento de bolas no nível médio e alto utilizando uma ou duas mãos.

Depois desse momento é importante que o professor retome a atividade pedindo que as crianças avaliem seu desempenho:se conseguiram (ou não) executar os movimentos, quais foram as dificuldades apresentadas, que sugestão teriam para melhorar.

3º MOMENTO – Jogando a queimada

Depois de trabalhar os movimentos da queimada, o professor reúne o grupo de crianças e constrói com eles as regras para esse jogo. Definindo também o número de participantes de cada time como também o tempo de jogo.

Depois desse momento o professor levará o grupo para a quadra ou pátio e dará início ao jogo. É importante que ao final do jogo seja realizada uma avaliação dessa atividade.

4º MOMENTO – Realizando uma releitura com as obras de Ivan Cruz

Sabemos que o artista plástico Ivan Cruz traduziu em suas obras jogos e brincadeiras da infância, sendo assim sugerimos que após a realização de todas as etapas anteriores desse trabalho, o professor traga para essa sala de aula a apreciação das obras de Ivan Cruz e depois peça para que a turma realize a releitura dessa obra, só que utilizando a queimada como o tema.

 

Recursos Complementares

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

  • Participaram da construção das regras da queimada;
  • Participaram das atividades com os movimentos da queimada;
  • Participaram do jogo da queimada;
  • Realizaram a releitura da obra de Ivan Cruz.