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Usos e funções do bilhete no cotidiano

Autor e Co-autor(es)

Ana Paula Campos Cavalcanti Soares imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ler e escrever bilhetes, atentando para as informações que devem conter.

- Estabelecer a relação entre os sons da fala e as letras.

- Conhecer as variedades de combinações de letras utilizadas para escrever.

Duração das atividades

Aproximadamente 2 horas ou 01 encontro.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Gênero textual: forma composicional, estilo, função, contexto de circulação.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;

- trabalho em grupo;

- texto impresso   

 

Desenvolvimento   

1º passo:

- O professor iniciará a aula apresentando alguns bilhetes no quadro, procurando contemplar diversas situações do cotidiano (exemplo de bilhete http://delta2imagens.no.sapo.pt/bilhete.jpg). Nesta ocasião, é interessante o professor também levar modelos de aviso, comunicados ou cartas, pois tais gêneros assemelham-se em alguns aspectos com os bilhetes pessoais. É preciso destacar que diferentemente dos comunicados ou avisos, o bilhete é um breve recado escrito para pessoas mais próximas.   

- Ao apresentar os bilhetes, os comunicados e as cartas, o professor deverá promover uma discussão com a turma chamando atenção dos alunos para a forma composicional, a linguagem,  a função e o contexto de circulação de cada um deles.  

 

 2º passo: 

- O professor além de levar modelos de bilhetes pessoais, deverá esclarecer para os alunos outros tipos de bilhetes que circulam na esfera social, tais como bilhete de loteria, ferroviário, rodoviário, bilhete escolar e bilhete de entrada para eventos ou ingressos. É necessário destacar também nesses casos, a forma composicional, a linguagem, a função e o contexto de circulação de cada um deles.

 - Em seguida, o professor pode propor aos alunos uma pesquisa para que se identifique a presença, freqüência e o uso que fazem  desses bilhetes no cotidiano de cada aluno.   

 

3º passo: 

- Dividir a turma em grupo. Para cada grupo sugerir a produção de um bilhete pessoal com diferentes temáticas. Sugere-se bilhetes de aniversário, amizade, amigo secreto ou romântico. É importante que o professor contemple as condições de produção necessárias para essas produções.

Entende-se por condições de produção determinar:

1- O autor – quem vai escrever o texto: o colega, o namorado ou namorada, o marido ou a esposa, o amigo ou a amiga;

2- O  interlocutor – para quem o bilhete vai ser escrito: o colega, o namorado ou namorada, o marido ou a esposa, o amigo ou a amiga;

3-  O  objetivo do texto – para que se escrever o bilhete: convidar, cumprimentar, declarar um sentimento...

4-  O  assunto do bilhete: aniversário, uma festa, o  amor, a amizade...

5- O gênero bilhete com suas características e linguagem apropriadas dependendo do objetivo...

6- A linguagem a ser usada dependendo do interlocutor e do objetivo do bilhete.   

 

4º passo:

 - Com o objetivo de sistematizar o conhecimento, o  professor  poderá solicitar que os alunos façam a produção de um bilhete individual fazendo de conta que precisará faltar à aula, justificando sua ausência ao professor. Assim, os alunos poderão compreender, dentro de seu contexto e do uso,  a importância do gênero estudado.

Recursos Complementares

Recursos Educacionais   

Bilhete Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O bilhete pode ter significados diversos, pois pode ser um tipo de documento de valor comprovante, ou pode ser um breve recado escrito para parentes, amigos, e/ou namorado(a).  Composição O papel geralmente é usado na sua criação. Alguns podem ter código de barras ou uma tarja magnética para armazenar dados nele contido. Exemplos Bilhete de loteria, que dá direito a concorrer a sorteios. Bilhete de ferroviário, que é Impresso que dá direito a viajar em transportes coletivos. Bilhete rodoviário, que comprova a efetuação de pagamento. Bilhete escolar. Bilhete (ingresso).   Onde Circulam Loterias Rodoviárias Estação de Trem Escolas Shows Estádio de Futebol http://pt.wikipedia.org/wiki/Bilhete  

 

Recursos Complementares   

Referências bibliográficas para o professor: - COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. - Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009. www.novaescola.org.br     

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada  oral e coletivamente,  enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas,as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. O professor deverá avaliar se os alunos conseguiram distinguir as diferenças entre bilhete e outros gêneros como carta e aviso, assim como reconheçam que há bilhetes pessoais (que assemelham-se a recados) e bilhetes de loteria, rodoviário, escolar e etc. É imprescindível que os  alunos façam uso desse gênero em seu cotidiano e a proposta de um bilhete justificando uma possível ausência na aula seria um ponta pé inicial.