Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
O professor deverá levar cartolinas e revistas para recortes.
O professor deverá dividir a turma em quatro grupos, solicite que os alunos escrevam o caminho do lixo, de acordo com seus próprios habitos. Após isso, peça para que os alunos proponham algum tipo de solução para o destino do lixo. Em seguida leve os alunos para o laboratório de informática.
O professor deverá informar aos alunos que a classificação do lixo é utilizada para que seja possível determinar uma melhor tecnologia de tratamento ou destinação final do lixo. Em seguida, peça para que os alunos vejam a simulação abaixo:
Lixo? Nem pensar!: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14738/lixo_em_vias_publicas.swf
Obs.: a simulação oferece dois finais diferentes, peça para que os alunos vejam os dois.
Após a simulação, pergunte aos alunos qual dos lixos (chiclete, papel e uma maçã podre) pode ser classificado como lixo úmido, ou seja, lixo um pouco molhado:
Provavelmente os alunos responderão que a maçã e o chiclete podem ser classificados com lixo úmido. Em seguida pergunte aos alunos qual a classificação do papel, já que a maçã e o chiclete foram classificados como lixo úmido? Caso os alunos não respondam, informe aos alunos que o papel pode ser classificado como lixo seco. Explique aos alunos que essa classificação do lixo é levando em consideração a natureza física do lixo.
Em seguida, peça para que os alunos pesquisem nos principais sites de busca da internet, informações sobre outras formas de classificar o lixo. Os alunos encontrarão algumas classificações do lixo levando em consideração os seguintes critérios: natureza física, origem em relação aos seres vivos e origem em relação à atividade humana.
Após isso, divida a turma em três grupos, e peça para que cada grupo pesquise as características de um dos critérios de classificação do lixo. O professor poderá utilizar as informações da figura abaixo para complementar a pesquisa dos alunos:
Após a pesquisa distribua as revistas e os jornais para recorte e peça para que cada grupo encontre figuras de materiais que se enquadrem na classificação pesquisada. Peça para que cada grupo faça um cartaz com as figuras que encontraram. Esse cartaz deverá ser apresentado para os outros alunos da turma. Após a apresentação cole os cartazes no quadro ou na parede, de modo que todos os alunos possam vê-los. Pergunte aos alunos qual a classificação que os restos de alimento recebem. Os alunos responderão que os restos de alimentos podem ser classificados como sendo lixo orgânico, lixo úmido e lixo domiciliar.
Em seguida, informe aos alunos que uma grande quantidade do lixo produzido pode ser reciclado ou reaproveitado, e para facilitar esse processo foram criados alguns símbolos para identificar se o material pode ou não ser reciclado:
E para facilitar ainda mais foram atribuídas cores para cada tipo de material reciclado:
Em seguida, peça para que os alunos pesquisem na internet sobre algumas sugestões já existentes sobre o destino do lixo e anotem para voltar a pesquisar em casa. De posse dessa pesquisa os alunos deverão propor uma solução INÉDITA para o destino do lixo, escolhendo para isso uma das classificações: orgânico, papéis, vidro, lata. Os trabalhos deverão ser apresentados num blog e estes divulgados para outras turmas a fim de que seja eleita a melhor proposta. A melhor proposta deverá ser apresentada para a escola.
Para finalizar a aula peça para que os alunos respondam as questões propostas abaixo.
1 – Qual a importância de se classificar o lixo?
2 – Como podemos classificar os restos de alimentos produzidos nas residências?
3 – Veja a simulação abaixo e relacione o tempo de decomposição de cada material que pode ser encontrado no lixo:
Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10812/quantotempoviveumlixo.swf
Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo
Como atividade complementar os alunos poderão navegar no site do projeto Sistema de Informações Aplicado ao Sistema de Gestão Ambiental (SISGA) http://campeche.inf.furb.br/sisga/
Esse site contém vários jogos e simulações sobre educação ambiental.
Além desse site, para continuar o debate sobre o problema do lixo o professor poderá reproduzir o documentário: Ilha das Flores presente no site http://www.portacurtas.com.br/busca.asp#. O professor deverá se cadastrar no site, o cadastro é rápido e fácil, e em seguida deverá buscar o documentário pelo nome.
Link direto: http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=647&Exib=1
Nome | Tipo |
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Lixo? Nem pensar! | Animação/simulação |
Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo | Animação/simulação |