Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
Ensino M?dio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Conhecer os seres vivos unicelulares ? importante, pois al?m de componentes do ecossistema, contam uma parte da hist?ria evolutiva de toda a vida na Terra, segundo acreditam alguns pesquisadores. Mas afinal, quem s?o estes organismos e como est?o agrupados?
O Reino Protista foi originalmente formado por organismos unicelulares eucariontes, isto ?, seres cujas c?lulas j? apresentam organ?ides especializados e n?cleo individualizado. Esse reino era composto pela reuni?o de dois grandes grupos de organismo: os protozo?rios, que vieram da antiga classifica??o do reino animal e as algas unicelulares que vieram da antiga classifica??o do reino vegetal.
Mas os protistas est?o representados por muitas linhas evolutivas cujos limites s?o dif?ceis de definir. A maioria destes organismos ? unicelular e microsc?pica, tamb?m existem os que formam col?nias, como os foramin?feros. Esta organiza??o, mais complexa, est? mais pr?xima dos organismos pluricelulares superiores e indica que estes evolu?ram a partir de ancestrais protistas.
Leve os alunos ao laborat?rio de inform?tica, instrua-os a ver as imagens abaixo e ficarem atentos ?s caracter?sticas que as diferenciam:
Imagem de ciliado - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7638
Colpodela ? flagelado - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5705
Agora pe?a que acesse o recurso ?Exemplo de organismos flagelados e ciliados?.
Para tal atividade, ser?o necess?rios:
- Conta-gotas;
- Recipiente para cultivo;
- Algumas folhas de alface;
- L?minas;
- Lam?nulas;
- Microsc?pio;
- Clara de ovo;
Para cultivo, colocar ?gua e algumas folhas de alface no recipiente. Este deve ficar exposto por, aproximadamente, uma semana.
Ap?s este per?odo, j? poder&atild e;o observar alguns microorganismos na ?gua.
Com aux?lio de pipeta, colocar uma gota da infus?o na l?mina e cobri-la com lam?nula.
Os protozo?rios j? poder?o ser visualizados ao microsc?pio.
Dicas:
Pe?a para que seus alunos identifiquem e desenhem as formas de vida encontradas.
Per mita com que todos seus alunos vejam todos os tipos de protozo?rios que forem visualizados, encaminhando-os para os microsc?pios espec?ficos.
Fa?a-os observar a locomo??o e estruturas que estes possuem para tal.
Para melhor acompanhamento dos movimentos destes organismos, adicionar uma gota de clara de ovo na l?mina, antes de colocar a lam?nula.
Ao final da atividade, pe?a para a semana seguinte um relat?rio contendo introdu??o, os procedimentos da aula, protozo?rios encontrados (com desenho), seus sistemas de locomo??o e classifica??o (ciliados, ameb?ides, flagelados ou esporozo?rios), de acordo com as caracter?sticas observadas.
Atividade retirada de http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/cultura-protozoarios.htm
O v?deo recomendado abaixo mostra como fazer a coleta destes organismos, e m?todos para visualizar os protozo?rios. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5257
DICA ? professor, acesse previamente o v?deo e baixe-o para um pen-drive.
Para reflex?o do Professor:
Protista ou Protoctista?
Este reino ? assunto de discuss?es taxon?micas, por agrupar seres vivos de origens evolutivas distintas. J? foi chamado de Protoctista, incluiu grupos e depois separou outros. Sabendo que h? pesquisadores propondo mudan?as no n?mero de reinos que agrupam os seres vivos, faz-se necess?rio o professor tomar conhecimento destas propostas. Uma delas ? a divis?o dos seres vivos em seis reinos, modificando o crit?rio de agrupamento principalmente dos Monera (bact?rias) e dos Protistas.
Nome | Tipo |
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Exemplos de organismos ciliados e flagelados | Anima??o/simula??o |
A seguir, indicamos s?tios para o professor ler e conhecer mais sobre classifica??o.
Sistemas de Classifica??o - http://lgm.esalq.usp.br/LEF321/classificacao.pdfOnly six kingdoms of life - http://www.cladocera.de/protozoa/cavalier-smith_2004_prs.pdf