Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
O aluno, na faixa etária dos cinco anos de idade, poderá aprender a:
Justificativa para a proposição das aulas: Compreendendo a DANÇA como um elemento de fundamental importância na história da humanidade, a qual integra as pessoas, assim como possibilita conhecermos nossas raízes culturais e nosso corpo. Decidimos oportunizar às crianças um contato com as principais manifestações folclóricas nordestinas.
Atividade 1 - Conhecendo um pouco sobre o Pastoril.
1º Momento: O/a professor/a deverá dar início ao estudo, questionando a turma:
2º Momento: O/a professor/a deverá registrar as respostas das crianças e elaborar um cartaz com o seguinte título: O QUE SABEMOS SOBRE O PASTORIL. Depois deverá sugerir que assistam uns vídeos que retratem essa dança. O primeiro vídeo apresenta um grupo de moças dançando e cantando o pastoril http://www.youtube.com/watch?v=a5cqrlVZ2ps , outro vídeo apresenta um grupo de moças utilizando pernas de pau para dançar http://www.youtube.com/watch?v=zG9fVbIPIug. Ao final da sessão, o grupo deverá discutir qual a diferença entre as duas apresentações, comparando os figurinos e as músicas utilizadas.
3º Momento: Posteriormente o/a professor/a deverá propor para o grupo realizar uma pesquisa sobre a origem do Pastoril, através de livros, revistas e internet. O grupo deverá elaborar um texto coletivo, registrando todos os conhecimentos obtidos no estudo. Esse texto deverá ser transcrito e ilustrado pelas crianças, para tanto o professor deverá orientar as crianças a pensarem:
Sugestão: O/a professor/a deverá disponibilizar os seguintes materiais: papel A4, lápis de cor, giz de cera, hidrocor, pincel e tinta guache.
Atividade 2 - Apreciando a dança "Pastoril".
1º Momento: O/a professor/a deverá convidar um grupo para uma apresentação do Pastoril, a qual, as crianças além de apreciar a dança irão entrevistar alguns dos participantes, no entanto precisam organizar algumas perguntas para a entrevista. É importante que as crianças façam perguntas que ajudem na elaboração e montagem da apresentação do Pastoril.
Obs: A apresentação e a entrevista deverão ser registradas e fotografadas, para posteriormente montarem uma exposição. Porém, se faz necessário alguns combinados como: se comportar bem, sempre ficar perto do grupo, prestar atenção à apresentação e a entrevista. É importante que o/a professor/a sempre instigue os alunos a prestarem atenção nos mínimos detalhes: nos movimentos, nas músicas, nos figurinos, nos dançarinos, no número de pessoas que participam da apresentação, nos instrumentos que são utilizados.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000505/0000004051.jpg http://3.bp.blogspot.com/_5DKUv2cWZL8/Sncn_-wuLLI/AAAAAAAADgg/5Qmww3mNRrA/s400/pastoril.jpg
2º Momento: O/a professor/a e as crianças montarão um álbum com as fotografias da visita, criando legendas para as fotos.
Atividade 3 - Confeccionando um Pastoril.
1º Momento: O grupo, pautado no que assistiram e na entrevista que realizaram, deverão discutir como será a coreografia, para tanto, o professor deverá ouvir a opinião de todas as crianças. A partir das sugestões das crianças, irão criar a coreografia do pastoril, respeitando as possibilidades corporais de cada um, e o desejo de representar um papel (elemento do cordão, Diana, cigana, borboleta). O figurino também deverá ser discutido com a turma, uma vez que os meninos também serão inseridos na dança, é claro que a própria tradição da dança estipula o cordão azul e o vermelho, porém o figurino dos participantes pode e deve ser discutido pelas crianças. Este momento é de suma importância, pois as crianças estarão participando do processo de construção da dança, deixando de ser meros espectadores e passarão a ser o elaboradores e produtores do "espetáculo".
Observações:
2º Momento: O/a professor/a, com antecedência, já deverá ter providenciado juntamente com as crianças o material necessário para a confecção dos figurinos. Também, deverão ser providenciados: as músicas, os elementos cênicos, entre outros, sempre respeitando a opinião das crianças. Este momento é de suma importância, pois através dele os alunos deixarão de ser meros espectadores e passarão a ser o centro do "espetáculo".
3º Momento: Com a determinação do papel de cada um na apresentação, o grupo discutirá os passos da dança, bem como terão que se apropriar da música do pastoril. tornando-se autores da sua própria dança. É fundamental que as crianças encarem o momento de maneira lúdica, bem humorada e prazerosa, aliás como deve ser toda e qualquer atividade na escola.
Letra da música do pastoril
Boa-noite, meus senhores todos
Boa-noite, senhoras também;
Somos pastoras
Pastorinhas belas
Que alegremente
Vamos a Belém.
Sou a Mestra Do Cordão encarnado
O meu cordão
Eu sei dominar
Eu peço palmas
Peço riso e flores
Ao partidário
Eu peço proteção.
Sou a contramestra
Do cordão azul
O meu partido
Eu sei dominar
Com minhas danças
Minhas cantorias
Senhores todos
Queiram desculpar
A Diana, enquanto mediadora, cantava:
Sou a Diana, não tenho partido
O meu partido são os dois cordões,
Eu peço palmas,
Peço riso e flores
Ó meus senhores, sua proteção.
http://www.recife.pe.gov.br/especiais/brincantes/8a.html
Obs.: Todo o processo de montagem do Pastoril deve ser fotografado e filmad
Atividade 4 - Encenando o Pastoril
1º Momento: A apresentação do Pastorial deverá acontecer para algumas turmas da escola, numa tentativa de trazer a alegria da dança e da música para o público presente, além, é claro, de fazer com que eles conheçam melhor as manifestações folclóricas da região onde vivem.
2º Momento: Terminada a apresentação, é importante que o/a professor/a leia algum texto,curto e simples sobre o Pastoril, como forma de informar, demaneira mais direta, o público presente sobre essa manifestação folclórica.
Foto: Crianças do Núcleo de Educação da Infância - UFRN (Nayde Solange Garcia Fonseca)
Obs.: A apresentação deve ser fotografada e filmada.
3º Momento: O/a professor/a com as crianças organizarão um CD com as fotos dos bastidores do espetáculo até a apresentação. Tal CD será reproduzido e cada aluno deverá presentear seus pais com o mesmo.
Sites onde pesquisar sobre o Pastoril:
O aluno será avaliado: