Jose Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Vivenciar as técnicas do Passe no Handebol;
Desenvolver a habilidade de domínar a bola;
Identificar a importância do Passe para a dinâmica do jogo.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
AULA 1
Espaço: pátio da escola, quadra de esportes ou qualquer lugar que possibilite a execução da atividade
Material: cartazes, livros, artigos e videos
ATIVIDADE
Conceituar os fundamentos do handebol.
Empunhadura
É a forma de segurar a bola de handebol com uma das mãos. A mesma deve ser segurada com as falanges distais dos cinco dedos abertos e com a palma da mão em uma posição ligeiramente côncava.
Observações: orientar os alunos de modo em que os dedos devem abarcar a maior superfície possível da bola, e também devem exercer uma certa força (pressão) na bola para que ela esteja bem segura. Deve-se destacar que a pressão exercida pelos dedos polegar e mínimo é muito importante para o êxito da empunhadura.
Recepção
Deve ser feita sempre com as duas mãos paralelas e ligeiramente côncavas voltadas para frente. Recentemente os atletas utilizam-se comumente também da recepção com uma das mãos. Então, apesar da literatura específica sobre o método parcial haver considerado esse uso habitual recente como um erro, a prática atual e sua eficiência em diversas situações têm nos dado os elementos necessários para indicarmos o ensino e treinamento da recepção com uma das mãos como um elemento necessário para o jogo de handebol.
A recepção pode ser classificada em:
Alta, média e baixa dependendo da altura que a bola seja recepcionada.
Passes
São movimentos que permitem a bola ir de um jogador a outro, desta forma ele necessita sempre da interdependência de no mínimo duas pessoas.
Os tipos de passes podem ser classificados da seguinte maneira:
Passes acima do ombro: podem ser realizados em função da trajetória da bola para frente ou oblíquo, sendo que ambos podem ser: retificado ou bombeado.
Passes em pronação: lateral e para trás.
Passes por de trás da cabeça: lateral e diagonal.
Passes por de trás do corpo: lateral e diagonal.
Passe para trás: na altura da cabeça com extensão do pulso.
Passe quicado: quando a bola toca o solo uma vez antes de ser recepcionado pelo companheiro, nesse tipo de passe a bola é atirada ao solo em trajetória diagonal.
ATIVIDADE 02
1) Empunhadura Individual
Todos os alunos, livres pela quadra, com uma bola na mão. Segurar a bola de forma correta, onde a superfície de contato é realizada pela superfície dos dedos e pela face palmar média da mão. Para elevar o nível de dificuldade, o aluno deve passar a bola de uma mão para a outra, sem que esta bola escape. Utilizar duas bolas, uma em cada mão.
2) Empunhadura em Duplas
Em duplas, os alunos posicionados um frente para o outro, com os braços estendidos a frente do ombro, a uma distância de no máximo 1 metro. Os dois alunos segurando a mesma bola, utilizando o exercício da empunhadura.
Cada aluno deve utilizar a força na realização da empunhadura para conseguir puxar a bola. Caso algum aluno consiga puxar, retornar ao início do exercício para realizá-lo novamente.
Variações:
Utilizar o braço estendidos a frente do abdômen. Criar nova posições para o braço que irá realizar a empunhadura.
3) Jogo de Handebol
No final da aula o professor vai organizar junto com a turma um jogo de handebol.
Passe/Recepção
Espaço: pátio da escola, quadra de esportes ou qualquer lugar que possibilite a execução da atividade
Material: bolas de handebol
ATIVIDADES
1) Passe acima do ombro na parede
A atividade será realizada individualmente, ficando o aluno de frente para a parede, a qual realizará o passe. O aluno vai lançar a bola contra a parede e recebê-la novamente. Neste momento o professor deve individualmente realizar correções, principalmente sobre a posição do cotovelo, que deve estar ligeiramente acima da linha do ombro.
Variações:
Realizar o passe com ambas as mãos, notando a diferença entre as duas. Também neste mesmo exercício realizar o passe picado, onde a bola deve bater no solo, depois na parede e retornando à mão do aluno logo em seguida. Determinar alvos na parede (círculos desenhados) para treinar a precisão do passe.
2) Passe acima do ombro em duplas
A atividade será realizada em duplas. Os alunos devem se posicionar de frente, um para o outro, à uma distância de aproximadamente quatro metros. Realizar o passe para o outro aluno e recebê-la novamente.
Neste momento o professor deve individualmente realizar correções, principalmente sobre a posição do cotovelo, que deve estar ligeiramente acima da linha do ombro.
Como o passe ainda não estará sendo realizado com perfeição, é interessante abordar as formas de recepção, para que o aluno a realize, independente da posição em que ela for recebida (alta, média e baixa).
Variações: Realizar uma série de passes com a mão direita e outra série com a mão esquerda, notando a diferença entre as duas. Realizar neste mesmo exercício o passe quicado, onde a bola deve bater no solo. Aumentar a distância entre as duplas. Determinar o local onde a bola deve ser recepcionada.
3) Jogo de Handebol
No final da aula o professor vai organizar junto com a turma um jogo de handebol.
Verificar junto aos alunos se reconhecem o passe como fundamento que garante uma maior dinâmica ao jogo.
Pedir que identifiquem os possíveis tipos de técnica do passe vivenciada na aula.
Identificar junto a turma a necessidade ou não de continuar a trabalhar o fundamento do passe como forma de melhor desenvolvimento tático do jogo.