Portal do Professor

Início do Conteúdo

O sonho de Dal?

Autor e Co-autor(es)

Juliana Gomes de Souza Dias imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apresentar aos alunos algumas obras de Salvador Dali e despertar neles a imagina??o e criatividade na leitura das obras.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 01:
O professor deverá iniciar a aula apresentando algumas obras de Salvador Dali:

data/img-1

A persistência da memória, 1931

 

data/img-2

O enigma de Desire, 1929

 

data/img-3

Um segundo antes Despertar de um Sonho causado pelo vôo de uma Abelha Cerca de Romãs, 1944

 

Ao apresentar as obras peça que os alunos citem o que vêem e o que sentem em relação às imagens. Anote no quadro as respostas dos alunos.

data/img-4 Agora distribua para a turma o texto Poema pra Dalí de Katia Canton disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/poema-dali-423416.shtml

Após a leitura do texto deverá ser feito um breve debate entre as imagens e o texto. Durante o debate o professor deverá instigar a imaginação dos alunos e a criatividade, ressaltando a importância do respeito às opiniões dos colegas, a discussão das idéias, desenvolvendo o senso crítico, a reflexão, etc.

Atenção professor! Durante o debate contextualize as obras e o artista para turma, falando sobre o movimento surrealista, principais artistas e características das obras de Salvador Dalí. Em Recursos Complementares indicamos alguns sites para consulta sobre o tema.

 

Aula 02: Soltando a imaginação
Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre o movimento do surrealismo e sobre o artista Salvador Dalí é hora de soltar a imaginação e a criatividade para interpretar o conto “O quadro de pano”, disponível nos recursos:

Contos populares: parte 1 (disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2277)

Contos populares: parte 2 (disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2282)

  

Contos populares: parte 4 (disponível em: recursos/mec_2285/Contos%20Populares.%20parte%204.mp3)

 

Contos populares: parte 5 (disponível em: recursos/mec_2286/Contos%20Populares.%20parte%205.mp3)

Contos populares: parte 5 [Categorias Literárias]


Contos populares: parte 7 (disponível em: recursos/mec_2287/Contos%20Populares.%20parte%207.mp3)

 

Após a apreciação do áudio o professor deverá distribuir para os alunos folhas de papel no tamanho A3, tinta guache e pincel. Cada aluno deverá criar uma obra expressando sua interpretação do conto.

 

Atenção professor! Reproduza quantas vezes for necessário o áudio da história, para que os alunos compreendam e interpretem o conto.

 

Ao término da atividade, cada aluno deverá apresentar para a turma o seu trabalho e explicar sua obra.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Contos populares: parte 4 [Categorias Liter?rias] ?udio
Contos populares: parte 7 [Categorias Liter?rias] ?udio
Contos populares: parte 2 [Categorias Liter?rias] ?udio
Contos populares: parte 5 [Categorias Liter?rias] ?udio

Recursos Complementares

Salvador Dali - http://www.ocaiw.com/galleria_maestri/gallery.php?lang=pt&id=323 Surrealismo - http://www.historiadaarte.com.br/surrealismo.html Surrealismo - http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3650 Surrealismo - http://www.historiadaarte.com.br/surrealismo.html Revista Nova Escola: Era uma vez: 23 poemas, can??es, contos e outros textos para enriquecer o repert?rio dos seus alunos. Edi??o especial n?. 13. Abril, 2007.

Avaliação

O professor dever? construir junto com a turma os crit?rios e habilidades a serem avaliados durante a aprendizagem, pois assim os alunos ficar?o cientes da forma como ser?o avaliados. Durante o processo o professor dever? instigar a participa??o de todos; o respeito ?s opini?es; o desenvolvimento do senso cr?tico; o respeito aos direitos do pr?ximo; e a civilidade.