Portal do Professor

Início do Conteúdo

Quantos países falam o Português?

Autor e Co-autor(es)

Nilton Goulart de Sousa imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer características gerais dos países que integram a comunidade de povos lusófonos; • Fazer um reconhecimento sumário desses países, identificando área, população, língua e capital; • Localizar corretamente os países no mapa mundi; • Produzir material a partir dos dados obtidos e apresentá-lo em seminário.

Duração das atividades

• 2 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento básico sobre língua portuguesa e cartografia

Estratégias e recursos da aula

A língua portuguesa, com mais de 215 milhões de falantes nativos, é a quinta língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental. Idioma oficial de Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, sendo falada na antiga Índia Portuguesa (Goa, Damão, Diu e Dadrá e Nagar-Aveli), Macau e Guiné Equatorial, além de ter também estatuto oficial na União Européia, no Mercosul e na União Africana.


Assim como os outros idiomas, o português sofreu uma evolução histórica, sendo influenciado por vários idiomas e dialetos, até chegar ao estado conhecido atualmente. Deve-se considerar, porém, que o português de hoje compreende vários dialetos e subdialetos, falares e subfalares, muitas vezes bastante distintos, além de dois padrões reconhecidos internacionalmente (português brasileiro e português europeu).
 

Diante da relevância dos processos de evolução histórica da língua portuguesa nesses países, é importante que os educandos tenham um conhecimento mínimo sobre as nações lusófonas. Sabe-se que a reflexão sobre essa realidade é complexa e depende de um conhecimento abrangente e aprofundado do tema. No entanto, acredita-se ser possível iniciar um trabalho exploratório usando recursos visuais da Internet. As atividades dessa aula ou conjunto de aulas visam familiarizar o aluno com a realidade dos países de língua portuguesa de forma lúdica e motivadora.
 

Primeira Aula - A Pesquisa
 

Professor divida sua sala em grupos. Cada grupo estará incumbido de um país e responsável pela investigação de suas informações. O passo inicial é uma visita à página da comunidade dos povos de língua portuguesa. Eis o link:
 

http://www.cplp.org/
 

Uma sugestão interessante é convidar o professor de língua portuguesa para participar dessa atividade.
Os alunos deverão pesquisar as informações sobre os países de língua portuguesa ficando a cargo dos alunos a seleção dos “conteúdos” que caracterizam os países. Solicite a seus alunos que busquem alternativas de identificação dos países em fatos, preferencialmente, históricos. Sugere-se uma visita à própria página da CPLP, onde existe um link com o perfil de cada país. Eis os links:
 

• Angola: http://www.cplp.org/estadosmembr os_ANG.asp
 

• Cabo Verde: http://www.cplp.org/estadosmembros_CAB.asp
 

• Guiné Bissau: http://www.cplp.org/estadosmembros_GUI.asp
 

• Moçambique: http://www.cplp.org/estadosmembros_MOC.asp
 

• São Tomé e Príncipe: http://www.cplp.org/estadosmembros_STP.asp
 

• Timor Leste: http://www.cplp.org/estadosmembros_TIM.asp
 

• Portugal: http://www.cplp.org/estadosmembros_POR.asp
 

• Brasil: http://www.cplp.org/estadosmembros_BRA.asp
 

Para visualização desses países no mapa-mundi, sugere-se a visita à pagina do IBGE.
 

http://www.ibge.gov.br/paisesat
 

Feita essa visita, recomenda-se a exibição do vídeo “Língua” disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais, do MEC Este é um Episódio do Programa Além Mar que fala sobre as peculiaridades da língua portuguesa falada em diversas regiões da África, Índia e em Portugal. Além disso, cita a obra de "Os lusíadas" e conta a história da língua, literatura e cultura lusofônica. Eis o link:
 

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/891
 

Atenção! Carregue o vídeo em seu computador, antes de exibi-lo em sala de aula!
 

Estimule em seus alunos a idéia de um seminário sobre os países lusófonos. Sugere-se resgatar a história do lugar, de dominação, razão da língua portuguesa; identificar o processo de organização do espaço desses paises e efetuar uma analise efetivamente geográfica. Conduza os alunos a pensar em questões que levem a identificação da produção do espaço dessas sociedades.
 

Segunda Aula – Apresentação dos Trabalhos
 

Professor faça um sorteio dos grupos e inicie as apresentações. Sugere-se que essas apresentações sejam trabalhadas em conjunto com outras disciplinas, convidando-se os docentes de português e história para participar deste trabalho.
 

Ao final, todos os alunos poderão discutir as experiências vivenciadas no projeto. Proponha um fórum para essa discussão, como os disponíveis pelo

Yahoo. Eis o link:
http://br.groups.yahoo.com/
 

Avaliação

As atividades de avaliação serão feitas no decorrer do processo por meio das seguintes atividades: • Participação qualificada nos debates. • Participação no fórum • Apresentação de painéis pelos alunos murais com os resultados encontrados nas pesquisas.