Portal do Professor

Início do Conteúdo

Protozo?rios - Reino Protista

Autor e Co-autor(es)

Andrea da Silva Castagini imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente
Ensino M?dio Biologia Identidade dos seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar e classificar os protozo?rios. Caracterizar os protozo?rios.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos;

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? importante trabalhar anteriormente a divis?o taxon?mica dos reinos da natureza.

Estratégias e recursos da aula

data/img-1
Conhecer os seres vivos unicelulares ? importante, pois al?m de componentes do ecossistema, contam uma parte da hist?ria evolutiva de toda a vida na Terra, segundo acreditam alguns pesquisadores. Mas afinal, quem s?o estes organismos e como est?o agrupados?

O Reino Protista foi originalmente formado por organismos unicelulares eucariontes, isto ?, seres cujas c?lulas j? apresentam organ?ides especializados e n?cleo individualizado. Esse reino era composto pela reuni?o de dois grandes grupos de organismo: os protozo?rios, que vieram da antiga classifica??o do reino animal e as algas unicelulares que vieram da antiga classifica??o do reino vegetal.
Mas os protistas est?o representados por muitas linhas evolutivas cujos limites s?o dif?ceis de definir. A maioria destes organismos ? unicelular e microsc?pica, tamb?m existem os que formam col?nias, como os foramin?feros. Esta organiza??o, mais complexa, est? mais pr?xima dos organismos pluricelulares superiores e indica que estes evolu?ram a partir de ancestrais protistas.

Leve os alunos ao laborat?rio de inform?tica, instrua-os a ver as imagens abaixo e ficarem atentos ?s caracter?sticas que as diferenciam:

Imagem de ciliado - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7638
Colpodela ? flagelado - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5705

Agora pe?a que acesse o recurso ?Exemplo de organismos flagelados e ciliados?.
 

Instrua-os a tentar classificar quais imagens pertencem aos ciliados e quais s?o flagelados. Como tarefa final desta atividade, pe?a aos alunos para fazerem uma tabela comparativa entre os filos integrantes do Reino Protista. Eles podem  incluir na tabela imagens um integrante de cada filo, para isto, podem pesquisar no s?tio a seguir: http://commons.wikimedia.org/wiki/Special:Search?search=protista
Sugerimos a atividade de modalidade Webquest, ?Os Protistas?, dispon?vel no endere?o abaixo: http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/cb/2007-1/2-2/index.html

data/img-3
Para tal atividade, ser?o necess?rios:

- Conta-gotas;
- Recipiente para cultivo;
- Algumas folhas de alface;
- L?minas;
- Lam?nulas;
- Microsc?pio;
- Clara de ovo;

Para cultivo, colocar ?gua e algumas folhas de alface no recipiente. Este deve ficar exposto por, aproximadamente, uma semana.

Ap?s este per?odo, j? poder&atild e;o observar alguns microorganismos na ?gua.

Com aux?lio de pipeta, colocar uma gota da infus?o na l?mina e cobri-la com lam?nula.

Os protozo?rios j? poder?o ser visualizados ao microsc?pio.

Dicas:

Pe?a para que seus alunos identifiquem e desenhem as formas de vida encontradas.

Per mita com que todos seus alunos vejam todos os tipos de protozo?rios que forem visualizados, encaminhando-os para os microsc?pios espec?ficos.

Fa?a-os observar a locomo??o e estruturas que estes possuem para tal.

Para melhor acompanhamento dos movimentos destes organismos, adicionar uma gota de clara de ovo na l?mina, antes de colocar a lam?nula.

Ao final da atividade, pe?a para a semana seguinte um relat?rio contendo introdu??o, os procedimentos da aula, protozo?rios encontrados (com desenho), seus sistemas de locomo??o e classifica??o (ciliados, ameb?ides, flagelados ou esporozo?rios), de acordo com as caracter?sticas observadas.
Atividade retirada de http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/cultura-protozoarios.htm
O v?deo recomendado abaixo mostra como fazer a coleta destes organismos, e m?todos para visualizar os protozo?rios. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5257
DICA ? professor, acesse previamente o v?deo e baixe-o para um pen-drive.
 

data/img-4

Para reflex?o do Professor:
Protista ou Protoctista?
Este reino ? assunto de discuss?es taxon?micas, por agrupar seres vivos de origens evolutivas distintas. J? foi chamado de Protoctista, incluiu grupos e depois separou outros. Sabendo que h? pesquisadores propondo mudan?as no n?mero de reinos que agrupam os seres vivos, faz-se necess?rio o professor tomar conhecimento destas propostas. Uma delas ? a divis?o dos seres vivos em seis reinos, modificando o crit?rio de agrupamento principalmente dos Monera (bact?rias) e dos Protistas. 
 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Exemplos de organismos ciliados e flagelados Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

A seguir, indicamos s?tios para o professor ler e conhecer mais sobre classifica??o.

Sistemas de Classifica??o - http://lgm.esalq.usp.br/LEF321/classificacao.pdf 
Classifica??o dos seres vivos - http://www.simbiotica.org/reinos.htm 

Only six kingdoms of life - http://www.cladocera.de/protozoa/cavalier-smith_2004_prs.pdf 

Avaliação

A avalia??o se dar? por meio da produ??o e participa??o dos alunos em sala de aula.