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Numerais: um estudo introdutório

Autor e Co-autor(es)

Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 - Identificar os numerais em diferentes gêneros textuais;

- Elaborar o conceito de numerais de acordo com seu uso;

- Saber classificar os numerais (em ordinais e cardinais) de acordo com o uso nos textos estudados;

- Analisar em que situação os numerais são usados e a importância de seu emprego em diferentes textos;

- Produzir um texto, empregando adequadamente os numerais estudados. 

Duração das atividades

9 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Utilização do Laboratório de Informática ou do datashow na sala de aula.

Atividade 1 Motivação: pesquisa individual em casa

 Professor, peça aos alunos que realizem a seguinte pesquisa, registrando os dados em seus cadernos:

1º) Consulte em sua certidão de nascimento os dados:

- Nº do livro de registro;

- Nº da folha de registro;

- Nº do assento;

- Dia, mês e o ano do registro;

- Dia, mês e a hora do nascimento.

2º) Levar para a sala de aula a xerox da certidão de nascimento.

Atividade 2 - Atividade oral: análise e reflexão a partir de dados

Professor, dispor os alunos em círculo para socializarem os dados pesquisados. Em seguida, peça que cada aluno, com sua certidão, analise os seguintes dados, a partir das perguntas:

 - Que dados numéricos existentes na certidão foram escritos por extenso? Ou seja, foram escritos por meio de palavras e não de números?

- Qual seria a razão de terem sido escritos desta forma?

- Qual é a importância de se registrar estes dados em uma certidão de nascimento?

Atividade 3 – Laboratório de Informática: atividade em dupla 

Professor, peça aos alunos que acessem e leiam o texto O homem na Lua, de Marcelo Duarte, em: O guia dos curiosos. São Paulo: Cia. da Letras, 1996. p. 23-24, disponível no site:

http://www.curiosidadesnaomatam.com/2009/10/o-homem-na-lua.html 

Obs.: Caso o professor não tenha acesso à internet, ele poderá escrever o texto no quadro ou imprimi-lo.

Segue o texto:

O primeiro passo na lua foi dado com um pé tammanho 41.Este era o número da bota azul do astronauta Neil armstrong, então com 38 anos, o primeiro homem a descer em solo lunar, no dia 20 de julho de 1969, às 23h56min31(hora de Brasília). O passo foi dado com o pé esquerdo. Ao pisar na lua, com o coração batendo 156 vezes por minuto, Neil Armstrong disse a célebre frase: "Este é um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade". Calcula-se que 1,2 bilhão de pessoas acompanharam esse momento pela TV no mundo inteiro. Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin, o segundo astronauta a pisar na Lua, finacaram ali uma bandeira metálica dos Estados unidos e colocaram uma placa junto à perna do módulo lunar, assinada pelos astronautas e pelo presidente americano Richard Nixon: aqui os homens do planeta Terra puseram pela primeira vez os pés na Lua. Julho de 1969 d.C. Viemos em paz em nome de toda a humanidade.  

 Em seguida, oriente-os para responderem no caderno o seguinte roteiro de leitura com base no texto lido:

1º)Quem foi o primeiro homem a pisar na Lua?

2º) Qual era o número da bota do astronauta Neil Armstrong?

3º) Que idade tinha Neil Armstrong?

4º) Qual era o batimento cardíaco de Neil Armstrong no momento em que pisou na Lua?

5º) Em que dia, mês e hora isto aconteceu?

6º) Estima-se que este evento foi visto por aproximadamente quantas pessoas?

7º) Quem foi Edwin "Buzz" Aldrin?

8º) Quando os astronautas puseram os pés na Lua?

9º) O que vocês compreendem pela abreviatura d.c.?

Atividade 4 -Correção da atividade

 Após a correção, o professor promove, oralmente, a seguinte reflexão, a partir das questões, tendo como base os textos analisados.

 1)Quando são usados algarismo e quando são usadas palavras para representar os números?

2)Que numerais indicam quantidade exata e que numerais indicam a posição de uma pessoa em relação à outra?

3) Em que situações usamos os numerais que indicam quantidade exata e em que situação usamos os numerais que indicam posição?

4) Em que outras situações usam-se os números?

Atividade 5   

Professor, divida a turma em grupos de três alunos e oriente-os para construir com suas palavras um conceito de numeral a partir dos textos estudados.  

Atividade 6

Leve a turma para o Laboratório de Informática e peça-os que pesquisem e registrem no caderno o conceito, a classificação e a função dos numerais, segundo a gramática. Disponível no site: http://www.brasilescola.com/gramatica/numerais.htm    

Atividade 7 - Apresentação da pesquisa    

 Apresentação pelos alunos da pesquisa realizada e explicação pelo professor de dúvidas existentes. Ao mesmo tempo, pedir a eles que comparem o conceito elaborado com o conceito pesquisado.

Atividade 8 – Atividade em dupla no Laboratório de Informática

 Leitura do texto:  A Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente, disponível em:

 http://www.unicef.org/brazil/pt/monica_estatuto.pdf  acessado em 11.04.2010 

- Após a leitura, peça à turma que, registre no caderno, identifiquem e classifiquem  os numerais e também informem em que situações foram usados.  

Atividade 9 

Dispor a turma em círculo para a correção da atividade 8.

 Professor, explore as informações do texto e explique o que é um estatuto; em seguida, faça a correção do exercício sobre a classificação mostrando a importância do uso dos numerais neste tipo de texto.  

Recursos Complementares

 Professor, para explorar com seus alunos outros contextos de uso dos numerais, acesse:

  http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/morfologia/numerais.htm  

Para aprofundar os conhecimentos sobre a prática de ensino sob a perspectiva interacionista da linguagem, visando à reflexão e ao uso da língua materna nos diferentes contextos sociais, o professor poderá consultar a bibliografia:

TRAVAGLIA.Luiz Carlos.(1996) Gramática e Interação: uma proposta para o ensino da gramática no 1º e 2º graus. São Paulo:Cortez

 

Avaliação

 Para avaliar a aprendizagem dos alunos, o professor poderá propor à turma que, em grupos de quatro alunos, tendo como modelo o Estatuto da Criança e do Adolescente apresentado pela Turma da Mônica, tente produzir um simples estatuto da turma. Discuta com os alunos a finalidade deste tipo de texto, os seus direitos e deveres. O estatuto deve ser dividido em títulos, capítulos, artigos e parágrafos.O professor fará a correção dos textos, verificando se os alunos usaram adequadamente a estrutura deste tipo de texto e, principalmente, se empregaram os numerais corretamente.