Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
·Resolver questões fundamentais dos sistemas projetivos;
·Enumerar e identificar os dois tipos de sistemas projetivos;
·Identificar os elementos dos sistemas projetivos;
·Realizar a operação de projetar e cortar;
·Resolver questões fundamentais dos sistemas projetivos;
Estudo de Perspectiva.
Inicialmente professor sugere-se apresentar em sala de aula uma situação concreta de exemplos dos sistemas projetivos:
·Em cima de uma mesa seria colocada uma caixa (pode ser de sapato), e em uma parede atrás da caixa teríamos uma lâmpada acesa iluminando a caixa.
Exemplo 01
Exemplo 02
·Teríamos agora professor outra situação, que poderia ser planejada, admitindo-se uma caixa sendo iluminada por raios solares vindos de uma janela e a sombra resultante em uma parede logo a frente da caixa.
Com as situações apresentadas poderemos perguntar aos alunos, quais as diferenças observadas entre as duas situações projetivas?
Podemos auxiliar os alunos primeiro quanto à fonte de luz de uma situação em relação à outra.Em caminhe os alunos agora a observarem a direção dos raios luminosos de cada situação. E finalmente oriente-os a observarem que os objetos em cada situação apresentam uma sombra em algum suporte.
Após a participação dos alunos, quanto às observações das duas situações, podemos iniciar o estudo dos
Sistemas Projetivos
.
Na primeira situação indique que existe uma fonte de luz própria, pois podemos localizar de onde partem os raios luminosos, que os raios incidem sobre um objeto e conseqüentemente surge uma sombra em algum suporte.
Sistema Cônico
Sistema Cilíndrico
Na primeira situação temos o Sistema Cônico de Projeção, pois os raios de projeção partem de uma fonte própria e a quantidade de raios projetantes que interceptam o objeto, é possível observarmos a forma de um cone, por isso o sistema é cônico.
Já na segunda situação professor oriente os alunos, pois não identificamos a fonte própria, no caso, consideramos uma fonte no infinito, o sol.
Seus raios luminosos que incidem sobre o objeto possuem aspecto agora da forma de um cilindro.Temos neste caso o Sistema Cilíndrico de Projeção.
Na imagem agora representada, sugere-se como melhor entendimento dos raios projetivos cônicos e cilíndricos.
Na figura 1, os raios luminosos partem de uma fonte própria, temos o Sistema Cônico, na figura 2, os raios luminosos partem de uma fonte imprópria, e são oblíquos em relação à base, temos o Sistema Cilíndrico Oblíquo, já a figura 3, apresenta os raios luminosos de uma fonte imprópria, mas perpendiculares em relação à mesa, por isso temos o Sistema Cilíndrico Ortogonal.
Agora pode orientar os alunos a identificarem os elementos dos Sistemas Projetivos:
Observa-se que para obtermos a projeção de algum objeto, precisamos de um centro de projeção, que lance as projetantes, estas atinjam o objeto e interceptam um plano.
Oriente os alunos que a imagem de projeção do objeto no plano é conseqüência das projetantes incidirem no objeto e interceptarem o plano.
Temos então três etapas para obter uma projeção:
·Projetar é traçar projetantes a partir do centro de projeção, que passam pelo objeto;
·Cortar é unir as projeções de pontos que interceptam o plano de projeção;
·Projeção é a conseqüência das etapas executadas.
Atividade 1:
A proposta seria distribuir folhas com exercícios e imagens, onde o aluno identificaria as operações de projetar e cortar.
Exemplo:
1) Projetar traçando projetantes a partir do centro de projeção (P), que passem pelos entes objetivos (elementos supostamente pertencentes a sólidos que se deseja projetar):
2) A turma receberia folhas com imagens relativas aos sistemas de projeção, onde identificaria na situação espacial, o centro de projeção seja próprio (P) ou impróprio (I) e qual o sistema projetivo observado pelas imagens.
Exemplo:
Atividade 2:
Professor teria agora a apresentação de imagens dos sistemas projetivos, onde a turma participaria respondendo conforme as questões gráficas apresentadas.
Projete conicamente o segmento de reta (A) (B) no plano α.
Projete cilindricamente o segmento (A) (B) no plano (α).
Projete ortogonalmente o segmento de reta (A) (B) no plano (α). .
Atividade 3:
Professor a próxima atividade trabalharemos com a maquete de um sólido. Ela é constituída por duas caixas de fósforos, uma caixa grande e uma pequena. São coladas e se apresentam assim:
Seriam distribuídas algumas maquetes para a turma e o enunciado da questão seria:
Identifique o sistema cilíndrico ortogonal no plano (α).
A identificação pelo aluno das imagens é para que observem as projeções do plano (α) na posição vertical e na posição horizontal.
Pergunte aos alunos após a prática e identificação:
· Onde está o centro de projeção?
· Que direção possui as projetantes?
· As projetantes incidem no sólido?
· Qual a conseqüência disso?
· Em que local observamos a “conseqüência” das projetantes incidirem no sólido?
Peça a participação de todos e recolha pó escrito as observações obtidas.
Professor, sugerimos os recursos do software gratuito Geogebra.
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
· O aluno soube identificar uma situação espacial a representação dos sistemas de projeção?
· O aluno soube identificar os dois tipos de sistemas projetivos?
· O aluno realizou as operações: de projetar e cortar?
· O aluno foi capaz de resolver questões fundamentais dos sistemas projetivos?