Portal do Professor

Início do Conteúdo

A HISTÓRIA E ORIGEM DA DANÇA PASTORIL.

Autor e Co-autor(es)

Luzia Luzinete Pereira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Movimento Expressividade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, na faixa etária dos cinco anos de idade, poderá aprender a:

  • Conhecer a história e origem da dança do Pastoril;
  • Apreciar a dança que ocorre no nordeste do Brasil;
  • Elaborar uma coreografia e figurino para a dança pastoril;
  • Cantar a música do Pastoril;
  • Explorar os espaços cênicos;
  • Vivenciar a dança Pastoril.

Duração das atividades

Quatro aulas de quarenta minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Noção do conceito de "dança";
  • Noção de coreografia.

Estratégias e recursos da aula

Justificativa para a proposição das aulas: Compreendendo a DANÇA como um elemento de fundamental importância na história da humanidade, a qual integra as pessoas, assim como possibilita conhecermos nossas raízes culturais e nosso corpo. Decidimos oportunizar às crianças um contato com as principais manifestações folclóricas nordestinas.

Atividade 1 - Conhecendo um pouco sobre o Pastoril.

1º Momento: O/a professor/a deverá dar início ao estudo, questionando a turma:

  • Quem sabe o que significa a palavra Pastoril?
  • Quem assistiu uma apresentação do Pastoril?
  • Quem já dançou o Pastoril?
  • Alguém sabe cantar a música do Pastoril?

2º Momento: O/a professor/a deverá registrar as respostas das crianças e elaborar um cartaz com o seguinte título: O QUE SABEMOS SOBRE O PASTORIL. Depois deverá sugerir que assistam uns vídeos que retratem essa dança. O primeiro vídeo apresenta  um grupo de moças dançando e cantando o pastoril http://www.youtube.com/watch?v=a5cqrlVZ2ps , outro vídeo apresenta um grupo de moças utilizando pernas de pau para dançar  http://www.youtube.com/watch?v=zG9fVbIPIug. Ao final da sessão, o grupo deverá discutir qual a diferença entre as duas apresentações, comparando os figurinos e as músicas utilizadas.

3º Momento: Posteriormente o/a professor/a deverá propor para o grupo realizar uma pesquisa sobre a origem do Pastoril, através de livros, revistas e internet.  O grupo deverá elaborar um texto coletivo, registrando todos os conhecimentos obtidos no estudo. Esse texto deverá ser transcrito e ilustrado pelas crianças, para tanto o professor deverá orientar as crianças a pensarem:

  • Quantas crianças estarão dançando o pastoril?
  • Qual a cor de cada cordão?
  • Qual a cor que vocês irão pintar no fundo da tela?
  • Onde elas estarão dançando? Pátio? Palco? Teatro?

Sugestão: O/a professor/a deverá disponibilizar os seguintes materiais: papel A4, lápis de cor, giz de cera, hidrocor, pincel e tinta guache.

Atividade 2 - Apreciando a dança "Pastoril".

1º Momento: O/a professor/a deverá convidar um grupo para uma apresentação do Pastoril, a qual, as crianças além de apreciar a dança irão entrevistar alguns dos participantes, no entanto precisam organizar algumas perguntas para a entrevista. É importante que as crianças façam perguntas que ajudem na elaboração e montagem da apresentação do Pastoril.

  • Quantos pessoas podem participar do pastoril?
  • Além do cordão azul e vermelho quem são os outros integrantes?
  • Qual o papel da Diana no pastoril?
  • E o da Cigana?
  • E o papel da Borboleta?

Obs: A apresentação e a entrevista deverão ser registradas e fotografadas, para posteriormente montarem uma exposição. Porém, se faz necessário alguns combinados como: se comportar bem, sempre ficar perto do grupo, prestar atenção à apresentação e a entrevista. É importante que o/a professor/a sempre instigue os alunos a prestarem atenção nos mínimos detalhes: nos movimentos, nas músicas, nos figurinos, nos dançarinos, no número de pessoas que participam da apresentação, nos instrumentos que são utilizados.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000505/0000004051.jpg http://3.bp.blogspot.com/_5DKUv2cWZL8/Sncn_-wuLLI/AAAAAAAADgg/5Qmww3mNRrA/s400/pastoril.jpg

                      

2º Momento:  O/a professor/a e as crianças montarão um álbum com as fotografias da visita, criando legendas para as fotos.

Atividade 3 - Confeccionando um Pastoril.

1º Momento: O grupo, pautado no que assistiram e na entrevista que realizaram, deverão discutir como será a coreografia, para tanto, o professor deverá ouvir a opinião de todas as crianças. A partir das sugestões das crianças, irão criar a coreografia do pastoril, respeitando as possibilidades corporais de cada um, e o desejo de representar um papel (elemento do cordão, Diana, cigana, borboleta). O figurino também deverá ser discutido com a turma, uma vez que os meninos também serão inseridos na dança, é claro que a própria tradição da dança estipula o cordão azul e o vermelho, porém o figurino dos participantes pode e deve ser discutido pelas crianças. Este momento é de suma importância, pois as crianças estarão participando do processo de construção da dança, deixando de ser meros espectadores e passarão a ser o elaboradores e produtores do "espetáculo".

Observações:

  •  Apesar de costumeiramente apenas meninas participarem do Pastoril, os meninos, desta vez, também serão contemplados, participando da apresentação, como os "pastores".
  •  O importante é que o/a professor/a não passarão uma coreografia pronta para os alunos, mas permitindo que eles elaborem novos passos, novos modos de dançar o Pastoril, tornando-se autores da sua própria dança. É fundamental que as crianças encarem o momento de maneira lúdica, bem humorada e prazerosa, aliás como deve ser toda e qualquer atividade na escola. Todo o processo de montagem do Pastoril deve ser fotografado e filmado.

2º Momento: O/a professor/a, com antecedência, já deverá ter providenciado juntamente com as crianças o material necessário  para a confecção dos figurinos. Também, deverão ser providenciados: as músicas, os elementos cênicos, entre outros, sempre respeitando a opinião das crianças. Este momento é de suma importância, pois através dele os alunos deixarão de ser meros espectadores e passarão a ser o centro do "espetáculo".

3º Momento: Com a determinação do papel de cada um na apresentação, o grupo discutirá os passos da dança, bem como terão que se apropriar da música do pastoril. tornando-se autores da sua própria dança. É fundamental que as crianças encarem o momento de maneira lúdica, bem humorada e prazerosa, aliás como deve ser toda e qualquer atividade na escola.

Letra da música do pastoril

Boa-noite, meus senhores todos

Boa-noite, senhoras também;

Somos pastoras

Pastorinhas belas

Que alegremente

Vamos a Belém.

Sou a Mestra Do Cordão encarnado

O meu cordão

Eu sei dominar

Eu peço palmas

Peço riso e flores

Ao partidário

Eu peço proteção.

Sou a contramestra

Do cordão azul

O meu partido

Eu sei dominar

Com minhas danças

Minhas cantorias

Senhores todos

Queiram desculpar

A Diana, enquanto mediadora, cantava:

Sou a Diana, não tenho partido

O meu partido são os dois cordões,

Eu peço palmas,

Peço riso e flores

Ó meus senhores, sua proteção.

http://www.recife.pe.gov.br/especiais/brincantes/8a.html

Obs.: Todo o processo de montagem do Pastoril deve ser fotografado e filmad

Atividade 4 - Encenando o Pastoril

1º Momento: A apresentação do Pastorial deverá acontecer para algumas turmas da escola, numa tentativa de trazer a alegria da dança e da música para o público presente, além, é claro, de fazer com que eles conheçam melhor as manifestações folclóricas da região onde vivem.

2º Momento: Terminada a apresentação, é importante que o/a professor/a leia algum texto,curto e simples sobre o Pastoril, como forma de informar, demaneira mais direta, o público presente sobre essa manifestação folclórica.

Foto: Crianças do Núcleo de Educação da Infância - UFRN (Nayde Solange Garcia Fonseca)

Obs.: A apresentação deve ser fotografada e filmada.

3º Momento: O/a professor/a com as crianças  organizarão um CD com as fotos dos bastidores do espetáculo até a apresentação. Tal CD será reproduzido e cada aluno deverá presentear seus pais com o mesmo.

Recursos Complementares

Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Por sua dedicação na hora de fazer as atividades;
  • Por sua interação com os colegas de classe;
  • Por sua capacidade de perceber a importância da dança na vida das pessoas;
  • Por sua capacidade de entender as várias finalidades que a dança pode ter;
  • Por sua oralidade nos momentos de fazer perguntas, propor soluções e dar contribuições;
  • Pelo conhecimento angariado sobre o pastoril.