Aula 1
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Discutir com os alunos um texto sobre Arte Postal;
Sugestão:
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A Arte Postal (Mail Art)l é uma forma de expressão da arte
contemporânea surgida na década de 1960, influenciada por outros
movimentos como o Dadaísmo e o Fluxus. Uma tendência artística
originada por Ray Johnson consiste na prática de correspondências
criativas trocadas entre artistas plásticos, por meio dos sistemas e
objetos dos correios. Esta arte dialoga com o público não através de
exposições em galerias ou museus, mas por meio dos sistemas dos
correios, ou seja a correspondência. A utilização deste recurso
permitiu aos artistas maior facilidade no intercâmbio de suas ideias e
expressões, proporcionando exposições desvinculadas de premiações e
julgamentos dos trabalhos. Para este tipo de expressão o que
importava era a veiculação da ideia numa tentativa de rompimento com o
interesse comercial sobre as obras de arte. Neste sentido, a obra
passa a ser vista como um produto de comunicação interativa que
privilegia a produção coletiva, gerando a co-autoria e a constante
modificação da obra, nunca distanciada, do descontentamento da arte
com as diferentes ações políticas gestadas no momento. Como apareceu
em uma década politicamente conturbada, período da Guerra Fria no
contexto mundial e da Ditadura no Brasil, a Arte Postal
caracterizou-se por ser uma arte engajada em informações, protestos e
denúncias, que pregava a valorização das ideias e, inserida neste
contexto de socialização de correspondências postadas, iniciou uma
forma de expressão em rede que antecedeu as redes midiáticas
(internet). Como caracteristica a arte postal utilizou-se da livre
expressão e do rompimento de tradições objetivando a veiculação de
informações, denúncias e protestos, permitindo uma infinitude de
interferências imagéticas, conseguidas a partir de ícones, desenhos,
pinturas, adesivos, fotografias e outros elementos e técnicas. As
correspondências eram trocadas entre artistas de diferentes segmentos
como, desenhistas, ilustradores, arquitetos, poetas, artistas
plásticos e outros que se encontrassem inseridos no contexto artístico
e político do momento. Para esta arte os artistas utilizaram, para
expressarem sua sensibilidade, os suportes que os correios lhes
ofereciam, tais como, envelopes, telegramas, carimbos postais e selos.
Interferiam nestes objetos dando-lhes uma característica pessoal,
utilizando-se de recursos técnicos como a escrita, a pintura, a
colagem, a fotografia que após serem elaborados eram enviados pelo
correio. No princípio, na década de 60 do século XX, as
correspondências circulavam entre os artistas que se conheciam,
posteriormente, na década de 70, a Arte Postal passou a circular
também entre os interessados em fazer arte, mas somente na década de
80 é que os museus e as galerias reconheceram esta expressão
artística. A Arte Postal no Brasil compartilhou de um momento político
de censura, principalmente, para as formas artísticas de expressão,
fossem elas música, teatro e as Artes Plásticas e, muitos artistas
desta arte buscaram na Arte Conceitual uma forma de poderem se
expressar. Neste sentido a Arte Postal passou a ser reconhecida como
um seguimento da Arte conceitual. Dentre os artistas brasileiros que
participam desta expressão artística temos o pernambucano Paulo
Bruscky que em 1975 promoveu em Pernambuco a primeira exposição
internacional de Arte Postal, censurada pelo regime militar que vetou
sua realização. Na década de 90, com a disseminação dos recursos
midiáticos a Arte Postal, de certa forma, transferiu-se do percurso e
dos suportes oferecidos pelos correios e passou a dialogar com as
novas mídias. Assim, já distante de um perído político em que o foco
seria o protesto, a Arte Postal passou a experimentar novos canais de
participação e divulgação utilizando-se a internet como ferramenta
para continuidade desta poética. Atualmente, nos deparamos com uma
quantidade inumerável de redes artísticas atuantes na internet, onde a
interação acontece em tempo real. Podemos concluir, portanto, que a
Arte Postal é uma arte revolucionária que utiliza de suportes físicos
para seus significados e precursora do princípio da interação da rede
entre arte, artistas e meios de comunicação.
Fonte: Autoria e acervo Marileusa Reducino
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Pedir aos alunos que realizem uma pesquisa junto aos Correios, com o
intuito de observar o processo e o percurso das correspondências;
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Dividir, para tanto, a turma em grupos, de modo que cada um destes
possa investigar sobre determinadas questões;
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Solicitar aos alunos que, diante da pesquisa realizada, organizem uma
apresentação a ser socializada na próxima aula;
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Sugerir as seguintes questões:
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a) Qual o documento oficial que marca o início da correspondência
no Brasil?
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b) Como surgiram no país os serviços postais?
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c) Como e quando surgiu o Departamento de Correios e Telégrados
(DCT)
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d) Quando e porque foi criada a ECT?
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e) O que muda nos Correios a partir da década de 1960?
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f) Quais os serviços oferecidos pelos Correios na
contemporaneidade?
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g) Fazer um paralelo entre os serviços oferecidos pelos correios
desde seu início até a contemporaneidade.
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h) Pesquise sobre os produtos e os serviços oferecidos pelos
Correios.
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i) Quais os meios utilizados pelos Correios para que a
correspondência chegue ao seu destino.
Aula 2
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Providenciar, para esta aula, um aparelho de data-show para a
apresentação das pesquisas realizadas pelos alunos;
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Orientar uma discussão sobre os assuntos apresentados, procurando
levar os alunos a perceberem a ligação entre os três eixos abordados:
a Arte Postal, Os Correios e a Política dos anos 60 no Brasil.
Aula 3
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Providenciar, para esta aula, pincéis, aquarela, papel canson (14 x 10
cm) ou cartolina, tesouras, colas, pincéis atômicos, lápis de cor,
canetas coloridas, envelopes utilizados para postagem e selos;
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Projetar algumas imagens de Arte Postal e discutir sobre elas com os
alunos;
Sugestão: Paulo Brusky – 1976 - Disponível em: http://www.gridccsp.org/blog/2009/12/11/arte-vida/
Paulo Brusky – 2008 - Disponível em: http://caradepaubrasil.wordpress.com/2008/07/04/37-paulo-bruscky-pe/
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Pedir para que os alunos pensem sobre um momento importante em que
país esteja passando;
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Colher as informações e anotar na lousa: esportes, violência,
política, desastres ecológicos e outros que por ventura surjam;
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Promover uma votação entre os temas para que se eleja somente um;
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Discutir com os alunos sobre o tema escolhido, provocando reflexões e
conclusões sobre o mesmo;
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Iniciar um processo de construção de um cartão postal a partir dos
materiais disponibilizados na sala.
Aula 4
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Solicitar aos alunos que terminem a construção plástica iniciada na
aula anterior;
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Discutir, com os alunos, sobre o trabalho que está sendo realizado e
perguntar se o que eles estão elaborando esteticamente diz respeito ao
tema eleito na aula anterior;
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Acompanhar o processo de criação dos alunos, orientando-os no sentido
de ocuparem a maior parte possível do papel;
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Envelopar o postal do aluno, selando-o;
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Elaborar e promover interferências nas faces externas dos envelopes;
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Providenciar endereços de alunos de outras turmas, que estejam
trabalhando com o mesmo tema e direcionar a cada aluno um endereço que
deverá ser escrito nos envelopes, de acordo com as normas de postagem.
Aula 5
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Providenciar, com antecedência, o agendamento de uma visita orientada
à Agência Central dos Correios de sua cidade;
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Providenciar, junto à direção da Escola, o meio de transporte para
locomoção dos alunos e o dinheiro para a postagem das Arte- Postais;
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Realizar a postagem dos cartões.
Aula 6
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Analisar com os alunos os postais recebidos, por meio da entrega dos
Correios, em suas casas;
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Fazer a leitura das imagens, no sentido de perceber se o remetente
contemplou em sua composição o tema selecionado anteriormente;
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Pedir para os alunos interferirem na imagem recebida, com os materiais
disponíveis na sala de artes;
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Envelopar o trabalho e reedereça-lo para o remetente;
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Postar as Arte-Postais para os alunos.
Aula 7
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Promover uma leitura das Arte-Postais recebidas pelos alunos;
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Avaliar as interferências realizadas pelos colegas;
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Resgatar o tema escolhido e selecionar os trabalhos que conseguiram
transmiti-lo.
Aula 8
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Expor a Arte-Postal, produzida pelos alunos, nos corredores da escola;
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Promover com os alunos, o exercício de leitura das imagens expostas.