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A??O DO CAMPO MAGN?TICO SOBRE CARGAS EL?TRICAS

Autor e Co-autor(es)

Daniel Rodrigues Ventura imagem do usuário

VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Lu?s Nunes; Jos? Angelo de Faria ; Isnard Dominngos Ferraz; Jos? Marcelo Gomes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Ci?ncias Naturais Vis?es de mundo
Educa??o Profissional Controle e Processos Industriais T?cnico em Eletroeletr?nica
Educa??o Profissional Controle e Processos Industriais T?cnico em Eletr?nica
Educa??o Profissional Controle e Processos Industriais T?cnico em Eletrot?cnica
Educa??o Profissional Controle e Processos Industriais T?cnico em Mecatr?nica
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino M?dio F?sica Equipamentos el?tricos e telecomunica??es
Ensino M?dio F?sica Oscila??es, ondas, ?ptica e radia??o
Ensino M?dio F?sica Som, imagem e informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Saber a diferença entre atração elétrica e magnética .
  • Compreender que um corpo magnetizado pode atrair cargas elétricas em movimento em relação ao campo.
  • Saber descrever como é a trajetória das cargas elétricas quando deslocam em um campo magnético uniforme.

Duração das atividades

50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • O QUE UM ÍMÃ.
  • POLOS DO ÍMÃ.
  • CAMPO MAGNÉTICO DE ÍMÃS.

Estratégias e recursos da aula

A. CAMPO MAGNÉTICO UNIFORME

Inicie esta aula recordando que os ímãs atraem corpos ferromagnéticos e quanto mais próximo do objeto mais forte é a interação. Levante as seguintes hipoteses:

  • Onde o campo magnético de um ímã é mais intenso?  
  • O que acontece com as linhas de campo magnético a medida que distancia-se dos polos?

Exiba o filme a seguir, em que num simples experimento com ímãs atuando sobre um fluído contendo fragmentos magnéticos, podem ser observadas as linhas de campo magnético. Observe a região em que  é mais intensa o campo magnético e como pode ser produzido uma região de campo uniforme.

  Campo magnético 3D    do site http://www.youtube.com/watch?v=E0fWYJKGoLs&feature=related

 

Figura 1. Imagem das linhas de campo entre dois ímãs, da experiência exibida no filme do link http://www.youtube.com/watch?v=E0fWYJKGoLs&feature=related
imagem obtida do endereço: http://img.youtube.com/vi/E0fWYJKGoLs/0.jpg 

          A experiência exibida no filme é simples e pode ser reproduzida facilmente. Como outra alternativa de fluído pode ser usado óleo mineral e pó de esponjas de aço de lavar panelas, como pode ser observado no experimento dos estudantes do Colégio Vicente Rijo -Feliciano Gomes e Sílvia Bertazzo 3ME.
                                                                                                         http://www.youtube.com/watch?v=4Cxd4ZXo9r8&NR=1  

 Após a exibição do experimento proposto anteriormente, promova um debate onde um dos alunos seja o mediador e retome as hipóteses anteriores e acrescente as questões que seguem.

  1. Os imãs produzem campos que variam espacialmente?
  2. É possível produzir um campo uniforme?
  3. Como é possível produzir um campo uniforme?

Figura 2 .  Um ímã em forma de ferradura produz entre os pólos um campo magnético uniforme, esta imagem foi obtida do endereço: http://blog.imatec.ind.br/up/i/im/blog.imatec.ind.br/img/fig240.gif 

Um descrição vetorial simbólica dos campos magnéticos constantes é feita com linhas, pontos ou x igualmente espaçados, como pode ser visto no texto a seguir que é obtido do site : http://www.colegioweb.com.br/fisica/o-campo-magnetico-uniforme 

 

B. AS PARTÍCULAS ELETRIZADAS NO CAMPO MAGNÉTICO UNIFORME

Levante a hipótese: como deve ser a atração do ímã sobre as cargas?

Apresente o seguinte texto:  http://www.colegioweb.com.br/fisica/movimentos-particulares-de-uma-particula-eletrizada-num-campo-magnetico-uniforme 

Para esclarescer apresente o seguinte filme:    http://www.youtube.com/watch?v=yyDxyd6gs1w 

Neste filme é colocado a representação das linhas de campo uniforme e como as forças atuam nas cargas, bem como a trajetória das partículas quando penetram no campo magnético. 

C. SITUAÇÕES QUE O CAMPO MAGNÉTICO ATUA NUMA CARGA ELÉTRICA

Para finalizar, após ter apresentado os recursos anteriores que visam sanar a hipótese desta etapa, promova um novo debate direcionado pelas questões que seguem. 

  1. Quando há força magnética numa carga?
  2. Uma carga em repouso é afetada pelo campo magnético?
  3. Uma carga em movimento é afetada pelo campo magnético?
  4. Uma carga em movimento é afetada pelo campo magnético, quando se move paralelamente as linhas de campo magnÉtico?
  5. Como é a trajetória de uma partícula eletrizada que desloca num campo magnético uniforme?

 

 

Recursos Complementares

Avaliação

Ao final do estudo o aluno deverá saber:

  • Quando há força magnética numa carga.
  • Se uma carga em repouso é afetada pelo campo magnético.
  • Se uma carga em movimento é afetada pelo campo magnético.
  • Se uma carga em movimento é afetada pelo campo magnético quando se move paralelamente as linhas de campo magnético.
  • Como é a trajetória de uma partícula eletrizada que desloca num campo magnético uniforme.