Mary Grace Martins (coordena??o)
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Conhecer o conceito ?bullying? e suas conseq??ncias no dia a dia escolar; Fazer levantamento do perfil da escola em rela??o ao ?bullying?; Criar mecanismos na escola para combate ao ?bullying?; Debater sobre a diversidade e o direito de express?o.
Levantar sobre o que os alunos conhecem sobre o termo ?bullying? .
Orienta??es did?ticas
O clima do ambiente escolar auxilia o desenvolvimento das atividades, em contrapartida, uma escola em que o respeito ? diversidade est? amea?ado, h? casos de viol?ncia desde f?sica at? verbal entre os alunos cabe uma medida que envolva a comunidade escolar num debate mais amplo das conseq??ncias destas atitudes na vida dos alunos. E na busca de alternativas que preservem a diversidade, a solidariedade e o respeito as idiossincrasias dos alunos.
A proposta parte de uma anima??o e sugere uma campanha pelo respeito aos colegas. H? v?rias sugest?es de como a Internet pode disponibilizar materiais que norteiem a discuss?o na escola. Bom Trabalho!
Conceito: Bullying ? uma viol?ncia continuada, f?sica ou mental, praticada por um indiv?duo ou grupo, diretamente contra um outro indiv?duo que n?o ? capaz de se defender por si s?, na situa??o atual.
Seq??ncia Did?tica
Assista ao filme Lal? , a menina dos cabelos cor-de cenoura dispon?vel no Portal do Professor.
Lal?: a menina dos cabelos cor de cenoura
Ap?s a exibi??o do filme, abra um debate com as seguintes perguntas orientadoras:
Qual ? o tema central do filme?
O que tornava Lal? diferente?
Como ela se sentia?
A interven??o da professora foi positiva, por qu??
Voc? j? ouviu falar em ?Bullying??
Atividade de pesquisa:
Pe?a para os alunos pesquisarem o termo na Internet, atrav?s de um buscador, como por exemplo: www.google.com.br . Cada aluno dever? elaborar um texto de opini?o sobre o tema.
Pe?a que os alunos troquem os textos entre si, para socializar a atividade de pesquisa.
Estimule o debate sobre os diferentes pontos de vista.
?
Em Seguida assista a reportagem sobre Bullying dispon?vel no Youtube.
http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=mGbmqdGeokM
Estabele?a um paralelo com uma reportagem atual sobre o Massacre em uma escola alem? sobre um adolescente de 17 anos que assassina 15 pessoas e depois se mata a seguir.
Tim Kretschmer e a arma que usou.
Abra espa?o para os alunos se posicionarem sobre o fato em quest?o.
Apresente aos alunos uma apresenta??o em PowerPoint sobre o tema, que est? dispon?vel no site http://www.observatoriodainfancia.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=19
O site ainda apresenta uma s?rie de materiais que podem auxiliar tanto professor como aluno informarem-se sobre o tema.
Convide os alunos a iniciarem uma campanha Pr?-respeito entre os estudantes.
Eles podem pedir que cada aluno da escola responda um question?rio para identificar o n?vel de bullying na unidade.
Oriente aos alunos para explicarem o que ? Bullying em cada classe e o objetivo da campanha, e que n?o necessidade de identifica??o do colega.
Pe?a para os alunos tabularem as respostas de toda escola em planilha Excel e o recurso de gr?ficos para compartilhar as informa??es com a escola.
H? uma cartilha para o professor sobre Bulling que pode auxiliar no processo de tomada de decis?o mediante os resultados da escola.
E a escola pode aderir ao Programa de Redu??o do Comportamento Agressivo entre estudantes no site http://www.bullying.com.br/ h? o passo a passo para a escola aderir a essa campanha.
Os alunos podem convidar palestrantes para conversar com pais e respons?veis.
E criarem um f?rum de debate com os representantes de classe sobre os encaminhamentos necess?rios durante o ano.
Divida a classe em grupos e responsabilize cada um deles pela a continuidade da campanha, por exemplo:
Grupo1- respons?vel por um painel sobre o tema;
Grupo 2- Coordenar o f?rum de representantes de alunos;
Grupo3- Coordenar o debate entre a comunidade;
Grupo 4- Fazer se??es de cinema sobre o tema e convidar um professor para mediar o debate.
Grupo 5- Aplicar ocasionalmente o question?rio e tabular os dados para identificar se a campanha est? dando resultados.
?
Nome | Tipo |
---|---|
Lal?: a menina dos cabelos cor de cenoura | Anima??o/simula??o |
http://www.childsafetyaustralia.com.au/children/bullying/bullying.htm Este site est? em Ingl?s, mas vale uma parceria com o professor de Ingl?s, pois ele explica de forma bem did?tica o bullying.
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/seja-bem-vindo-423403.shtml