Portal do Professor

Início do Conteúdo

Refletindo sobre os tipos de frases

Autor e Co-autor(es)

Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

. Reconhecer a frase e seus tipos: interrogativa, declarativa, exclamativa e imperativa;

 . Empregar adequadamente os sinais de pontuação em textos escritos;

 . Aprimorar a leitura oral, exercitando a partir de orientações sobre a entonação das frases com o uso da pontuação em textos escritos.  

Duração das atividades

05 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Habilidades básicas de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

  Atividade 1: Atividade coletiva: turma em círculo

 Professor, para a introdução do tema promova um diálogo informal com seus alunos, incentivando-os a construírem frases para as seguintes situações abaixo.Primeiro, permita que todos falem suas frases, garantindo que ouçam o colega. Em seguida, escreva no quadro um tipo de frase para cada situação, inclusive nas formas afirmativa e negativa.  À medida que você vai escrevendo as frases no quadro, pergunte a eles que sinais de pontuação são usados na situação para a qual foi dita. Após isso, peça que copiem as frases do quadro em seus cadernos.

1)A mãe dá uma ordem para você ir dormir.

2)O pai elogia o seu desempenho em algo que você faz.

3)A professora fica brava porque você não fez a tarefa de casa.

4)O seu colega pergunta se você vai ao clube no final de semana.

5)Pensem em uma frase que seria dita pela secretária da escola informando que na semana seguinte não haverá aula.

6)Você fica admirado com a atitude de um colega.

7)Você quer ironizar uma atitude de um amigo que te decepcionou.   

Atividade 2 -  Laboratório de Informática: atividade em dupla

Oriente seus alunos a realizarem uma pesquisa no endereço abaixo, anotando em seus cadernos tipos e formas em que as frases podem ser ditas.

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:UGRgk5BvGakJ:www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint2.php+tipos+de+frases+afirmativa+negativa+interrogativa+e+exclamativa&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br  

Atividade 3 – Correção da pesquisa

Em sala de aula, o professor faz a correção da pesquisa e esclarece dúvidas dos alunos. Em seguida, exibe em datashow o vídeo abaixo:

Sinais de pontuação 

Após a exibição do vídeo, e a partir da pesquisa realizada, o professor explicará em que situações os sinais de pontuação são usados.

Atividade 4 – Atividade em dupla

O professor poderá propor os seguintes exercícios:

Com as mesmas palavras podem ser criadas várias frases, usando diferentes tipos para expressar sentidos diferentes. A partir da 1ª informação, como a frase abaixo poderia ser usada nos seguintes tipos e formas?

a)    As crianças são desrespeitadas nas publicidades.

Interrogativa afirmativa: _____________________________________________

 Interrogativa negativa: ______________________________________________

Exclamativa afirmativa: _____________________________________________

Exclamativa negativa: ______________________________________________

Ordem afirmativa: _________________________________________________

Ordem negativa: __________________________________________________  

 

 Atividade 5 – Correção da atividade

Professor, durante a correção da atividade você poderá explorar com os alunos, a partir do exercício acima, os diferentes sentidos que as frases podem expressar: ironia, indignação, espanto, constatação, dúvida, entre outros.  

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Sinais de pontuação Vídeo

Recursos Complementares

Professor, você poderá ampliar o estudo do emprego das frases no portal:

http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/780409    

Sugestão de bibliografia para o professor aprofundar sua metodologia de ensino da gramática reflexiva, em especial com exemplos de como trabalhar com os alunos o uso de frases nos diferentes contextos.

TRAVAGLIA.Luiz Carlos.(1996) Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. p.199. São Paulo,1996

Obs.: A partir das atividades acima, o professor poderá ainda usar textos poéticos para explorar os diferentes efeitos de sentido causados pelo uso dos sinais de pontuação, o que implicará na mudança do sentido da frase.

Avaliação

Avaliação

 Para avaliar a aprendizagem dos alunos, o professor poderá propor à turma a produção de frases com os diferentes sentidos trabalhados nas atividades realizadas.