Portal do Professor

Início do Conteúdo

Geografia e Imprensa - Onde ficam os lugares que aparecem nas notícias?

Autor e Co-autor(es)

Nilton Goulart de Sousa imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar os processos que atestam a produção do espaço local; • Identificar, nas noticias analisadas, os processos globais que concretizam-se nos espaços locais; • Constatar que os processos que produzem o espaço mundial, materializam-se em escalas menores, nos lugares;

Duração das atividades

• 2 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento básico sobre língua portuguesa e cartografia

Estratégias e recursos da aula

O espaço geográfico é aquele que as sociedades humanas ocupam, usam e transformam, interagindo-se homem e natureza. O conhecimento desse espaço é fundamental para se compreender assuntos importantes como a questão ambiental ou a desigual distribuição da riqueza na superfície da Terra. Nesse contexto, a análise de notícias constitui-se uma excelente oportunidade para compreensão do processo de produção do espaço geográfico. Os recursos pedagógicos para alcançar esse objetivos serão leituras das notícias e trabalho em dupla.

A fontes de pesquisa das notícias poderão ser: revistas, jornais, internet

Primeira Aula - A Pesquisa
 

Atenção: Caso sua escola não disponha de laboratório de informática, solicite aos alunos que tragam revistas e jornais da semana, tesoura cartolina e cola.
 

Divida a sala em duplas e solicite aos alunos a pesquisa de um texto jornalístico que pode ser encontrado em revistas ou na internet. As notícias serão escolhidas pelos alunos ou selecionadas à critério do docente. Para análise da notícia proponha os seguintes questionamentos, que deverão estar escritos no quadro:
 

• O quê trata a notícia?
• Quem está envolvido?
• Como ocorreu o fato retratado na notícia?
• Onde ocorreu o fato?
• Por quê ocorreu?
• Quando ocorreu?
 

Solicite que as duplas elaborem um resumo da notícia contemplando as questões acima especificadas.
Atenção: essa atividade deverá ser realizada no curso dessa aula e, se necessário, concluída em casa, para posterior apresentação, na aula seguinte.

Segunda Aula – elaboração de painel e apresentação dos trabalhos
 

Professor retome as duplas da aula anterior para a apresentação dos trabalhos elaborados pelos alunos. Lembre-se que a geografia se propõe a analisar o processo de organização espacial de uma dada sociedade ou território. Assim, sugere-se a realização de uma análise geográfica que supere a mera localização, descrevendo os processos relacionados às notícias no sentido local-global, englobando formas, funções, estruturas e processos, ou seja, todas as dinâmicas e interações, posicionamentos e jogos de interesses envolvidos. Para isso conduza as discussões decorrentes das apresentações para a identificação:
 

• dos processos globais que afetam o território em questãoo;
• do(s) centro(s) econômico(s) vinculado(s) ao fato?;
• do papel desse lugar na economia mundo?;
• do jogo de forças ou interesses es tão relacionados a essas notícias?
• dos possíveis desdobramentos das mesmas?
 

Oriente as apresentações no sentido de que, ao final, os alunos percebam que os processos são globais. Que o lugar, qualquer que seja, concretiza, materializa as mesmas praticas. Proponha um fórum para essa discussão, como os disponíveis pelo Yahoo. Eis o link:
br.groups.yahoo.com/
 

Avaliação

As atividades de avaliação serão feitas no decorrer do processo por meio das seguintes atividades: • Participação qualificada nos debates. • Participação no fórum • Apresentação de painéis pelos alunos • Produção de texto que explique a noticia lida na perspectiva apontada;