Portal do Professor

Início do Conteúdo

O leão e sua família.

Autor e Co-autor(es)

Josélia Soares Nunes dos Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo, Naire Jane Capistrano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as características externas do leão.

Identificar o leão entre outros animais.

Conhecer a família do leão.

Diferenciar o leão da leoa.

Comparar tamanho entre os membros da família do leão    

Duração das atividades

Quatro momentos de aproximadamente 30 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O profesor deverá propor uma conversa informal sobre o que as crianças já sabem sobre o leão, em seguida deverá enviar para casa um bilhete pedindo a colaboração dos pais para que possam, junto com seus filhos, pesquisarem sobre o estudo que estão iniciando, enviando livros, imagens, CDs e DVDs que tratem do assunto

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

Na roda inicial, perguntar quem das crianças trouxe o material sobre o leão. Deixar que as crianças apresentem o que trouxeram e ampliar com  imagens e/ou miniaturas de alguns animais. Apresentar para as crianças, questionando qual que eles conhecem; quem é o leão; perguntar para as crianças se esses animais vistos nas imagens são iguais; se há diferenças entre eles; quais são essas diferenças. Em seguida, apresentar o leão, a leoa e os filhotes. Em relação a família do leão questionar se todos são iguais, se há diferenças entre eles e que diferenças são essas (enfatizar tamanho, cor, partes do corpo). Deixar que as crianças falem, manuseiem as imagens e/ou miniaturas dos animais; instigá-las a observar o corpo dos animais, a contar as partes como: patas, olhos, orelhas, rabo.

 

2º Momento:

Desenhar no quadro chamando atenção para as partes do corpo do animal. Na cabeça do leão o que tem (olhos, boca, bigode, orelhas etc). No corpo do leão o que se pode colocar? Quantas são as patas? Vamos combinar se este leão é o pai, a mãe ou o filhote. Se é o pai, ele é adulto? Então tem juba? Se tem, onde fica a juba dele? Se não tem juba, porque não tem? É a leoa ou o filhote?   

3º Momento:

 Levar às crianças as mesas com papel e caneta hidrocor para que façam um desenho do leão, chamando atenção para as partes do corpo do animal. Na cabeça, não esquecer os olhos, boca, bigode orelhas, não esquecer os detalhes do corpo do leão: as patas, o rabo. Este momento é importante para que a professora possa avaliar o nível do desenho da crianças, os detalhes que conseguem representar através do desenho.

4º Momento:

Organizar novamente as crianças em círculo para que possam apresentar ao grupo suas produções. O professor deve estimular as crianças a falar porque fez desse jeito. Depois que todas as crianças apresentarem seus desenhos, a professora pode organizar uma exposição no mural da sala.

Recursos Complementares

Avaliação

Avaliação:

O  professor poderá avaliar:

- O nível de envolvimento das crianças como o tema, durante toda a aula;

- o que conseguiram aprender sobre o leão e sua família;

- o nível do desenho das crianças;