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Conhecendo um novo espaço Tecnológico: construindo um Blog Educacional.

Autor e Co-autor(es)

Bruno Pagliarani Mattiazzo imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP MARIA LUIZA FORMOZINHO RIBEIRO PROFA

Paloma Alinne Alves Rodrigues,Andréa Marques Leão Doescher ,Lívia Raposo Bardy e Erwin Doescher

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula o professor poderá trabalhar o conceito dos novos espaços tecnológicos, como Orkut e Blogs. Além disso, o professor poderá conscientizar os alunos a utilizarem estes recursos, como o Orkut, por exemplo, com uma atitude reflexiva e critica, sobre o que escrever e disponibilizar nesses espaços tecnológicos. Para esta aula, o professor poderá mostrar aos alunos qual a finalidade de um blog.

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.

Estratégias e recursos da aula

 As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

 • Utilização do laboratório de Informática.  

Motivação:   

      O professor deverá iniciar a aula conversando com os alunos sobre os novos recursos tecnológicos utilizados pela sociedade. Para isso, o professor deverá questionar aos alunos se eles costumam navegar na Internet e para quê a utilizam. Quando os alunos concluírem suas respostas, o professor deverá questionar quais os recursos tecnológicos que eles mais gostam de utilizar e por quê.

      Para enriquecer mais a discussão, o professor deverá questionar se, em algum momento da vida, os alunos possuíram diários, e se sim, o que escreviam nele. Após, isso o professor deverá perguntar, por que nos dias atuais as pessoas quase não costumam usar diários (Fig.1). Neste momento, o professor deverá questionar aos alunos: “Será que surgiu alguma ferramenta tecnológica para substituir os diários?”.                    

 

Figura 1: Diário  

Disponível em: http://filhosdamae.files.wordpress.com/2007/08/diario.jpg    Acessado em: 12 Abr. 2010. 

 

Atividade 1

    Após ouvir as opiniões dos alunos sobre as referidas questões, o professor deverá mostrar aos alunos a imagem (Fig. 2), postada abaixo.     

Figura 2: Blog Educacional     

Disponível em: http://prof.medeiros.zip.net/    Acessado em: 12 Abr. 2010.             

 

      Ao mostrar a imagem, o professor deverá questionar se alguém na classe sabe qual é a finalidade de um Blog e se alguém possui um. Após ouvir as opiniões dos alunos, bem como verificar o conhecimento prévio destes acerca de um Blog, o professor deverá levar os alunos para o laboratório de Informática, e pedir para que eles se organizem em duplas, utilizando cada dupla um computador. Em seguida, o professor deverá pedir para que os alunos façam uma pesquisa, em dicionários eletrônicos, sobre o significado da palavra Blog.   

Sugestão:  

Para a realização da pesquisa, sugerimos os seguintes sites de dicionários eletrônicos:  

http://www.dicionariodoaurelio.com/   (Fig. 3)

http://www.priberam.pt/DLPO/  

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php  

http://www.dicionarios-online.com/               

 

 Figura 3: Dicionário Aurélio eletrônico   

Disponível em: http://www.dicionariodoaurelio.com/     Acessado em: 14 Abr. 2010.            

 

       Após, a finalização da pesquisa, o professor deverá questionar aos alunos sobre quais as definições da palavra “Blog”, encontradas por eles. Além disso, para aprimorar o conhecimento do aluno,  o professor poderá dizer que o Blog é um site cuja estrutura possibilita que haja uma atualização de artigos, conhecidos como “posts”. Esses artigos ou posts são adicionados de acordo com a temática do Blog, e pode ser escrito por uma pessoa ou por várias, de acordo com a política do Blog.   

 

Atividade 2    

      Dando continuidade a aula, será desenvolvida, neste momento, uma atividade que tem o objetivo de trabalhar o conceito de interpretação de texto e o conhecimento da linguagem informal, ou seja, a linguagem utilizada no cotidiano em sites da internet, como no Orkut, MSN, Blogs dentre outros. Para isso, o professor deverá pedir para que os alunos, após a leitura, façam a interpretação da letra da música, “Blog” (Fig.4), dos cantores Rafaela e Maury, conforme postada abaixo e disponível em:

http://vagalume.uol.com.br/rafaela-e-maury/blog.html  Acessado em: 04 Abr. 2010.                                                                   

 

Figura 4: Trecho da Música "Blog"    

     A fim de favorecer a interpretação da letra da música em questão, sugerimos que seja elaborado um roteiro para tal, conforme segue exemplo abaixo.

Roteiro de Leitura:

  • Qual o tema central da música?
  • O que a Internet possibilita?
  • Por que e para que será criado Blog? 

     Quando cada dupla terminar de elaborar a sua interpretação da Letra da Música “Blog”,ou seja, cada grupo deverá escrever o que compreendeu da letra da música. Em seguida, o professor deverá propiciar a socialização das informações, dos pontos de vista dos alunos, pedindo para que cada grupo, que sentir  vontade, compartilhe com os demais a interpretação que fez da letra da música em questão.

   Discussão:

      Além disso, com o intuito de chamar a atenção dos alunos para a linguagem utilizada na letra da música “Blog”, e sobre a finalidade do blog para as autoras da música, o professor deverá promover uma discussão sobre algumas frases “diferentes”, utilizadas na música, como por exemplo:

  • Hoje eu naveguei por outro mar pela internet;
  • Num segundo fui a Lua;
  • Vou fazer um blog para contar nossa história;
  • Pela internet conectados em um só coração.   

  Atividade 3    

      Após as discussões anteriores, será trabalhada nesta atividade a criação de um blog para divulgação de trabalhos realizados pelos alunos no cotidiano escolar. Para isso, os alunos deverão continuar em duplas.

     Em seguida, o professor deverá explicar que neste momento eles criarão um blog educacional, ou seja, um blog para divulgar as atividades realizadas por eles no dia-a-dia escolar.   Para a criação do blog o professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:  

 

  •  Acessem o link do site: https://www.blogger.com/start?hl=pt-BR    . Feito isso, irá aparecer uma tela, no lado esquerdo B e Blogger. Nesta mesma tela está escrito, no canto superior direito, a frase “Criar um Blog” (Fig. 5). Cliquem com o mouse em cima desta frase.                                 

 

Figura 5: Tela inicial para a elaboração do Blog

 

  • Em seguida, deverá aparecer a  tela, como demonstra a figura 6, no qual se pede para preencher um questionário. Preencham cada item do questionário.                                 

 

Figura 6: Tela do questionário       

  

  • A próxima tela será para adicionar o título do blog, escolham um nome adequado para a divulgação das atividades realizadas em sala de aula. (Ressaltamos que o professor deverá explicar novamente que o Blog será para divulgar as atividades realizadas em sala de aula. Desse modo, os alunos deverão elaborar um nome direcionado para este propósito, como demonstra a figura 7, abaixo).           

 

 Figura 7: Tela para adicionar o título

 

 

  •  Ao terminar de inserir o título do blog, aparecerá em seguida uma tela para a escolha do modelo do blog, como demonstra a figura 8. Escolham um modelo que agrade ao grupo (dupla).                          

 

 

 Figura 8: Tela para escolher o modelo    

 

  • E finalmente a última tela, como demonstra a figura 9, é a conclusão de todo o processo para a elaboração do Blog.                   

 

Figura 9: Tela final para a criação do Blog      

 

  Atividade 4    

       Neste momento, os materiais elaborados pelos alunos deverão ser adicionados no blog que eles acabaram de criar. Inicialmente, o professor deverá pedir que a dupla explore os recursos tecnológicos, que o Blog disponibiliza, como, por exemplo, mudança de letras, mudança de cor de fundo, adicionar fotos, adicionar artigos, entre outros.

       Após este momento de interação com os recursos tecnológicos que o Blog disponibiliza, o professor deverá pedir que os alunos digitem no blog a interpretação que fizeram da música trabalhada nesta aula. Em seguida, o professor deverá explicar para os alunos que as próximas atividades realizadas em classe serão posteriormente adicionadas no blog.   

 

Sugestão:

Para adicionar materiais no blog, o professor poderá utilizar atividades realizadas em aulas anteriores.     

 

Recursos Complementares

Os links abaixo se se referem a outros Blogs Educacionais, sugerimos que o professor os acesse para conhecê-los:

http://penta3.ufrgs.br/PEAD/Semana01/index.htm  

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.especiais&id_especial=222 

http://internetnaeducacao.blogspot.com/ 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=24    

https://www.blogger.com/start  - Para fazer o Blog este site foi acessado em:04 Abril 2010. 

Avaliação

 A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o significado do Blog. Além disso, o professor deverá verificar como os alunos desempenharam a Interpretação da Letra da música “Blog”.