Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer e vivenciar algumas brincadeiras características da região Centro-Oeste do Brasil.
Aulas postadas no Portal do Professor: ”De onde surgiram as brincadeiras do Brasil”, "As brincadeiras do Brasil: a região Norte" e "As brincadeiras do Brasil: a região Nordeste".
Atividade 1: Os alunos serão reunidos em círculo e indagados se sabem quais são os estados da região Centro-Oeste, seus costumes, comidas típicas e se conhecem alguma brincadeira ou jogo praticado nesta região. Após as respostas, levá-los a um laboratório de informática com acesso à Internet e pedir que pesquisem as respostas às perguntas feitas (caso a escola não tenha laboratório de informática, sugerimos que o professor disponibilize livros e material impresso da Internet, principalmente dos sites relacionados como recurso educacional). Os alunos deverão escolher 3 brincadeiras que mais gostarem dentre as pesquisadas, para que sejam vivenciadas.
Atividade 2: Vivenciar as brincadieras escolhidas pelos alunos. Eis algumas sugestões:
Pato, pato, ganso: O professor irá definir um aluno que será o ganso. Depois, as crianças fazem uma roda e sentam. O ganso vai andando e tocando na cabeça dos amiguinhos e dizendo: “pato, pato, pato, ganso!”. A pessoa em que o ganso tocar quando disser “ganso” tem que levantar e correr atrás do ganso. Se conseguir alcançar o ganso, a criança ganha e o outro volta a ser o ganso. Mas se o ganso conseguir sentar no local vago da roda, o escolhido vira o ganso da vez. Quem for pego duas vezes vai para o meio da roda enquanto os outros recitam os versos "Galinha choca, Quebrou o ovo, E saiu minhoca." e ficam lá até acabar a brincadeira.
Cabra-cega: O professor deverá escolher quem será a cabra-cega, que deverá ser vendada. O resto da turma se espalha. O grupo pergunta: “Cabra-cega de onde você veio?” A cabra-cega responde um lugar, que pode ser a casa, a fazenda, a escola... A turma pergunta: “O que trouxe para nós?” A cabra-cega responde algo. Por exemplo, se veio da fazenda, pode dizer leite. A turma pergunta: “Vai dar um pouco pra nós?” A cabra-cega responde: “Não!” E aí a brincadeira começa com gritos. A criançada faz barulho para que a cabra-cega consiga se localizar. Se ela alcançar alguém, tem que dizer o nome dessa pessoa. Se acertar, a pessoa será a cabra-cega; se errar, continuará sendo o pegador.
Boizinho: As crianças formam uma roda segurando com bastante força as mãos umas das outras. No meio da roda deve ficar uma das crianças que será o boizinho. O boizinho deve pegar o braço das crianças da roda e ir perguntando: “De que mão é essa?” A criança deve responder falando o nome de uma fruta ou um objeto, tentando distrair os participantes. Depois de fazer a pergunta a todos, o boizinho deve tentar romper a roda em algum ponto e fugir. Quando foge, os outros devem tentar capturá-lo. Quem conseguir é o próximo boizinho.
Fui à feira: Um jogador diz em voz alta a frase: "Fui à feira e comprei...", e diz o nome de uma fruta ou algo que se compra no mercado. O próximo tem que repetir a frase do primeiro, acrescentando outra mercadoria, e assim por diante. Sai do jogo quem errar a sequência já dita. Ganha quem não repetir a mercadoria e lembrar-se de todas que foram ditas antes.
Pique de cores: O grupo define quem será o pegador. Ele escolhe uma cor e grita para os outros. Por exemplo: “Azul!”. Todos devem sair correndo e tocar a cor que foi pedida. Quem conseguir tocar a cor não pode mais ser pego. Caso o pegador consiga capturar uma das crianças antes de ela encostar na cor ela vira o novo pegador e deve escolher outra cor para que a brincadeira continue.
Encantado: Um participante é escolhido para fazer o papel do encantador (pegador). Pode haver dois encantadores na brincadeira. Todos os participantes saem correndo. O objetivo do encantador é tocar a cabeça dos participantes. Quando ele consegue grita: “Encantado!”. Aquele que for tocado na cabeça deve ficar parado. Os outros colegas devem desfazer o encantamento. Aquele que conseguir deve gritar: “Desencantado!”. A brincadeira prossegue até que todas as crianças sejam “encantadas”.
Correntinha: Os participantes ficam espalhados no espaço onde vão brincar. Um deles, previamente escolhido, vai tentar acorrentar (prender, formando uma corrente) alguém. As demais crianças correm para não serem acorrentadas. Aquela que for acorrentada tentará acorrentar outro participante e assim sucessivamente.
Pula anjinho: Os participantes se dividem em dois times que devem deitar de bruços no chão, em fila, a uma distância de cerca de 40 centímetros um do outro. Quando alguém grita “já”, os dois primeiros da fila saem pulando por cima dos colegas até o fim da fila, voltam pulando e deitam novamente no seu lugar. Quando eles se deitam os próximos da fila levantam e fazem o mesmo e assim por diante, até que termine a fila. Ganha o time que terminar primeiro.
Brincadeiras extraídas e adaptadas de http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/, acesso dia 15 de abril de 2010.
Atividade 3: Reunir os alunos em círculo e questioná-los: o que estas brincadeiras têm em comum? E o que elas têm de diferente das brincadeiras que normalmente vocês brincam? Direcionar a discussão no sentido de que as brincadeiras de cada região representam os costumes do povo que lá vive. No caso da região Centro-Oeste há uma grande proximidade das brincadeiras com os animais como podemos notar em "cabra cega", "pato, pato, ganso”, “boizinho”. Nas outras regiões essas mesmas brincadeiras recebem o nome de “rato na roda” ou “gato e rato” e "corre cutia” . Observe-se que não se verifica o mesmo nível de punição que notamos nas brincadeiras da região Nordeste. Acredita-se que, devido ao povoamento da região Centro-Oeste ter se dado de forma mais tardia na história brasileira, provavelmente não houve uma cultura escravista muito exarcebada tal como na região Nordeste. Além disto, observamos um grande número de brincadeiras cantadas, talvez pelo mesmo motivo da região norte.
(Reflexões feitas pelo professor autor da aula a partir de leituras de KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos infantis. Petrópolis: Vozes. 1997).
Atividade 4: Pedir aos alunos que desenhem a brincadeira que mais gostaram em uma folha de papel oficio. Estas ilustrações serão utilizadas na avaliação.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/ acesso dia 15 de abril de 2010
http://www.nepsid.com.br/brincadeiras/mapa.htm acesso dia 15 de abril de 2010
http://www.escolaoficinaludica.com.br/brincadeiras/zbrinquetrad.htm acesso dia 15 de abril de 2010
O professor deverá propor aos alunos que construam um mapa da região Centro-Oeste do Brasil, onde deverão ser afixadas as pesquisas realizadas, as brincadeiras que foram escolhidas e as ilustrações das brincadeiras feitas por eles.